Sou um Membro, e agora? Integrações com ORCID

Link: https://www.usp.br/orcid

A Universidade de São Paulo retomou sua afiliação à ORCID este ano (2023) e, dessa forma, uma série de integrações são possíveis e benéficas para toda a comunidade da USP.

No ano passado, a equipe da ORCID lançou uma nova série de webinars—“Sou um membro, e agora?!”—para ajudar as novas organizações membros a aproveitar ao máximo suas afiliações e acelerar o desenvolvimento da integração e a adoção do ORCID em suas organizações. Esta postagem no blog contém algumas das informações que compartilhamos no terceiro webinar da série.

Um ORCID iD verde com três linhas ao redor do círculo conectando-se a diferentes círculos coloridos. Este gráfico simples deve representar uma API ORCID.

O que exatamente é uma integração ORCID?

O ORCID oferece duas APIs (Application Programming Interfaces) que permitem que as organizações conectem – ou integrem – seus sistemas institucionais com o ORCID Registry, que inclui a leitura e a gravação nos registros ORCID. Algumas funções da API, como coletar IDs autenticados e ler dados publicamente disponíveis no registro ORCID, estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa por meio da API pública; além disso, outros, como gravar dados no registro ORCID e ler dados disponíveis apenas para partes confiáveis, estão disponíveis apenas para organizações membros do ORCID por meio da API de membro. As integrações requerem autenticação, o que significa que os usuários devem fazer login com seu ORCID iD e autorizar a ação. Ao fazer isso, a correspondência correta entre os usuários e seus IDs é garantida, garantindo que os usuários mantenham o controle de seus registros.

Um ícone ORCID iD verde com um detalhe de fita ao redor do círculo e uma caixa cinza à direita que diz Certified Service Provider. Este gráfico é usado para identificar apenas os provedores de serviços que são certificados pelo ORCID.

As integrações ORCID podem ser estabelecidas de várias maneiras diferentes. A maneira mais simples é por meio de provedores de serviços acadêmicos (SPs). Esta é a abordagem que recomendamos que as organizações explorem primeiro, pois muitas delas já possuem um sistema instalado que oferece suporte integrado ao ORCID nas plataformas atuais de informações de pesquisa (CRIS/RIM), financiamento, repositório e publicação. Dependendo do nível de associação ORCID da organização – e dependendo da funcionalidade fornecida por cada fornecedor exclusivo – esses sistemas podem permitir que eles coletem iDs ORCID autenticados ou leiam dados de registros ORCID, gravem dados em registros ORCID ou sincronizem dados entre seus sistemas e ORCID registros no registro do ORCID. Alguns desses sistemas podem ter sido certificados por nós como seguindo nossas práticas recomendadas para uma experiência ideal do usuário final (chamamos isso de Prestadores de Serviços Certificados ). Existem vários outros sistemas de fornecedores acadêmicos que oferecem suporte ao ORCID, mas ainda não foram certificados.

Como alternativa, o ORCID pode auxiliar no desenvolvimento de uma integração personalizada, que é uma integração projetada e desenvolvida por uma instituição para atender às suas necessidades exclusivas para uma variedade de fluxos de trabalho diferentes . Por fim, os consorciados têm acesso ao Gerenciador de Afiliação , que permite às instituições atualizar os dados de afiliação no cadastro de seus pesquisadores sem a necessidade de fazer uma integração, entre outros benefícios.

As organizações membros do ORCID – tanto consórcios quanto diretos – podem usar suas chaves de API para criar até cinco integrações, dependendo do nível de associação. Nossa associação básica permite uma chave de API de membro e a associação premium permite até cinco chaves de API de membro que podem ser usadas para criar integrações.) As credenciais usadas para integrações de SP e Affiliation Manager estão incluídas em uma ou cinco chaves que fornecemos e adicionais aqueles disponíveis por uma taxa.

Com uma integração habilitada, o registro ORCID pode efetivamente servir como um “centro de informações”, permitindo que os pesquisadores se conectem de forma confiável às suas contribuições de pesquisa, bem como compartilhem informações de seu registro ORCID enquanto interagem com os sistemas institucionais. Ao usar o ORCID em seus sistemas, as organizações podem identificar exclusivamente os pesquisadores e colaboradores com quem trabalham. À medida que mais pesquisadores usam o ORCID, seu trabalho se torna mais detectável no ecossistema de pesquisa maior.

As organizações membros também podem desempenhar um papel importante na construção de uma infraestrutura de pesquisa confiável, estabelecendo conexões entre pesquisadores e suas atividades. Ao primeiro pedir permissão aos pesquisadores, as organizações que detêm informações sobre empregos, publicações, concessões e prêmios ou outros metadados podem atualizar os registros com informações. Isso cria um nível adicional de confiança ao atestar os pesquisadores que têm afiliações em todo o mundo.

Na USP, a adesão ao nº ORCID associado ao nº USP tem tido uma evolução positiva, conforme demonstra o Gráfico a seguir de março de 2023.

Uma ilustração gráfica colorida de um homem com um botão ORCID iD está em primeiro plano em uma multidão de pessoas em preto e branco.

Melhores práticas e etapas para uma integração bem-sucedida

Para garantir que uma organização construa a melhor integração possível para administradores, pesquisadores e a comunidade de pesquisa em geral, recomendamos algumas práticas recomendadas , com mais detalhes sobre cada uma delas encontradas em nosso site.

  • Personalize a experiência do usuário
  • Forneça um fluxo de trabalho para os usuários se eles negarem a permissão do sistema
  • Forneça uma opção para os usuários removerem seus ORCID iD e dados de seu sistema
  • Atualize os itens adicionados quando forem necessárias correções usando o código exclusivo do item
  • Exibir o logotipo do membro ORCID
  • Use o token de acesso para verificar as permissões existentes

Opções para integração com ORCID

Atualmente o ORCID hospeda mais de 4.500 integrações ativas! Além disso, quase 70% dos dados em nosso registro foram adicionados por integrações de membros, portanto, dizer que as integrações são uma parte importante do que fazemos é um eufemismo.

Uma das maiores chaves para novas organizações membros tirarem o máximo proveito de sua associação é identificar onde o ORCID se encaixa em seus sistemas e fluxos de trabalho existentes. A lista a seguir é simplesmente um exemplo de alguns dos fluxos de trabalho que nossos membros melhoraram ao se conectarem ao registro ORCID.

  • Processo de login/OAuth
  • Configurações da conta/perfil do usuário
  • revisão do corpo docente
  • Envio de Tese/Dissertação
  • Inscrição na conferência
  • Submissão de revisão de periódico/artigo
  • Envios de repositório de dados
  • aplicativo de uso de recursos
  • Solicitações de financiamento

Para recapitular, nossas organizações membros obtêm uma chave de API de membro (membros básicos) ou até cinco chaves de API de membro (membros premium) que podem ser usadas para criar integrações. Organizações que são membros através de um de nossos consórcios (premium por padrão) podem usar uma dessas chaves para usar o Affiliation Manager que é fornecido com sua associação.

As novas organizações membros devem verificar se já possuem um sistema institucional instalado que se integre ao ORCID. Nesse caso, isso pode economizar tempo e evitar a necessidade de criar uma integração personalizada. No entanto, se uma integração personalizada for necessária, a equipe ORCID tem recursos para ajudar!

Basta entrar em contato com membership@orcid.org para obter mais informações.

Caso você tenha perdido o último Sou um membro, e agora?! sessão , você ainda pode acessar a gravação do webinar e nossos recursos de divulgação que desenvolvemos especificamente para novas organizações membros. Além disso, sinta-se à vontade para acessar nossas sessões anteriores desta série e entrar em contato com support@orcid.org se tiver alguma dúvida!

Casos de uso em todo o ecossistema de pesquisa

Nosso blog contém vários casos de uso para demonstrar como as organizações membros estão encontrando valor na integração com o registro ORCID. Veja abaixo alguns destaques. Convidamos você a navegar pelos casos de uso documentados e também a compartilhar novos casos conosco!

4Science melhora os recursos do DSpace para repositórios institucionais O software de repositório de código aberto DSpace foi projetado para atender às necessidades de organizações acadêmicas, sem fins lucrativos e comerciais que constroem repositórios digitais abertos, como os repositórios institucionais em bibliotecas universitárias (IRs). No DSpace v 7.3, lançado em agosto de 2022, a integração permite uma autenticação ORCID e sincronização com um perfil de usuário do DSpace.

Um caso de uso para marcadores de confiança em registros ORCID: simplificando o processo de credenciamento  A PhysioNet demonstra como eles utilizam os marcadores de confiança encontrados em registros ORCID para simplificar a qualificação de candidatos que buscam acesso a dados confidenciais.

Okinawa Institute of Science & Technology e o valor do ORCID Affiliation Manager Logo após ingressar no ORCID Japan Consortium, a OIST Graduate University Library utilizou o Affiliation Manager para escrever dados oficiais de afiliação aos registros ORCID dos pesquisadores, bem como aumentar o envolvimento com o ORCID em OIST

Implementando seu plugin ORCID para OJS/OPS? A ajuda está aqui O plug-in ORCID para OJS/OPS ajuda a garantir que os autores recebam crédito por seus trabalhos publicados em periódicos OJS. O plug-in pode ser ativado usando a API pública ORCID ou a API de membros.

A integração S cite permite que os pesquisadores revisem suas citações Um serviço chamado scite permite que os pesquisadores usem seu ORCID iD para se inscrever e ver como seus artigos foram citados e, especificamente, se foram apoiados ou contestados por meio de “citações inteligentes”. As citações inteligentes vão além das citações escritas tradicionais, mostrando o contexto do artigo citante e uma classificação de aprendizado profundo que indica se o artigo fornece evidências de apoio ou contestação.

AUTORES

  • Paloma Marín-Arraiza

    Como parte do Engagement Team, Paloma gerencia o grupo de consórcios e oferece suporte aos consórcios ORCID em todo o mundo, com foco especial na Europa e no Brasil para desenvolver integrações e fluxos de trabalho novos e existentes e promover a adoção do ORCID.

  • Nabil Ksibi

    Nabil é responsável por promover a adoção da comunidade ORCID entre os membros diretos globais. Como parte de suas responsabilidades, Nabil oferece suporte aos membros do ORCID enquanto eles se envolvem com o ORCID para integrar diferentes fluxos de trabalho e se beneficiar da interoperabilidade da API do ORCID.