CAPES envia Consulta sobre Acordos Transformativos e Acesso Aberto

A CAPES apresentou à comunidade acadêmica um questionário consultivo, que deve subsidiar a formulação da política de acesso aberto da Fundação. O documento foi encaminhado aos coordenadores de programas e pró-reitores de pós-graduação, dirigentes de agências de fomento, das universidades e dos institutos de pesquisa. O preenchimento, que não leva mais de 10 minutos, deve ser feito até 2 de maio.

A participação, tanto nas respostas ao questionário quanto na difusão do ofício, é fundamental para auxiliar a CAPES a aprimorar sua política de acesso e disseminação da informação científica, de modo a facilitar o Acesso Aberto. O conceito é usado para classificar a produção científica aberta, um movimento mundial feito para liberar o acesso às pesquisas, auxiliar o trabalho dos próprios cientistas e aproximar a sociedade das realizações acadêmico-científicas.

Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, expressa no documento que “é primordial obter perspectivas de diversos atores da comunidade acadêmico-científica para a celebração de acordos transformativos com editoras internacionais”. Assim, esta etapa é essencial para aprimorar o Portal de Periódicos da CAPES. Este é o maior acervo científico digital do mundo, com mais de 40 mil publicações em texto completo, em todas as áreas do conhecimento.

O questionário vai subsidiar o Workshop relativo a acesso aberto e acordos transformativos na CAPES, previsto para maio deste ano. O objetivo do evento é dar continuidade ao assunto e aprofundar as discussões com a comunidade acadêmica. Um dos pontos abordados será o pagamento de Article Processing Charges (APC) no âmbito dos contratos do Portal de Periódicos.

A CAPES e os acordos transformativos
Em novembro de 2022, durante a 5ª edição do Seminário do Portal de Periódicos, a Fundação apresentou algumas questões relativas aos chamados acordos transformativos. Além da assinatura de periódicos científicos, a CAPES pretende fechar parcerias que ofereçam à comunidade acadêmica brasileira a publicação de artigos em acesso aberto.

A CAPES também lidera no Brasil, em colaboração com outras entidades vinculadas à ciência e à pesquisa, um movimento para que os pesquisadores possam fazer suas publicações a preços compatíveis com a realidade socioeconômica do País.

Sobre a taxa de processamento de artigos
A taxa de processamento de artigos é um valor cobrado pela revisão, edição e publicação do artigo nas revistas de acesso aberto ou híbridas. Ele pode ser pago pelo autor, sua instituição ou seu financiador de pesquisa.

Com informações: CGCOM/CAPES

Link: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/index.php/informativos/96-/3954-pesquisa-vai-ajudar-a-melhorar-politica-sobre-acesso-aberto.html