Ranking Scimago 2022: quanto evoluímos enquanto universidade de pesquisa?

O SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web.

Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer classificação personalizada a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Adicionalmente, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores.

No Ranking 2022, 4.364 instituições foram classificadas no mundo inteiro. As instituições podem ser agrupadas por setores (Universidades, Saúde, Governo,… ).

Para fins comparativos, o valor do indicador composto foi definido em uma escala de 0 a 100. No entanto, os gráficos de linha e os gráficos de barra sempre representam classificações (menor é melhor, portanto os valores mais altos são os piores).

Evolução das posições no ranking das universidades

Essa visualização permite analisar a evolução do ranking das 50 melhores universidades e instituições de pesquisa, tanto no mundo quanto por setor, região e país (2009-2022). Na imagem a seguir, observamos a evolução no ranking da Universidade de São Paulo. Identifica-se que a partir de 2018 a USP teve uma evolução vertiginosa, passando do Rank 49 em 2018 para o Rank 23 em 2022. Para melhor visualização, clique sobre a imagem ou acesse o website: https://www.scimagoir.com/rankevolution.php

Padronização do SCImago: Para alcançar o maior nível de precisão para os diferentes indicadores, foi realizado um extenso processo manual de desambiguação dos nomes das instituições. O desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação para análise bibliométrica destinada a caracterizar as instituições de pesquisa envolve uma enorme tarefa de processamento de dados relacionados à identificação e desambiguação das instituições por meio da filiação institucional dos documentos incluídos no Scopus. O objetivo do SCImago, a este respeito, é duplo:

  1. Definição e identificação única de instituições: A elaboração de uma lista de instituições de pesquisa onde cada instituição é corretamente identificada e definida. Problemas típicos nesta tarefa incluem fusão ou segregação de instituições e mudanças de denominação.
  2. Atribuição de publicações e citações a cada instituição. Levamos em consideração a afiliação institucional de cada autor no campo ‘afiliação’ da base de dados. Desenvolvemos um sistema misto (manual e automático) para atribuição de filiações a uma ou mais instituições, conforme o caso. Assim como a identificação de vários documentos com o mesmo DOI e/ou título.

O rigor na identificação das filiações institucionais é um dos valores fundamentais do processo de normalização garantido, em qualquer caso, os mais elevados níveis de desambiguação possíveis.

As instituições marcadas com um asterisco consistem em um grupo de sub-instituições, identificadas por com o nome abreviado da instituição-mãe. As instituições-mãe apresentam os resultados de todas as suas sub-instituições.

O Melhor Quartil é obtido pela instituição em seu país comparando os quartis com base no indicador geral, fator de pesquisa, fator de inovação e fator social.

Para efeito do ranking, o cálculo é gerado anualmente a partir dos resultados obtidos em um período de cinco anos encerrado dois anos antes da edição do ranking. Por exemplo, se o ano de publicação selecionado for 2021, os resultados utilizados são os do período de cinco anos 2015-2019. A única exceção é o caso dos indicadores web que foram calculados apenas para o último ano. O critério de inclusão é que as instituições tenham publicado pelo menos 100 trabalhos incluídos na base de dados SCOPUS durante o último ano do período selecionado. As fontes de informação utilizadas para os indicadores de visibilidade na web são Google e Ahrefs. O banco de dados Unpaywall é usado para identificar documentos de acesso aberto. Altmetrics de métricas PlumX e Mendeley são usadas para Fator Social.

== RANKING SOCIAL ==

A imagem a seguir apresenta a classificação social das universidades. A Universidade de São Paulo encontra-se em 20º lugar no ranking do fator social e, no cômputo global, encontra-se em 36º lugar e Quartil 1. Esse fator baseia-se em indicadores como (a) tamanho do website, (b) links de entrada e (c) menções nas redes sociais (Altmetrics PlumX e Mendeley).Fonte: https://www.scimagoir.com/rankings.php

== RANKING DE INOVAÇÃO ==

Na imagem a seguir apresenta-se a classificação das universidades na classificação referente à inovação. A fonte de informação utilizada para os indicadores de inovação é a base de dados PATSTAT, que contém dados bibliográficos relacionados a mais de 100 milhões de documentos de patentes dos principais países industrializados e em desenvolvimento. Nesse aspecto do Scimago Institution Ranking (SIR), a Universidade de São Paulo ainda necessita melhorar sua classificação. Esse fator baseia-se em indicadores como (a) pensamento inovador, (b) patentes e (c) impacto tecnológico. Fonte: https://www.scimagoir.com/rankings.php

== RANKING DE PESQUISA==

O objetivo do Scimago Institution Ranking (SIR) é fornecer uma ferramenta métrica útil para instituições, formuladores de políticas e gerentes de pesquisa para análise, avaliação e melhoria de suas atividades, produtos e resultados. Quanto ao ranking de pesquisa, observa-se que a Universidade de São Paulo encontra-se em uma posição favorável. Esse fator baseia-se em um conjunto de indicadores como (a) acesso aberto, (b) talentos científicos, (c) colaboração internacional, (d) publicações de alta excelência, (e) excelência, (f) revistas próprias, (g) publicações em revistas não editadas pela instituição, (h) liderança científica, (i) publicações, (j) excelência com liderança e (k) impacto normalizado. A imagem a seguir apresenta a classificação da Universidade de São Paulo quanto ao ranking de pesquisa em 2022.

Especial destaque deve ser dado a dois indicadores: acesso aberto e revistas próprias. Estes indicadores são, além da padronização de filiação, importantes fatores aos quais a Universidade de São Paulo tem aliados como a promoção do acesso aberto, um conjunto de revistas editado pela própria USP (como, por exemplos, as revistas que compõem o Portal de Revistas USP), além do hiperconectado website e menções nas redes sociais e no gerenciador Mendeley. Fonte: https://www.scimagoir.com/rankings.php

 

Cada fator tem um peso no Ranking Geral das Universidades:

  • Ranking Social – 20%
  • Ranking de Pesquisa – 50%
  • Ranking de Inovação – 30%

Nesse sentido, no conjunto, a Universidade de São Paulo encontra-se em boa classificação, como se apresenta na imagem a seguir. Fonte: https://www.scimagoir.com/rankings.php

 

Confira a metodologia completa e suas definições no link: https://www.scimagoir.com/methodology.php

== MATÉRIA RELACIONADA ==

SCIMAGO INSTITUTIONS RANKING. Dec. 2022. Disponível em: https://www.scimagoir.com/