Impacto da inteligência artificial na produção científica é tema de seminários na USP

A intersecção entre inteligência artificial e a produção de conhecimento diante das condições tecnológicas atuais é o tema do Ciclo de Seminários IA e geração de conhecimento: questões epistemológicas, ontológicas e científicas.

O evento é promovido pelo Understanding Artificial Intelligence (UAI), grupo ligado ao Instituto de Estudos Avançados da (IEA) da USP, dedicado à pesquisa e à divulgação científica dos desenvolvimentos da inteligência artificial no Brasil e no mundo.

As palestras são gratuitas e acontecem presencialmente na Sala Alfredo Bosi do IEA, no campus da USP da capital; e o último seminário será on-line. Haverá transmissão pelo canal do YouTube do IEA. A programação completa está disponível neste link. Esta é uma reprodução da matéria original publicada no Jornal da USP [1].

O tema do próximo seminário é Valores e imaginários sociotécnicos no contexto do desenvolvimento da IA no Brasil, que será realizado no dia 3 de outubro, das 14h às 17h, ministrado pelo professor Kenzo Seito, com mediação de Enio Blay e Gabriela Schmidt.

Serão debatidos os elementos sociais – práticas, identidades, discursos, crenças, representações etc. – que estruturam a produção de conhecimento em inteligência artificial.

O seminário propõe discutir a construção dos entendimentos compartilhados (pela via do exercício do poder, da formação de coalizões, entre outros processos) enquanto um elemento chave para a compreensão dos futuros possíveis da IA, trazendo para o debate pesquisadores que têm contribuído com o tema por meio da análise de epistemologias e da interlocução com os desenvolvedores de IA no contexto brasileiro. As inscrições podem ser feitas neste link.

No dia 17 de outubro, das 9h às 12h, O computador como máquina epistemológica: o caso do xadrez computacional é assunto do professor Cláudio Alves de Amorim. O evento conta com debates conduzidos por Osvaldo Pessoa Jr. e Edélcio Gonçalves de Souza, mediados por Hugo Neri (Centro de Inteligência Artificial da USP-C4AI).

Desde a publicação do artigo seminal de Claude Shannon, Programming a computer for playing chess (1950), o xadrez computacional tem sido um campo fértil para exploração dos limites e possibilidades da computação eletrônica digital.

Ao longo das décadas, os avanços do hardware e do software tornaram as máquinas invencíveis frente a jogadores humanos. Concomitantemente, os computadores passaram a desempenhar, cada vez mais, o papel de máquinas epistemológicas – isto é, auxiliares na construção coletiva do conhecimento –, alterando radicalmente a condução do jogo entre enxadristas profissionais (e também amadores).

Para além de uma pragmática competitiva, a computação tem permitido construir conhecimento enxadrístico que a cognição humana, desassistida, presumivelmente não poderia construir. Contudo, sempre há mais a saber: nesse sentido, a computação desloca as fronteiras e horizontes epistemológicos do xadrez, mas não elimina o fascínio e os mistérios desse jogo milenar.

O último seminário, O impacto da IA na pesquisa em ciências naturais, ocorrerá no dia 27 de novembro, quinta-feira, das 15h às 16h30, em formato on-line. Ministrado pelo professor Guilherme Arantes (Instituto de Química da USP), com moderação de João Cortese, será analisado o panorama de aplicações de inteligência artificial (IA) em pesquisa e inovação (PD&I) nas ciências da vida no Brasil.

Áreas estratégicas abordadas incluem a descoberta de novos medicamentos para doenças endêmicas e de alta incidência e o aprimoramento de defensivos agrícolas para segurança alimentar. Tecnologias emergentes em IA serão avaliadas quanto à sua inserção em laboratórios e startups nacionais, em comparação com o ecossistema de IA nos Estados Unidos.

Também serão propostas medidas estruturantes e métricas quantitativas para avaliação de projetos, considerando impacto social e sustentabilidade no contexto brasileiro.

Ciclo de Seminários IA e geração de conhecimento: questões epistemológicas, ontológicas e científicas
Datas: 3 de outubro, das 14h às 17h; 17 de outubro, das 9h às 12h; e 27 de novembro, das 15h às 16h30
Local: Sala Alfredo Bosi do IEA/USP
Endereço: Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Transmissão pelo canal do YouTube do IEA
Evento gratuito e aberto ao público
Mais informações neste link 

Com informações do IEA-USP, editado por Claudia Costa

==Referência ==

[1] USP. Impacto da inteligência artificial na produção científica é tema de seminários na USP. Jornal da USP, 23 de setembro de 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=931748