Apoiando Comunicações de Pesquisa: um guia
Para comunicar a ciência é necessário publicar. O ato de publicar significa condensar todo o processo de pesquisa em um único documento, geralmente um artigo de pesquisa ou um livro. Este documento é enviado a uma editora, onde é avaliado por meio de revisão por pares. Se o documento – eventualmente – atender os padrões do editor ou periódico, é publicado online e, em grau decrescente, na versão impressa. Os dados de suporte, software, fluxos de trabalho e outros produtos de pesquisa também podem ser compartilhados. Entretanto, somente agora esses documentos estão surgindo como commodities distintas com valor agregado à publicação.
Aos poucos, o interesse coletivo tem levado a comunidade acadêmica e científica a modificar sua visão do fazer científico, que deve ser transparente, compartilhado e comunicado amplamente.
A coordenação é difícil e a melhor maneira de lidar com isso não é por meio de um conjunto de regras, mas trabalhando juntos de maneira mais eficaz. Esta é uma tradução livre do e-book intitulado Apoiando Comunicações de Pesquisa: um guia, do original em inglês Supporting Research Communications: a guide [1]
Essa obra oferece uma série de observações atuais: exemplos de esforços executados com sucesso que apoiam comunicações de pesquisa e descrições de anti-padrões que têm um efeito oposto. Em seguida, os autores investigam as questões centrais que afetam nossos esforços – financiamento, governança, recompensa e comunicação – e fornecem sugestões com base nos padrões e oportunidades incorporados a essas questões identificadas. Ao final, são apresentados dez valores compartilhados que mais exemplificam o que nos une, bem como como podemos trabalhar de forma mais eficaz como uma comunidade. O objetivo deste livro é reunir os apoiadores como uma comunidade.
== REFERENCIAS ==
[1] CHODACKI, John; CRUSE, Patricia; LIN, Jennifer; NEYLON, Cameron; PATTISON, Damian; STRASSER, Carly. Supporting Research Communications: a guide (Versão v1.1). Zenodo, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.5281/zenodo.3524663 Acesso em: 26 jun. 2021.