RDA e Oracle for Research: acelerando a descoberta de dados de pesquisa

A Research Data Alliance (RDA) e a Oracle for Research  anunciaram uma colaboração especial para a comunidade global de dados de pesquisa.

Este contrato histórico, assinado em janeiro de 2023, será executado por 12 meses e apoiará a missão da RDA de construir pontes sociais e técnicas para permitir o compartilhamento aberto e a reutilização de dados de pesquisa. Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento de soluções voltadas para a comunidade em todas as tecnologias, disciplinas e países. Facilitar e promover a pesquisa aberta e a ciência aberta são objetivos comuns das duas organizações.

O envolvimento do setor privado é uma prioridade estratégica para a RDA, e o suporte da Oracle for Research facilitará as atividades que ocorrem nos grupos de trabalho da RDA. Esses grupos dirigidos por voluntários concentram-se no desenvolvimento de padrões de dados e estratégias para publicação de dados, ao mesmo tempo em que abordam os desafios de acesso e compartilhamento. Os resultados de suas atividades são então disponibilizados ao público.

Hilary Hanahoe, secretária-geral da RDA, afirmou: “Esta é uma excelente oportunidade para a comunidade RDA global. Graças ao Oracle for Research, podemos oferecer facilidades para garantir que nosso trabalho comunitário voluntário seja coordenado por um membro da equipe RDA independente e dedicado, garantindo a entrega oportuna e eficiente de atividades e resultados.”

A Oracle vê esta parceria inovadora com a RDA como uma oportunidade de apoiar a comunidade de pesquisa com a capacitação de princípios e práticas de dados FAIR (Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis ​​e Repetíveis). Essa colaboração permitirá que a Oracle seja um líder de pensamento que contribui para a padronização de dados liderada pela comunidade e no suporte à otimização de recursos de pesquisa. Juntos, RDA e Oracle ajudarão a construir uma comunidade de pesquisa para compartilhar descobertas em tempo real para o benefício de futuros pesquisadores, co-criação, avanço de dados e desenvolvimento de tecnologia influenciada por pesquisadores.

“A RDA é uma organização com valores e objetivos compartilhados, e essa colaboração nos permite continuar a apoiar a pesquisa global e criar comunidades mais abertas, acessíveis e vibrantes para impulsionar a descoberta baseada em dados científicos”, disse Alison Derbenwick Miller, chefe global e VP, Oracle para Pesquisa.

Com a RDA comemorando seu aniversário de 10 anos, esta colaboração com a Oracle for Research reforça seu compromisso com o compartilhamento aberto e a reutilização de dados entre pesquisadores e inovadores para enfrentar os grandes desafios da sociedade.

Informações de contato

Hilary Hanahoe, Secretária Geral, Research Data Alliance | hilary.hanahoe@rda-foundation.org

Julia Allyn, diretora sênior da Oracle | julia.allyn@oracle.com

Sobre RDA

Estabelecido em 2013, o RDA é uma organização global, baseada em consenso e orientada para a comunidade de mais de 13.000 indivíduos, 75 membros organizacionais e mais de 35 redes regionais de 148 países, cuja missão é fornecer uma plataforma para impulsionar a inovação em torno do compartilhamento de dados e interoperabilidade . O RDA permite que os dados sejam compartilhados e reutilizados além das fronteiras geográficas, tecnológicas e disciplinares, por meio de resultados desenvolvidos por grupos e especialistas voluntários de todo o mundo e extraídos da academia, do setor privado e do governo. A comunidade global de RDA produziu mais de 200 resultados e recomendações emblemáticas, disponíveis abertamente para adoção e implementação. Para mais informações, visite rd-alliance.org

Sobre a Oracle para Pesquisa

O Oracle for Research oferece produtos, capacidades e recursos criados especificamente para pesquisa, para simplificar o processo de pesquisa e acelerar a descoberta das necessidades mais urgentes da humanidade. Por meio de nossas abordagens de pesquisa centradas em parceiros, tornamos os paradigmas de computação mais poderosos e fáceis de usar, os dados fáceis e acessíveis e os recursos da comunidade inestimáveis ​​e acionáveis. Ajudamos pesquisadores em ambientes acadêmicos, comerciais, sem fins lucrativos e federais, em todas as disciplinas de pesquisa, a explorar novas maneiras de alcançar resultados inovadores para tornar o mundo um lugar melhor.

== REFERÊNCIA ==

RESEARCH DATA ALLIANCE. The RDA and Oracle for Research: Collaboration to accelerate data-driven discovery. RDA Blog, Feb. 2023. Disponível em: https://www.rd-alliance.org/rda-and-oracle-research-collaboration-accelerate-data-driven-discovery-0 Acesso em: 27 fev. 2023.