Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, desde 2017 a Universidade de São Paulo disponibiliza aos docentes, alunos e demais membros da USP o serviço de prevenção de plágio por meio da Plataforma Turnitin. Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP.
O Turnitin é uma ferramenta utilizada na USP para detecção de similaridade de texto em trabalhos acadêmicos e científicos, auxiliando na prevenção de plágio. A ferramenta compara os trabalhos submetidos com uma vasta base de dados nacional e internacional que inclui artigos de revistas de editoras internacionais por assinatura ou que estão publicados em acesso aberto, além de conteúdos disponíveis em repositórios, websites e outras fontes da Internet.
A USP oferece acesso à plataforma Turnitin para docentes orientadores credenciados em programas de pós-graduação, e também para alunos através de Estações de Autochecagem nas Bibliotecas.
O acesso à plataforma por docentes da pós-graduação e graduação da USP é feito mediante cadastro e login realizados previamente. Para mais informações, envie e-mail para integridade.academica@abcd.usp.br .
Com Turnitin é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente / instrutor, interpretar os motivos e eventuais excessos de similaridades.
O programa gera um relatório que aponta o porcentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.
Como funciona o Turnitin na USP:
Docentes:
Docentes dos programas de pós-graduação da USP são registrados previamente para uso da ferramenta e têm acesso à plataforma Turnitin para verificar a originalidade de seus próprios textos e dos trabalhos de seus alunos. Docentes orientadores de programas de pós-graduação devem entrar em contato com a ABCD USP ou com a biblioteca de sua unidade para obter acesso à plataforma ou tirar dúvidas sobre seu uso. Confira o Tutorial para Uso do Turnitin para Professores da USP
Alunos:
Pós-graduação: Alunos de pós-graduação devem solicitar ao orientador o acesso à plataforma ou procurar a biblioteca de sua unidade para informações sobre as Estações de Autochecagem. Nas bibliotecas da USP, existem Estações de Autochecagem Turnitin onde alunos podem submeter seus trabalhos para análise e obter o relatório de similaridade.
Graduação: Alunos de graduação podem ser matriculados por docentes que possuem acesso ao Turnitin. Alunos de graduação podem também procurar a biblioteca de sua unidade para se inscrever nas Estações de Autochecagem e obter informações sobre o uso da ferramenta.
Relatório de Similaridade:
O Turnitin gera um relatório que destaca trechos do texto que apresentam similaridade com outras fontes, indicando o percentual de similaridade e as fontes correspondentes.
Prevenção do plágio:
A ferramenta auxilia na identificação de casos de plágio, tanto intencionais quanto acidentais, contribuindo para a garantia da integridade acadêmica.
Melhoria da escrita acadêmica:
O relatório de similaridade pode ser utilizado para identificar áreas que precisam de revisão e melhoria na escrita, como citações e referências.
Conscientização:
O uso do Turnitin contribui para a conscientização sobre a importância da originalidade e da ética na produção acadêmica.
A USP utiliza o Turnitin como uma ferramenta pedagógica para auxiliar na formação de seus alunos, promovendo a integridade acadêmica e a qualidade da produção científica.
Saiba mais sobre o funcionamento da ferramenta Turnitin
Turnitin utiliza um sistema de pontuações de similaridade codificadas por cores e porcentagens para indicar o grau de correspondência de texto entre um artigo enviado e outras fontes. Essas pontuações não são medidas definitivas de plágio, mas destacam possíveis áreas de similaridade para revisão posterior.
Análise dos números e cores:
0% – 24%: Indicado por um ícone azul ou verde, o que significa que pouco ou nenhum texto correspondente foi encontrado.
25% – 49%: Indicado por um ícone amarelo, sugerindo uma quantidade moderada de texto correspondente.
50% – 74%: Indicado por um ícone laranja, indicando uma quantidade substancial de texto correspondente.
75% – 100%: Indicado por um ícone vermelho, significando um alto grau de correspondência de texto.
O Turnitin também possui um vasto banco de dados para comparação, incluindo bilhões de páginas da web, trabalhos acadêmicos e artigos acadêmicos. O sistema não se limita apenas à detecção de plágio, mas também inclui recursos como detecção de escrita por Inteligência Artificial.
O recurso de detecção de escrita por IA analisa artigos quanto à probabilidade de conteúdo gerado por IA. A detecção por IA está disponível para análise de textos em inglês e espanhol. O recurso ainda não está disponível para textos em português.
O banco de dados do Turnitin é atualizado continuamente com novos conteúdos, incluindo artigos, páginas da web e artigos acadêmicos. Saiba mais consultando os Guias do Turnitin em português: https://guides.turnitin.com/hc/pt-br
Similarity Check (iThenticate): é uma ferramenta científica destinada a editores de Revistas credenciadas no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP para possibilitar a análise de similaridade de textos de artigos publicados na Internet que possuem um identificador digital DOI. O acesso ao iThenticate deve ser solicitado à equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e é franqueado às revistas hospedadas no Portal de Revistas USP.
== Informações adicionais ==
Dúvidas, comentários e sugestões sobre a iniciativa podem ser enviadas ao e-mail integridade.academica@abcd.usp.br.
