Universidade de São Paulo (USP) adota Dimensions Analytics de análise bibliométrica

O desenvolvimento científico global e a competitividade entre as universidades exigem estratégias de gestão cada vez mais complexas, com foco na produção científica sustentável e aumento da colaboração internacional. Estudo realizado com o uso da Plataforma Dimensions revelou que em 2020, foram realizadas 168.546 publicações científicas sobre covid-19. O Brasil, com 4.029 publicações, é responsável por 2,39% da produção mundial, sendo o 11o país que mais publicou. Com 729 publicações, a USP responde por 18,5% da produção brasileira, e é a 16a instituição que mais publicou sobre covid-19 no mundo (Fonte: Jornal da USP: https://jornal.usp.br/ciencias/usp-esta-entre-as-20-instituicoes-que-mais-publicam-sobre-covid-no-mundo/ A partir desse estudo,

USP está entre as 20 instituições que mais publicam sobre covid no mundo

Levantamento sobre publicações científicas relacionadas com a covid em todo o mundo mostra a USP na 16ª posição

O Dimensions foi projetado exclusivamente para apoiar diferentes grupos dentro de uma organização de pesquisa, de administradores de pesquisa a estudantes e equipe de pesquisa, ajudando a garantir que as organizações estejam bem posicionadas, nacional ou internacionalmente, para atrair os recursos necessários e fornecer aos pesquisadores as ferramentas, dados , e os recursos que eles precisam para ter sucesso.

“O sucesso de uma universidade como a Universidade de São Paulo depende de oferecer uma educação de primeira classe, mas também depende de reter pesquisadores de ponta, obter o financiamento necessário, além de garantir uma estrutura adequada para obter resultados de pesquisa impactantes, revelando sua desempenho acadêmico e científico real para seu país e para o mundo. Esperamos usar os dados do Dimensions para apoiar esses objetivos.” — Dra. Elisabeth Adriana Dudziak, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, Universidade de São Paulo

“Estamos orgulhosos em fornecer acesso aos dados do Dimensions Analytics e Dimensions para a Universidade de São Paulo. Estamos ansiosos para trabalhar com esta instituição líder e apoiar seus esforços para monitorar, avaliar e analisar o cenário de pesquisa para apoiar seus objetivos estratégicos. — Christian Herzog, CEO Dimensões

Sobre o Dimensions Analytics

O Dimensions é um sistema de pesquisa-conhecimento moderno, inovador e vinculado que reimagina a descoberta e o acesso à pesquisa. Baseada em DOI – Digital Object Identifier (DOI), o Dimensions reúne subsídios, publicações, citações, métricas alternativas, ensaios clínicos, patentes e conjuntos de dados para fornecer uma plataforma que permite às instituições de pesquisa encontrar e acessar as informações mais relevantes com mais rapidez, analisar os resultados acadêmicos e mais amplos da pesquisa e coletar insights para informar estratégia futura.

Acesse e experimente realizar seus levantamentos analíticos: https://app.dimensions.ai/discover/publication O acesso é realizado mediante computador IP autorizado USP ou acesso remoto VPN.

Sobre a Universidade de São Paulo

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (Português: Universidade de São Paulo, USP) é uma universidade pública do estado de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a instituição de ensino mais prestigiada do país, e possui uma grande reputação entre as universidades do mundo, sendo classificada em 100 mundialmente em reputação pelo Times Higher Education World University Rankings. A USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.

Resumo: A Universidade de São Paulo, a maior e líder universidade acadêmica de pesquisa na América Latina e no Caribe, está lançando o acesso de toda a universidade ao Dimensions Analytics.
Ano de Publicação: 2022
Tipo de material: Comunicado de imprensa
Linguagem Inglês
Data de emissão: 28 de fevereiro de 2022