O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
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23/10 – 9h00 | Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação
Neste ano em que a USP completa 90 anos, as bibliotecas exerceram e continuam a exercer papel preponderante no apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
É um momento oportuno não só para celebrarmos mas pensarmos estratégias e ações para continuarmos surpreendendo a comunidade com novos serviços e produtos.
Identificar caminhos de renovação e ressignificação que contemplem temas relevantes para as bibliotecas na atualidade é muito importante: o papel e a aplicação da inteligência artificial, o atendimento às necessidades de acolhimento, inclusão, respeito à diversidade das pessoas, a importância da resiliência e da percepção pública, assim como a comunicação e o acesso à informação que se baseia em uma atuação cidadã e na ciência aberta são alguns dos pontos relevantes para bibliotecas e as comunidades que elas atendem.
Nesse contexto, os profissionais de bibliotecas podem moldar seu futuro e construir conexões fortes com especialistas e com a comunidade, buscando estabelecer caminhos mais claros em relação ao enfrentamento de desafios e oportunidades que surgem para avançar em seus objetivos.
Com a temática “Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação“, será realizada de 21 a 25 de outubro de 2024, a XXVII Semana do Livro e da Biblioteca na USP e a Semana Internacional do Acesso Aberto, com atividades em vários locais do campus da USP em São Paulo e também nos campi do interior.
Nesse contexto, convidamos as equipes das Bibliotecas para participarem do evento principal que será realizado no dia 23 de outubro de 2024 abordando essa mesma temática, conforme detalhes a seguir:
Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação
Data: 23/10/2024
Horário: 9h00 – 16h30
Local: Sala do Conselho Universitário da USP
Rua da Reitoria, 374
05508-220 – Cidade Universitária – São Paulo, SP
Inscrições: https://doity.com.br/semana-livro- biblioteca-23out2024 Para enriquecer a troca de ideias e propostas, durante nosso evento teremos a “Dinâmica sobre os Desafios e Oportunidades: o que pensam as equipes das Bibliotecas da USP“. Dessa forma, convidamos a equipe a contribuir respondendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/
9Tq5nCJM7KBnb6TR9 até o dia 18 de outubro p.f. Informamos que o evento será presencial e dirigido às equipes das Bibliotecas USP/ABCD.
== PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR ==
09h15 – 09h30 | Boas Vindas – Adriana Ferrari ( Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP )
09h30 – 09h45 | Abertura – Paulo Martins ( Presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP e Docente na FFLCH/USP )
09h45 – 10h00 | Saudações da Clarivate – Monica Silveira ( Gerente de Contas – Academia e Governo da Clarivate )
10h00 – 10h30 | Bibliotecas e o tempo das incertezas – Jorge Moisés Kroll Prado ( Presidente da FEBAB e Docente da FFCLRP/USP )
10h30 – 10h45 | Debates
10h45 – 11h15 | Juventude e os desafios do futuro – Daniel Abs ( Docente do IP/USP )
11h15 – 11h30 | Debates
11h30 – 12h00 | Inclusão – Mila Guedes ( Coordenadora do Curso Liderança e Empoderamento Feminino para mulheres com deficiência no Brasil )
12h00 – 12h15 | Debates
12h15 – 13h30 | Intervalo para o almoço
13h30 – 14h00 | Apresentação do Coral da USP
14h00 – 14h30 | Afetividade, acolhimento e solidariedade – Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César ( Pesquisadora colaboradora do IEA/USP )
14h30 – 15h45 | Debates
14h45 – 15h15 | O futuro das Bibliotecas com IA: Reflexões críticas e caminhos de implementação – Santiago Villegas Ceballos ( Colômbia ) – participação virtual
15h15 – 15h30 | Debates
15h30 – 16h30 | Dinâmica sobre os Desafios e Oportunidades: o que pensam as equipes das Bibliotecas da USP
16h30 – 16h40 | Encerramento
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== PALESTRANTES ==
Paulo Martins é Presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP desde 2020. Professor Doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Pesquisador, crítico literário e classicista brasileiro. Bacharel em Letras Clássicas (Grego e Latim) pela Universidade de São Paulo em 1991, Mestre e Doutor em Letras Clássicas e Livre-Docente em Literatura Latina pela mesma Universidade em 1996, 2003, 2013 respectivamente. oi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas/USP (2009 e 2011). Foi Visiting Professor e Fellow na Yale University (2013-2014). Foi Visiting Professor no King’s College London (KCL) /University of London (2012). Foi Diretor da FFLCH/USP (2020-2024). É pesquisador do Programa de Estudos em Representações da Antiguidade (PROAERA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Grupo de Pesquisa “Retórica e Doutrinas Artísticas” do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Coordena a linha de pesquisa do PROAERA em São Paulo: “Imagens da Antiguidade Clássica – IAC/USP”. Coordena o Laboratório de Tradução de Textos e Imagens (LATTIM/USP). É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e da Organización Iberoamericana de Retórica (OIR). É membro do Institute of Classical Studies of London (ICS) da School of Advanced Studies da London University (UK).
Adriana Cybele Ferrari é Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP e Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP. Vice-Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA. Bibliotecária, com Especialização pela PUC- Campinas em Sistemas de Informação, MBA em Gestão da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Diretora Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no período de 1996 a 2002, e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), no período de 2002 a 2007, ambos da USP. Como Assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou o projeto da Biblioteca de São Paulo, inaugurada em fevereiro de 2010 e da Biblioteca Parque Villa Lobos, inaugurada em dezembro de 2014, que são consideradas referências nacionais na promoção da leitura. Foi Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura e do Prêmio São Paulo de Literatura, ambos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018).
Monica Silveira trabalha na Clarivate há 10 anos, hoje é Gerente de Contas para academia e governo, apoiando a inovação em diversas instituições pelo Brasil. Monica é bacharel em Engenharia, possui MBA Global de Negócios, e atualmente cursa Gestão Comercial no Instituto Fundação de Administração (FIA).
Jorge Moisés Kroll Prado é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP USP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição. Presidente (2020-2023, 2023-2026) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e membro eleito da International Federation of Library Associations IFLA (Divisão da América Latina e Caribe de 2015 a 2023 e Seção Management of Library Associations desde 2020). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UDESC. É editor da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação desde 2017. Presidiu e preside o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD 2022 e CBBD 2024) e o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2023). Coordenou o Censo da Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira.
Daniel Abs é Psicólogo, pesquisador e professor. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP (IP/USP). Coordena o Grupo de Pesquisa em Contextos Digitais que pesquisa as implicações das tecnologias digitais no mundo do trabalho, nos processos de aprendizagem e na saúde mental da população, integrando, de forma interdisciplinar, áreas como administração, psicologia, educação e comunicação.
Mila Guedes é Mestranda no Programa de Pós-Graduação – Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atualmente, é Coordenadora Geral no curso de formação em Liderança e Empoderamento Feminino para mulheres com deficiência no Brasil, integrando o Programa TODAS in-Rede da Secretaria de Estado de SP dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Foi contemplada com uma bolsa de pesquisa na Universidade de Maryland, no condado de Baltimore, para realizar seus estudos nos Estados Unidos.
Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César é Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados da USP. Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas com Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Artista e integrante do GT Arte e Saúde Planetária IEA USP. Pós-Doutorado no Programa Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) em mobilização da sociedade civil na implementação de políticas públicas com ênfase em Advocacy. Pesquisa Atual: “Cidades Afetivas do local para o global: aplicação e elaboração de métricas para mensuração de indicadores de Cidades Afetivas na Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C).
Santiago Villegas-Ceballos é Engenheiro, Bibliotecário e Mestre em Inovação Social, fundador e diretor da empresa ‘@Medejean: Inteligência Cultural’. Co-criador e pioneiro do Design Thinking para bibliotecas, tem liderado a transformação digital em sistemas bibliotecários, integrando cultura digital e tecnologias emergentes para inovar no acesso e centrar a inovação no ser humano. Seu trabalho se destaca por promover uma alfabetização informacional crítica, aberta e inclusiva na era digital.
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Local do Evento
Sala do Conselho Universitário da USP
Rua da Reitoria, 374
05508-220 – Cidade Universitária – São Paulo, SPOrganização e promoção: Grupo de Trabalho da Semana do Livro e da Biblioteca – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD USP
Apoio: Clarivate
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16/10 – 14h | Webinar “Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo (Web of Science)”
Escolher a melhor revista científica para publicar seu artigo requer uma série de estratégias que podem incluir critérios como escopo, corpo editorial, periodicidade e alcance.
O periódico certo ajuda sua pesquisa a florescer. Ele coloca você na melhor posição para atingir um público relevante e engajado, e pode estender o impacto do seu artigo por meio de um processo de publicação de alta qualidade.
Encontrar o periódico certo é um ponto problemático específico para autores inexperientes e aqueles que publicam sobre tópicos interdisciplinares. O grande número de periódicos publicados hoje é um dos motivos para isso. O crescimento esmagador de periódicos deixou muitos pesquisadores lutando para encontrar o melhor lar para seus manuscritos, o que pode ser uma perspectiva assustadora após vários meses produzindo pesquisas. Enviar para o periódico errado pode prejudicar o impacto do seu manuscrito. Pode até resultar em uma série de rejeições, paralisando sua pesquisa e carreira.
Para encontrar o periódico certo para seu artigo de pesquisa, é importante considerar o que você precisa e deseja do processo de publicação.
O objetivo de muitos pesquisadores é encontrar um periódico de prestígio, revisado por pares, para publicar.
Dependendo de sua área de conhecimento, você pode querer evitar um periódico com foco multidisciplinar. E se você tiver resultados inovadores, pode querer prestar atenção em periódicos com um processo de revisão rápido e cronograma de publicação frequente. Além disso, você pode querer publicar seu artigo como acesso aberto para que seja acessível a todos — e sua instituição ou financiador também pode exigir isso.
Com tantos pontos a considerar, é uma boa prática ter um periódico em mente antes de começar a escrever.
Para além desses elementos básicos, indicadores e métricas podem ser adicionados para estabelecer o fator de impacto, meia-vida, índice de imediaticidade, etc.
Participe deste webinar para saber:
Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo (Web of Science)
Data: 16 de outubro de 2024
Horário: 14h – 16h
Inscrições: https://doity.com.br/como-escolher-a-melhor-clarivate-16out2024== PROGRAMAÇÃO ==
– Contexto geral da publicação científica na atualidade
– Ranking internacional de revistas científicas: Journal Citation Report (JCR) e seus indicadores
– Fator de Impacto: o que é e para que serve
– Outras métricas de avaliação de revistas
– Como selecionar a melhor revista para seu artigo
– Exemplos e casos práticos das áreas de Biológicas, Exatas e HumanasInstrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
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15/10 – 11h | Webinar “Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas (Elsevier)”
Escolher a melhor revista para publicar seu artigo é uma arte mas exige estratégia.
Artigos revisados por pares são uma parte importante de da comunicação científica e fator de reconhecimento e impacto da pesquisa.
Espera-se que os pesquisadores escrevam artigos que comuniquem claramente seu tópico, incluindo o método e os resultados, e os submetam ao periódico certo.
O sucesso na publicação de pesquisas equivale a um perfil mais elevado e uma maior capacidade de atrair financiamento e colaboradores no futuro. Como pesquisador, você faz grandes avanços em relação à ciência. Suas conquistas podem salvar vidas e melhorar a maneira como vivemos.
Se você está pronto ou pronta para compartilhar seu conhecimento com o mundo, a primeira pergunta a se fazer é: ‘tenho uma história para contar?’
Em segundo lugar, pergunte a si mesmo: ‘existe um público para minhas descobertas de pesquisa?’
Quanto mais original e inovadora for sua pesquisa, mais pessoas ficarão interessadas. Considere se sua pesquisa é de interesse local, para uma audiência regional ou internacional. Identificar o seu público é fundamental na seleção da revista certa para enviar seu manuscrito. Neste Webinar você vai saber mais sobre como selecionar a melhor revista para publicar seu artigo.
Publicar em boas revistas é a chave!
Saiba como escolher a melhor revista para publicar seu artigo! Área de conhecimento que uma revista contempla, se há revisão por pares, integridade, indicador de impacto, top percentis são alguns dos critérios.
Participe deste Webinar:
Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas (Elsevier)
Data: 15 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_RWT61vUhTx-xeGOOHMoqNg== Programação ==
Conheça as melhores estratégias combinando as ferramentas Elsevier:
Journal Finder
Scopus
SciVal
Researcher AcademyMinistrante: Thais Vick
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com Elsevier Scopus
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14/10 – 11h | Webinar “Analise estrategicamente a sua linha de pesquisa com a solução SciVal”
O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.
Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos.
A plataforma analítica SciVal da Elsevier oferece acesso fácil e rápido a análises baseadas em publicações e citações de milhões de autores, de mais de 14.000 instituições de pesquisa de 230 países de todo o mundo.
A Universidade de São Paulo assina a Plataforma SciVal desde 2016. Dessa forma, o acesso é aberto a toda a comunidade da USP mediante IP de computador autorizado ou acesso remoto pelo VPN/USP e deve ser realizado pelo link: https://www.scival.com/, com registro preferencialmente igual ao login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus: http://www.scopus.com/
Participe deste Webinar para saber mais sobre a Solução SciVal:
Webinar “Analise estrategicamente a sua linha de pesquisa com a solução SciVal”
Data: 14 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_XGMq9XBPRqG6OsX6XiubIAMinistrante: Thais Vick (Elsevier)
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com Elsevier SciVal
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CAPES disponibiliza nova atualização da Plataforma Sucupira
A CAPES lançou no dia 3 de setembro de 2024, a nova interface da Plataforma Sucupira.
O objetivo é tornar o conteúdo mais acessível aos usuários e introduzir novos serviços no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). As novidades incluem atualizações de dados e a adição de novas seções no site.
Duas das alterações estão relacionadas ao Observatório da Pós-Graduação. A primeira refere-se à consolidação dos dados de 2023. Ao final de 2023, o número de pós-graduandos matriculados nos programas foi de 319.973, enquanto o número de titulados alcançou 91.463. Houve um aumento de 11% na quantidade de títulos concedidos em comparação com 2022, com 66.293 novos mestres e 25.170 doutores. A produção científica também apresentou crescimento, totalizando 1.085.440 registros, em comparação com 1.014.382 no ano anterior. A segunda alteração está relacionada à produção científica: o conteúdo do Catálogo de Teses e Dissertações foi incorporado ao Observatório.
Outro recurso importante é o “Memória da Avaliação”, um repositório que reúne documentos como Cadernos de Avaliação, Fichas de Avaliação de Programas, itens relacionados à Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) e outros documentos avulsos. O acesso ao repositório é público e permite filtros por ano, área, instituição de ensino superior e programa de pós-graduação. Além disso, a CAPES oferece um espaço instrutivo na Plataforma Sucupira. Na seção “Minuto Sucupira”, os usuários podem encontrar vídeos do curso de Coleta, organizados em três módulos, bem como vídeos mais curtos, de até um minuto, que respondem às dúvidas mais frequentes sobre o uso da Plataforma Sucupira.
Estão sendo desenvolvidos portais específicos para o público da pós-graduação, com serviços personalizados. Atualmente, o acesso aos serviços internos da Plataforma Sucupira é restrito a coordenadores de programa, pró-reitores, coordenadores de área, consultores e gestores da CAPES. Em breve, novos serviços estarão disponíveis para professores e pós-graduandos, com o objetivo de aumentar a transparência das informações pessoais e validar as participações na pós-graduação em diversas atividades.
O conteúdo está disponível de acordo com os princípios de acessibilidade digital. O site possui telas adaptáveis para diferentes dispositivos e apresenta alto contraste de cores para atender pessoas com baixa visão ou daltonismo. É compatível com leitores de tela e audiodescrição para usuários com deficiências visuais, oferece suporte a múltiplos idiomas e está preparado para utilizar recursos de tradução. Todos os recursos podem ser acessados exclusivamente com o teclado, atendendo às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida.
Vale ressaltar que a evolução da Plataforma Sucupira ocorre no contexto do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG). O objetivo do programa é integrar os sistemas acadêmicos e repositórios das instituições que compõem o SNPG com os sistemas da CAPES.
Até o momento, sete instituições aderiram à iniciativa: as Universidades de São Paulo (USP), Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), de Goiás (UFG), de Pelotas (UFPel), dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de São João del-Rei (UFSJ) e do Amazonas (UFAM).
A evolução da Plataforma Sucupira acontece no ano em que ela completa uma década de funcionamento. A Plataforma proporciona uma gestão integrada da pós-graduação, permitindo a execução dos processos de avaliação de entrada e permanência, além de disseminar informações para a comunidade. Gradualmente, novos serviços serão incorporados e os processos internos de gestão da CAPES e dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) serão reformulados. A Plataforma Sucupira foi nomeada em homenagem a Newton Sucupira, autor do parecer usado como base para a regulamentação da pós-graduação stricto sensu.
Confira o folder explicativo da Plataforma Sucupira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES) Link para a matéria original: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-disponibiliza-nova-atualizacao-da-plataforma-sucupira -
Agenda de Webinars para Apoio ao Pesquisador USP – 2º Semestre 2024
Agenda de Treinamentos ABCD-USP para estudantes, docentes e equipes de bibliotecas universitárias
Apresentamos aqui nossa agenda de treinamentos e apresentações online e/ou presenciais do 2º semestre de 2024. Os eventos são organizados e promovidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABDC-USP) em conjunto com os principais fornecedores de informação científica do mundo.
Os webinars têm como objetivo apresentar e aprofundar os conhecimentos sobre plataformas, soluções, produtos e serviços de informação científica e acadêmica.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, equipes de bibliotecas universitárias e demais interessados.
Todos os webinars são gratuitos e abertos. Solicitamos ampla divulgação.
== SETEMBRO ==
Plataforma de Análise Cientométrica Dimensions (Digital Science)
Data: 12 de setembro de 2024
Horário: 10h-12h
Gravação e slides: em breveDominando Compendex da Elsevier: desde o básico até o avançado
Data: 25 de setembro de 2024
Horário: 11h – 12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_noBIx7zhQmq4D5JQXXcH2A#/registrationInCites: sua plataforma de análise da produção científica
Data: 25 de setembro de 2024
Horário: 15h – 17h
Inscrições: https://doity.com.br/incites-25set2024Embase: pesquisa nas áreas Biomédica e de Saúde
Data: 26 de setembro de 2024
Horário: 10h-12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_BwHDUopQQZG-YKsD0UYUHg== OUTUBRO ==
Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável
Data: 07 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_e2_47DjjSfuaHoVWqtu2DQAnalise estrategicamente a sua linha de pesquisa com a solução SciVal
Data: 14 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_XGMq9XBPRqG6OsX6XiubIAOnde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas (Elsevier)
Data: 15 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_RWT61vUhTx-xeGOOHMoqNgComo escolher a melhor revista para publicar seu artigo (Web of Science)
Data: 16 de outubro de 2024
Horário: 14h – 16h
Inscrições: https://doity.com.br/como-escolher-a-melhor-clarivate-16out2024Web of Science: garanta aqui a qualidade da sua pesquisa
Data: 18 de outubro de 2024
Horário: 14h – 16h
Inscrições: https://doity.com.br/web-of-science-18out2024Treinamento Mendeley e ScienceDirect
Data: 22 de outubro de 2024
Horário: 10h-12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_5NHt08VnRae-wDUulp6XWAPlataforma Dimensions: análises complexas, rápidas e precisas ao seu alcance
Data: 24 de outubro de 2024
Horário: 14h30 – 16h30
Inscrições: tinyurl.com/USP-DimensionsComo escrever um artigo de qualidade? Dicas para autores
Data: 29 de outubro de 2024
Horário: 10h-12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_8SrCS8wnSxuBRHia8DUp0wOrganização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABDC-USP) em conjunto com os principais fornecedores de informação científica do mundo.
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Biblioteca Virtual Pearson está de volta na USP
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP acaba de viabilizar o acesso ao acervo da Biblioteca Virtual da Pearson.
A Biblioteca Pearson é uma plataforma de ebooks em português que abrange temas acadêmicos, científicos, livros texto e de leitura em geral de autores conceituados e atuais.
Desde 2005, a Biblioteca Virtual Pearson trabalha para oferecer uma experiência completa de leitura, com funcionalidades e diferenciais exclusivos. Hoje, já são mais de mais de 4 milhões de usuários, contamos com mais de 80 editoras parceiras e estamos presentes em mais de 950 instituições de Ensino Superior. a BV Pearson reúne mais de 15.000 e-books de diversas áreas de conhecimento em português.
A assinatura para a comunidade USP inclui o acesso aos textos completos em computadores, tablets e celulares. O acesso é multiusuário e ilimitado mediante login e senha específicos pelo link: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20
É possível acessar a Biblioteca Virtual por meio de computadores e dispositivos móveis (App para Android e iOS) Basta fazer o login. Ainda, permite integração direta e fácil com sistemas LMS, intranets e outros acervos, físicos ou virtuais, das instituições.
Além disso, a Biblioteca Virtual disponibiliza a opção de download de livros e permite a leitura off-line. Assim, facilita a vida dos estudantes, que podem acessar os conteúdos mesmo quando não há a conexão com a internet.
A Biblioteca Virtual atende aos requisitos legais do Ministério da Educação (MEC) como acervo virtual. Ou seja, pode compor bibliografias obrigatórias e complementares de todos os cursos. Nesse sentido, a Biblioteca Virtual é indicada para todas as instituições de Ensino Superior do país.Confira o Folder da BV Pearson: https://bvirtual.pearsonhed.com/hubfs/Files/Folhetos/E-folder-biblioteca-virtual-pearson-higher-education.pdf -
Streaming de livros digitais “Minha Biblioteca” está disponível na USP
Disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, com acervo multidisciplinar de mais de 16 editoras acadêmicas do país e 42 selos editoriais, a “Minha Biblioteca” é uma plataforma digital com um vasto acervo de livros técnicos e científicos em formato digital, publicados pelas principais editoras do país, em língua portuguesa.
O streaming de livros gera facilidade para compor planos pedagógicos de todas as áreas do conhecimento.
Um acervo digital reduz o custo com aquisição de livros físicos e gera economia de espaços físicos para armazenamento das obras. Todos os conteúdos ficam na mesma plataforma e podem ser acessados e consultados por celulares, tablets ou computadores.
O acervo digital da Minha Biblioteca atende às bibliografias de centenas de cursos. Dessa forma, o corpo docente e os profissionais de biblioteca podem recomendar os melhores títulos aos estudantes.
Como acessar o conteúdo da “Minha Biblioteca”
O acesso à coleção “Minha Biblioteca” deve ser realizado por meio do link: https://acesso.abcd.usp.br informando seu nº de identificação e senha única USP. Clique sobre a imagem a seguir para melhor visualização.
Catálogos por Área de Conhecimento
Há livros digitais divididos em 7 catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. O conteúdo da plataforma inclui também lançamentos e tendências que consideram as demandas de estudantes de graduação.
Editoras e Selos EditoriaisA Coleção da “Minha Biblioteca” abrange o conteúdo das seguintes editoras e selos editoriais: AC Farmacêutica, Amarilys, AMGH, Artes Médicas, ArtMed, Atlas, Autêntica Editora, Bookman, Cengage Learning Brasil, Cengage Learning Editores, Cortez, E.P.U., Editora Blucher, Editora Empreende, Editora Manole, Editora Saraiva, Editora Trevisan, Érica, Fazendo Acontecer, Forense, Forense Universitária, GEN, GEN Atlas, GEN Guanabara Koogan, GEN LTC, Grupo A, Grupo Almedina, Grupo Autêntica, Grupo GEN, Guanabara Koogan, Guanabara Koogan | Cultura Médica, IÁTRIA, LTC Editora, Método, Minha Editora, Penso, Roca, SAGAH, Santos, SER – SAGAH, Zahar, dentre outras.
Recursos da “Minha Biblioteca”
Pesquisa com IAA Inteligência Artificial já está na nossa plataforma. Um dos recursos com IA é a pesquisa inteligente, com busca por títulos, autores ou ISBN de forma mais rápida, eficaz e intuitiva.Leitura em Voz AltaFerramenta que promove a inclusão de pessoas com deficiência e uma opção para quem deseja ouvir o texto do livro digital enquanto realiza outras tarefas. Também é possível aumentar ou diminuir a velocidade da narração.Legibilidade e AcessibilidadeFontes tipográficas inclusivas, com opções acessíveis para pessoas com baixa visão ou com dislexia. Ajuste de tamanho do texto e da cor de fundo da tela.Interatividade e PersonalizaçãoAprendizagem interativa e personalizável dentro dos livros: emojis de reação, realces de texto, favoritos, cartões de estudo, anotações de leitura e marcadores de página.Facilidade de Integração para OrganizaçõesCadastro de usuários em lote por meio de importação de planilha; integração por meio de API com documentação disponível; integração por MARC21 (sistema internacional para bibliotecas digitais)..A Minha Biblioteca é uma empresa nacional, líder em tecnologia para educação acadêmica, médica e corporativa. Fundada em 2011, a Minha Biblioteca se consolidou como a melhor solução digital de e-books para mais de 800 instituições de ensino e pesquisa, sendo utilizada diariamente por 3 milhões de usuários para apoiar seus estudos e atividades profissionais. Por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais de saúde têm acesso rápido, fácil e simultâneo ao texto completo de mais de 3.000 títulos em português, a qualquer hora e lugar, através de um dispositivo conectado à internet.
Site: https://acesso.abcd.usp.br/
Editor/Agregador: Minha Biblioteca
Assinatura: USP (30/07/2024 a 29/07/2025)
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07/10 – 11h | Webinar Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável
Scopus – base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações. Apresenta uma visão abrangente de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema, tópico ou assunto, instituição ou autor, possibilitando a realização de pesquisa bibliográfica eficiente para basear desde a investigação básica, aplicada e até mesmo a inovação tecnológica. São 70 milhões de registros e 23 mil títulos.
Scopus é o maior banco de dados de resumos e citações de literatura revisada por pares – periódicos científicos, livros e anais de conferências. Oferecendo uma visão geral abrangente da produção mundial de pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes e humanidades, o Scopus apresenta ferramentas inteligentes para rastrear, analisar e visualizar pesquisas. De pesquisadores em busca de descobertas científicas a instituições acadêmicas e agências governamentais que avaliam pesquisas, o Scopus é o banco de dados de resumos e indexação de escolha. Em todo o mundo, o Scopus é usado por mais de 3.000 instituições acadêmicas, governamentais e corporativas. Disponível pelo Portal de Periódicos da Capes.
Participe do Webinar e saiba mais sobre a Base de Dados Scopus:
Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável
Data: 07 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_e2_47DjjSfuaHoVWqtu2DQMinistrante: Lilian Paiva
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) em parceria com a Elsevier.
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Acesso Aberto à Biblioteca Digital SENAC na USP vai até 20 de outubro. Aproveite essa oportunidade!
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP, em parceria com o SENAC, está oferecendo trial da Biblioteca Digital SENAC.
A comunidade acadêmica da USP tem acesso a todo conteúdo disponível na plataforma até 20 de outubro de 2024.
A plataforma foi desenvolvida pela Editora Senac São Paulo que, desde 1995, lança dezenas de novos títulos todos os anos, com obras vencedoras dos principais prêmios do meio literário, incluindo o Prêmio Jabuti e Gourmand Awards.
Com um vasto acervo em diversas áreas do conhecimento, a Biblioteca Digital SENAC oferece conteúdos de qualidade para enriquecer os estudos e apoiar o crescimento profissional.
Clique na imagem ao lado para conhecer as principais funcionalidades e recursos da Biblioteca Digital SENAC.
Alguns dos destaques da Biblioteca Digital Senac incluem:
• 10 áreas de conhecimento: Desde Ciências Humanas até Tecnologia da Informação, nossa biblioteca abrange uma ampla gama de áreas para atender às suas necessidades educacionais e de pesquisa.
• Experiência educacional completa: Além de oferecer acesso a materiais digitais, nosso acervo possibilita a criação de itinerários de formação personalizados.
• Suporte personalizado: Estamos aqui para ajudar nossos usuários a aproveitar ao máximo nossa biblioteca. Se aparecer alguma dúvida ou precisar de assistência, nossa equipe está pronta para ajudar.
Para que você possa experimentar pessoalmente os benefícios da Biblioteca Digital Senac, estamos oferecendo um trial de acesso gratuito:
Link de acesso durante o trial: https://bibliotecadigitalsenac.com.br/#/login
usuário: e-mail da biblioteca
Senha: #senac———————————————-Consulte a Lista de e-mails das bibliotecas da USP neste LinkConsulte também o Catálogo SENAC neste Link
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ENVIE SUA OPINIÃO sobre a Biblioteca Digital SENAC ao e-mail atendimento@abcd.usp.br indicando no campo Assunto da mensagem a seguinte frase: “A/C Aquisição – Biblioteca Digital SENAC”