Quebrando barreiras: repensando suposições sobre pesquisa e impacto

Recentemente, a equipe do Altmetric publicou matéria a respeito das suposições de impacto das publicações e pesquisas científicas. Aqui reproduzimos a matéria intitulada Breaking Down Barriers – Rethinking assumptions on research and impact [1] em tradução livre. Confira a seguir as principais ideias e conclusões.

“Novas pesquisas de uma equipe de cientistas da Northwestern University nos EUA e da empresa de tecnologia Microsoft publicaram recentemente um artigo na Nature Human Behavior que busca entender a relação entre o investimento público em ciência e o uso público variado da ciência para ver se há algum alinhamento entre financiamento e utilidade.

Um dos pressupostos que sustentavam a necessidade de tais avaliações era que havia uma desconexão. Uma desconexão entre acadêmicos em suas proverbiais torres de marfim e o ‘mundo real’ que pode se beneficiar do esforço científico. Falar de uma ‘lacuna’ ou ‘abismo’ entre os dois lados era comum; as tentativas de superar a aparente divisão eram inúmeras e fadadas ao fracasso.

No mínimo, muitas pessoas assumiriam que havia pouco ou nenhum alinhamento, dados os preconceitos de torres de marfim e dinheiro de impostos desperdiçado em pesquisas irrelevantes.

O que possibilitou a resposta a essa pergunta controversa agora é a disponibilidade de enormes bancos de dados de informações e a capacidade de fazer referências cruzadas a eles. No total, cinco grandes conjuntos de dados foram utilizados pelos autores, dois deles fornecidos pela Microsoft e dois pela Digital Science no formato Altmetric e Dimensions . O primeiro fornece o fulcro à medida que a Altmetric rastreia uma série de fontes on-line que fazem referência a conteúdo acadêmico, agrupando essas informações de uma maneira que permite relatórios sobre a atenção on-line. A ideia do artigo é que, se pudermos ver em que pesquisa os financiadores foram investidos e mapeá-la para a pesquisa com a qual a sociedade se engajou, veremos se há algum alinhamento entre o financiamento público e o uso público.

E a resposta é um enfático “sim”.

Ao final de seus resultados, os autores afirmam:

“ Embora cada campo de pesquisa difira substancialmente em seu papel relativo e contribuição na ciência e além, a combinação de seus impactos além da ciência prevê poderosamente o financiamento, sugerindo que, em última análise, o que o público usa, o que os cientistas usam e o que é financiado são notavelmente consistentes. ” – Yin et al, 2022

Depois de analisar todas as principais áreas temáticas em ciências, ciências sociais e humanidades, os fatores diferiam em termos do público que exibiam com o governo, notícias e pessoas em geral. No entanto, a ciência de alto impacto tende a ser mais consumida pelo público, e o financiamento científico para um campo de pesquisa ou disciplina parece estar intimamente alinhado com a totalidade de sua utilidade pública.

Fonte: Fig. 2 Uso público e uso científico. “O público tende a consumir ciência excepcionalmente de alto impacto de todos os campos e em todos os três domínios públicos, indicando alinhamento entre uso público e uso científico.” Uso público e financiamento público do jornal científico Springer Nature.

As implicações desta pesquisa são claras: para pesquisadores, administradores, organizações governamentais e financiadores, os dados mostram que o uso público da pesquisa se encaixa onde o financiamento foi colocado, o que, por sua vez, prova aos financiadores que houve retorno sobre seu investimento original. Para aqueles nas áreas acadêmicas ou de financiamento, o estudo realmente destaca onde a Altmetric se destaca, identificando métricas de atenção online que demonstram um envolvimento real do público.

O artigo é a realização do Santo Graal para seus autores e muitos outros ao mostrar como o financiamento público e o uso público da pesquisa estão alinhados. O Santo Graal para financiadores e instituições acadêmicas sempre foi algo semelhante, e com a Altmetric este estudo mostra que essas aspirações agora são possíveis.

O nome Altmetric é, obviamente, uma “palavra-valise” que combina os termos separados ‘alternativa’ e ‘métrica’. O nome da marca – e o campo mais amplo de estudo da altmetria – foram em parte concebidos como uma nova maneira de entender a influência que a pesquisa tem fora dos limites estreitos da contagem de citações, que dominou a conversa sobre a medição dos resultados da pesquisa por décadas. Com a altmetria, a tecnologia agora dá visibilidade ao que a pesquisa está ganhando força no mundo em geral.

Referência

​​Yin , Y., Dong, Y., Wang, K. et al. Public use and public funding of scienceNat Hum Comportamento (2022). https://doi.org/10.1038/s41562-022-01397-5