Conduta ética e prevenção de plágio – Turnitin na USP

 

A conduta ética deve nortear todas as atividades acadêmicas e científicas. Os princípios éticos relativos à ciência e à pesquisa expressam-se primordialmente a partir de duas vertentes: a integridade em pesquisa e o respeito aos direitos autorais.

Integridade em pesquisa – Códigos de conduta ética em pesquisa:

Respeito aos Direitos Autorais – Prevenção de Plágio e respeito aos Direitos Autorais:

  • Plágio: onde está e porque acontece. Post que esclarece aspectos do plágio (fraude autoral) e contém link para o website PláGiO.net.
  • Entenda a Lei de Direitos Autorais. No Brasil, a Lei nº 9.610, de 1998 regula os direitos autorais, cuja gestão está a cargo da Diretoria de Direitos Intelectuais, do Ministério da Cultura (MinC).
  • Percepção da ocorrência de plágio– Pesquisa realizada entre setembro de 2012 e abril de 2013 junto aos alunos de pós-graduação da USP revelou como percebem e lidam com o plágio.
  • Licenças Creative Commons: saiba mais sobre isso. Post que esclarece detalhes sobre a abrangência e tipos de licenças da Creative Commons.
  • Retraction Watch. Acompanhamento de retratações em publicações.
  • Committee on Publication Ethics (COPE) Fórum para editores e publishers de revistas avaliadas por pares para discutir todos os aspectos da ética da publicação. Também aconselha editores sobre como lidar com casos de má conduta em pesquisa e publicação.
  • Consulte a equipe da Biblioteca para mais informações sobre as Estações de Autochecagem Turnitin. O estudante tem autonomia de verificar seus próprios trabalhos sem depender do Orientador/Supervisor. Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, em fevereiro de 2017 a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância da Plataforma Turnitin. Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalityCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio). O acesso à plataforma por docentes da pós-graduação e graduação da USP é feito mediante cadastro e login realizados previamente.
  • Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos os docentes orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP (PPGs USP) e destina-se também aos alunos de pós-graduação incluídos por docentes e orientadores. O programa gera um relatório que aponta o porcentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.
  • FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e  um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem. Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico para alunos de graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.
  • iThenticate: é uma ferramenta científica destinada a editores de Revistas do Portal da USP para análise de similaridade de documentos na Internet que possuem um identificador digital DOI. Essa ferramenta era gerenciada pela Turnitin, tendo como parceira a empresa Crossref, fornecedora do número de identificação DOI.

Para mais informações, confira o Tutorial para Uso do Turnitin ou envie e-mail para o e-mail integridade.academica@abcd.usp.br .

== Informações adicionais ==

JORNADAS de Treinamento Turnitin. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/noticias/jornada-treinamentos-plataforma-turnitin-usp/> Acesso em: 26 abril 2017.

NAOE, Aline. Pesquisadores da USP têm acesso a ferramentas antiplágio. Jornal da USP, São Paulo, 21 de março de 2017. Disponível em: <http://jornal.usp.br/universidade/pesquisadores-da-usp-tem-acesso-a-ferramentas-anti-plagio/> Acesso em: 25 abril 2017.

TURNITIN. Recursos de Treinamento. 2017.