Guia para gestão e divulgação de dados de pesquisa 2024

Com direção de publicação do Ministério Francês de Ensino Superior e Pesquisa, coordenação editorial da Universidade de Lille e apoio do Conselho científico: The Skills and Training College of The Committee for Open Science, acaba de ser publicado o e-book Open Science Research Data (Février 2024). Esta é uma tradução livre do texto.

Derivado do Passport for Open Science, um guia concebido para acompanhar os estudantes de doutoramento em todas as etapas da sua carreira de pesquisa, qualquer que seja a sua área disciplinar, o presente guia Open Science Research Data (Février 2024) fornece um conjunto de ferramentas e boas práticas que podem ser implementadas diretamente, bem como aborda os principais conceitos envolvidos na gestão e divulgação de dados de pesquisa.

Como parte da coleção Passaporte Francês para a Ciência Aberta, este guia cobre os principais conceitos envolvidos na gestão e divulgação de dados de pesquisa. Uma contribuição da organização Ouvrir la science.

Destina-se a pesquisadores como você, seja qual for a sua disciplina! À medida que você lê, você encontrará explicações sobre o que são os dados de pesquisa, as questões envolvidas em gerenciá-los com sabedoria e os benefícios de compartilhá-los, bem como a melhor forma de receber suporte para gerenciá-los e compartilhá-los.

Tudo que você precisa saber sobre dados de pesquisa: https://www.acessoaberto.usp.br/guia-para-gestao-e-divulgacao-de-dados-de-pesquisa-2024/