Declaração de Princípios sobre Engajamento Público das Agências de Financiamento de Pesquisa

O Global Research Council (GRC) é uma organização virtual, composta por chefes de agências de financiamento de ciência e engenharia de todo o mundo, dedicada a promover o compartilhamento de dados e melhores práticas para colaboração de alta qualidade entre agências de financiamento em todo o mundo.

O crescimento mundial do apoio público à pesquisa apresentou uma oportunidade para países grandes e pequenos trabalharem em conjunto além das fronteiras nacionais. A cooperação e a colaboração podem aumentar a qualidade da ciência, evitar duplicações desnecessárias, proporcionar economias de escala e abordar questões que só podem ser resolvidas trabalhando em conjunto. 

Esta é uma tradução livre da Declaração de Princípios sobre Engajamento Público das agências de financiamento de pesquisa, elaborada e endossada em 2020 pelo Global Research Council (GRC).

Preâmbulo

A humanidade é cada vez mais confrontada por uma escalada e interdependência social, econômica, política e desafios ecológicos em ritmo acelerado e em escala sem precedentes históricos. Embora a integração e digitalização expandem o acesso à informação dentro e entre os países, a sociedade deve sempre ser capaz de compreender a pesquisa científica, seus pressupostos e suposições, juntamente com suas escolhas metodológicas.

O engajamento público oferece a possibilidade de reduzir a distância entre ciência e sociedade, ao possibilitar a inclusão, facilitando a participação, ampliando a integridade da pesquisa, evitando ataques injustificados contra a ciência e apoiando investimentos públicos na área científica pesquisa.

Como parte da sociedade, as agências de financiamento são atores essenciais em seus respectivos ecossistemas de conhecimento e é esperado que realizem a mediação entre a sociedade, sua multiplicidade de públicos (incluindo as formações variadas da sociedade civil, a variedade de ramos, os setores de empresas privadas e públicas, e uma miríade de organizações acadêmicas e acadêmicas), e os vários domínios da ciência, definindo as prioridades de pesquisa, proteção de recursos e estabelecimento de agendas.

Considerações gerais:

1. O conhecimento proveniente de pesquisas com financiamento público pertence ao público.
2. O envolvimento público expande a educação e a capacitação em toda a sociedade, ao mesmo tempo que promove a inclusão e
pensamento crítico entre todos os participantes.
3. O envolvimento público amplia a participação significativa e melhora a confiança na perícia científica.
4. O engajamento público assume uma variedade de formas e práticas que incluem o envolvimento de uma diversa gama de públicos na partilha de conhecimentos, definição de prioridades de pesquisa, aconselhamento sobre alocações de recursos e determinação dos resultados, além dos impactos da ciência.
5. Embora todos os campos e domínios da ciência possam se beneficiar do engajamento público, ênfases práticas variam entre atividades de pesquisa mais fundamentais e mais aplicadas.
6. As agências de financiamento constituem um intermediário principal entre as ciências e os públicos no apoio à pesquisa, expandindo as capacidades sob certas condições, habilidades e conhecimentos requeridos sobre os ecossistemas de conhecimento, garantindo maior responsabilização pelo investimento dos recursos públicos.

Os participantes do Global Research Council (GRC):

1. Reconhecem o engajamento público como atividade objetiva e significativa facilitada entre pesquisadores e seus vários “públicos”, por meio dos quais a co-construção de conhecimento é aprimorada, e aprendizagem mútua que gera benefícios para todos.

2. Concordam que abordagens específicas e diferenciadas são necessárias para maximizar a produtividade engajamento com a ciência pelos diversos públicos de suas respectivas áreas de conhecimento.

3. Reconhecem extensões nos mandatos das agências de financiamento público, a partir de suas funções históricas de financiamento de pesquisas, para incluir o financiamento de engajamento público.

4. Reconhecem que uma alavancagem adequada de recursos é necessária para apoiar e facilitar ainda mais compromissos públicos mais amplos com a ciência.

5. Concordam que a co-criação de conhecimento com diversos públicos ocorre em todas as fases do processo de pesquisa, incluindo na fase inicial: identificação e desenvolvimento de prioridades e estratégias de pesquisas; midstream: por meio do envolvimento do público na pesquisa; e a jusante: através do benefício do público e compreensão do impacto da produção de pesquisa.

6. Reconhecem que o compartilhamento de monitoramento, avaliação e aprendizado de métricas para engajamento público
ajudará as agências de financiamento na adaptação às suas capacidades organizacionais e incentivará parcerias interinstitucionais.

== REFERÊNCIA ==

GLOBAL RESEARCH COUNCIL. Statement of Principles on Public Engagement. 2020. Disponível em: https://globalresearchcouncil.org/fileadmin/documents/GRC_Publications/Sof/2020_GRC_FINAL_Statement_of_Principles_Public_Engagement.pdf Acesso em: 12 jun. 2021.

== NOTAS ==

Consulte outras publicações do Global Research Council (GRC): https://globalresearchcouncil.org/grc-publications/