Compartilhar dados é a base da Ciência Aberta: mas isso nem todos querem ou sabem fazer…

Nos últimos anos, pesquisadores noruegueses têm publicado cada vez mais suas pesquisas em periódicos de acesso aberto. Alguns vão um passo além e compartilham seus dados.

“Dado que estou escrevendo minha  de doutorado sobre acesso aberto, seria estranho se eu decidisse fazer qualquer outra coisa”, diz Wenaas, apoiado por seu colega Gulbrandsen.

No entanto, os dois foram ainda mais longe. Eles analisaram cerca de 180 documentos. A partir deles, eles recuperaram uma grande série de resumos e informações que forneceram o material no qual basearam suas pesquisas. Eles escolheram publicar isso ao mesmo tempo que o estudo.

Requisitos mais rígidos do Conselho de Pesquisa da Noruega

A publicação do conjunto de dados por trás de um estudo foi a primeira vez para Gulbrandsen, que tem uma longa carreira de pesquisa atrás dele. “A coisa mais comum a fazer é escrever uma longa seção de método e usar isso como base para o leitor confiar em você. Acho que ir um passo além é legal”, diz ele.

O Conselho de Pesquisa seguiu a tendência global de acesso aberto e deu um empurrãozinho aos pesquisadores noruegueses: a publicação aberta, de uma forma ou de outra, é um pré-requisito para o financiamento de projetos, a menos que os pesquisadores tenham boas razões para não fazê-lo. Em 2017, o Conselho de Pesquisa também decidiu que os pesquisadores que receberam apoio deles devem considerar a elaboração de um plano de gerenciamento de dados. Isso deve, entre outras coisas, mostrar se os dados serão compartilhados e, em caso afirmativo, COMO.

Permitindo verificabilidade

Na Noruega, a proporção de pesquisas publicadas abertamente aumentou consideravelmente nos últimos dez anos. Embora menos de 40% dos artigos de pesquisa noruegueses tenham sido publicados abertamente em 2013, em 2021 essa proporção aumentou para cerca de 75% , de acordo com o barômetro OA do  Sikt. Compartilhar dados não é tão comum.

Pesquisa aberta na prática: sólida, reprodutível e aberta

Quando se trata de pesquisa aberta na prática, é principalmente o acesso aberto a publicações (acesso aberto) e dados abertos que estiveram no centro. Outros elementos da pesquisa aberta, como código-fonte aberto, revisão por pares aberta e recursos de aprendizagem abertos, estão começando a ganhar mais foco. Isso contribui para que o conhecimento e os resultados da pesquisa sejam disponibilizados para mais pessoas, mas também para que o processo de pesquisa e a própria metodologia se tornem mais transparentes e possam ser cada vez mais testados e testados [2].

Uma vez que o bom gerenciamento de dados de pesquisa é um pré-requisito tanto para dados abertos quanto para verificabilidade geral, a pesquisa aberta na prática também significa boas rotinas e procedimentos para manipulação de dados. Boas práticas de tratamento de dados, incluindo segurança e privacidade da informação, tornam-se assim um elemento importante na introdução da pesquisa aberta.

Nesse contexto, é importante ressaltar que a abertura em pesquisa não é um absoluto “ou – ou”, mas pode ser feita de forma parcial, gradual e em diferentes momentos e de diferentes maneiras. O princípio da pesquisa aberta deve ser sempre ” tão aberto quanto possível, tão fechado quanto necessário “. Considerações ligadas à privacidade, ética em pesquisa ou avaliações legais irão, por exemplo, estabelecer diretrizes sobre o que pode e o que não pode ser compartilhado abertamente. A pesquisa aberta deve sempre envolver pesquisa sólida e ética e, além disso, visar ser o mais transparente, verificável e abertamente acessível possível.

Exemplos de pesquisa aberta na prática:

• Norsk ordbok é um dicionário científico de acesso aberto que fornece uma apresentação exaustiva do vocabulário nos dialetos noruegueses e na linguagem escrita Nynorsk. Todo o material básico no qual os artigos do dicionário se baseiam é digitalizado e pesquisável.
  • eLife : Uma revista de acesso aberto que também possui diretrizes claras para disponibilizar dados, usa software de código aberto para publicação e tem revisão por pares aberta que é publicada junto com os artigos. A eLife também começou a testar os chamados ” Artigos de pesquisa executáveis “, com dados, códigos, análises e figuras interativas disponíveis para exploração e download.
  • Malária de Código Aberto : Projeto de pesquisa que desenvolve remédios contra a malária. Quem quiser pode participar da colaboração e contribuir com insumos para ajustar o projeto, e tudo é compartilhado ao longo do caminho, incluindo ideias, protocolos, diários de laboratório, dados, resultados, etc., e nada deve ser patenteado.
  • Allen Brain Map : O Allen Institute for Brain Science é um instituto de pesquisa que visa entender como o cérebro funciona e que disponibiliza dados, recursos digitais e ferramentas de forma aberta.

== REFERÊNCIAS ==

[1] PILENBERG, Silje. When research data is shared freely. PHYS ORG, Dec. 21, 2022.Disponível em: https://phys.org/news/2022-12-freely.html Acesso em: Dec. 27, 2022

[2] OPEN SCIENCE. Kva er open forsking? jUN. 2022. Disponível em: https://www.openscience.no/apen-forskning/kva-er-open-forsking Acesso em 27 dez. 2022