Metodologia do SCImago Institutions Ranking coloca a USP em boa classificação
No Ranking geral, a Universidade de São Paulo – USP encontra-se em 50º lugar. No Ranking de Universidades, a USP encontra-se em 26º lugar. No Ranking de Pesquisa, a USP encontra-se em 20º lugar no mundo. No Ranking de Inovação – Universidades, a USP encontra-se classificada em 183º lugar. No Ranking social – Universidades, a USP encontra classificada em 26º lugar.
Como a Universidade de São Paulo obteve classificação mundial tão relevante? A metodologia adotada pelo SCImago pode explicar.
== Metodologia de classificação SCImago ==
O SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web. Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer ranking personalizado a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Além disso, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores. O objetivo do SIR é fornecer uma ferramenta métrica útil para instituições, formuladores de políticas e gerentes de pesquisa para a análise, avaliação e melhoria de suas atividades, produtos e resultados. Esta é uma tradução livre das informações publicadas no website do SCImago [1].
Para fins comparativos, o valor do indicador composto foi definido em uma escala de 0 a 100. No entanto, os gráficos de linhas e gráficos de barras sempre representam classificações (menor é melhor, portanto, os valores mais altos são os piores). O Melhor Quartil é obtido pela instituição em seu país comparando os quartis com base no indicador geral, fator de pesquisa, fator de inovação e fator social.
Padronização SCImago: Para alcançar o mais alto nível de precisão para os diferentes indicadores, foi realizado um extenso processo manual de desambiguação dos nomes das instituições. O desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação para análise bibliométrica destinada a caracterizar instituições de pesquisa envolve uma enorme tarefa de processamento de dados relacionados à identificação e desambiguação de instituições por meio da afiliação institucional dos documentos incluídos no Scopus. O objetivo do SCImago, a este respeito, é duplo:
- Definição e identificação única de instituições: A elaboração de uma lista de instituições de pesquisa onde cada instituição está corretamente identificada e definida. Questões típicas nesta tarefa incluem a fusão ou segregação de instituições e mudanças de denominação.
- Atribuição de publicações e citações a cada instituição. Levamos em consideração a afiliação institucional de cada autor no campo ‘afiliação’ da base de dados. Desenvolvemos um sistema misto (manual e automático) para atribuição de filiações a uma ou mais instituições, conforme aplicável. Assim como a identificação de vários documentos com o mesmo DOI e/ou título.
O rigor na identificação das filiações institucionais é um dos valores fundamentais do processo de normalização garantido, em qualquer caso, os mais elevados níveis de desambiguação.
As instituições podem ser agrupadas pelos países a que pertencem. Instituições multinacionais (MUL) que não podem ser atribuídas a nenhum país também foram incluídas. As instituições também podem ser agrupadas por setores (Universidades, Saúde, Governo,…).
Para fins de ranking, o cálculo é gerado anualmente a partir dos resultados obtidos em um período de cinco anos encerrado dois anos antes da edição do ranking. Por exemplo, se o ano de publicação selecionado for 2021, os resultados utilizados são os do quinquênio 2015-2019. A única exceção é o caso dos indicadores da web que foram calculados apenas para o último ano. O critério de inclusão é que as instituições tenham publicado pelo menos 100 trabalhos incluídos na base de dados SCOPUS durante o último ano do período selecionado.
A fonte de informação utilizada para os indicadores de inovação é a base de dados PATSTAT.
As fontes de informação utilizadas para os indicadores de visibilidade na web são Google e Ahrefs.
O banco de dados Unpaywall é usado para identificar documentos Open Access.
Altmetrics de métricas PlumX e Mendeley são usados para o Fator Social.
== Indicadores ==
Os indicadores são divididos em três grupos destinados a refletir as características científicas, econômicas e sociais das instituições. O SIR inclui indicadores dependentes e independentes do tamanho; ou seja, indicadores influenciados e não influenciados pelo tamanho das instituições. Dessa forma, o SIR fornece estatísticas gerais da publicação científica e demais produções das instituições, ao mesmo tempo em que possibilita comparações entre instituições de diferentes portes. Deve-se ter em mente que, uma vez calculado o indicador final a partir da combinação dos diferentes indicadores (aos quais foi atribuído um peso diferente), os valores resultantes foram normalizados em uma escala de 0 a 100.
Pesquisa:
- Impacto Normalizado (Resultado da Liderança) (NI) : O Impacto Normalizado é calculado sobre o resultado da liderança da instituição usando a metodologia estabelecida pelo Karolinska Institutet na Suécia, onde é denominado “Média de pontuação de citação normalizada de campo orientada por item”. A normalização dos valores de citação é feita em nível de artigo individual. Os valores (em números decimais) mostram a relação entre o impacto científico médio de uma instituição e a média mundial definida para uma pontuação de 1, –ou seja, uma pontuação NI de 0,8 significa que a instituição é citada 20% abaixo da média mundial e 1,3 significa que a instituição é citado 30% acima da média (Rehn e Kronman, 2008; González-Pereira, Guerrero-Bote e Moya-Anegón, 2011; Guerrero-Bote e Moya-Anegón, 2012). Indicador independente de tamanho.
- Excelência com Liderança ( EwL ) : Excelência com Liderança indica a quantidade de documentos em Excelência em que a instituição é o principal contribuinte (Moya-Anegón, et al., 2013). Indicador dependente do tamanho.
- Saída (O) : número total de documentos publicados em revistas científicas indexadas na Scopus (Romo-Fernández, et al., 2011; OCDE, 2016). Indicador dependente do tamanho.
- Saída de Periódicos Não Próprios (NotOJ) : número de documentos não publicados em periódicos próprios (publicados pela instituição). Indicador dependente do tamanho. Adicionado na edição de 2019.
- Periódicos Próprios (JO) : número de periódicos publicados pela instituição (serviços editoriais). Indicador dependente do tamanho. Adicionado na edição de 2019.
- Colaboração Internacional ( IC ) : Produto da instituição produzido em colaboração com instituições estrangeiras. Os valores são calculados analisando a produção de uma instituição cujas filiações incluem mais de um endereço de país (Guerrero-Bote, Olmeda-Gómez e Moya-Anegón, 2013; Lancho-Barrantes, Guerrero-Bote e Moya-Anegón, 2013; Lancho-Barrantes, et al., 2013; Chinchilla-Rodríguez, et al., 2010; 2012). Indicador dependente do tamanho.
- Publicações de alta qualidade (Q1) : o número de publicações que uma instituição publica nas revistas acadêmicas mais influentes do mundo. São aqueles classificados no primeiro quartil (25%) em suas categorias conforme ordenado pelo indicador SCImago Journal Rank (SJRII) (Miguel, Chinchilla-Rodríguez e Moya-Anegón, 2011; Chinchilla-Rodríguez, Miguel e Moya-Anegón, 2015 ). Indicador dependente do tamanho.
- Excelência ( Exc ) : Excelência indica a quantidade de produção científica de uma instituição que está incluída entre os 10% dos artigos mais citados em suas respectivas áreas científicas. É uma medida da produção de alta qualidade das instituições de pesquisa (SCImago Lab, 2011; Bornmann, Moya-Anegón e Leydesdorff, 2012; Bornmann e Moya-Anegón, 2014a; Bornmann et al., 2014b). Indicador dependente do tamanho.
- Liderança Científica (L) : Liderança indica a quantidade de produção de uma instituição como principal contribuinte, ou seja, a quantidade de artigos em que o autor correspondente pertence à instituição (Moya-Anegón, 2012; Moya-Anegón et. al, 2013; Moya-Anegón, et ai.). Indicador dependente do tamanho.
- Open Access (OA) : percentual de documentos publicados em periódicos Open Access ou indexados na base Unpaywall. Indicador independente de tamanho. Adicionado na edição de 2019.
- Scientific Talent Pool (STP) : número total de diferentes autores de uma instituição na produção total de publicações dessa instituição durante um determinado período de tempo. Indicador dependente do tamanho.
Inovação:
- Conhecimento Inovador (IK) : produção de publicações científicas de uma instituição citada em patentes. Baseado em PATSTAT (http://www.epo.org) (Moya-Anegón e Chinchilla-Rodríguez, 2015). Dependente do tamanho.
- Impacto Tecnológico (TI) : percentual da produção de publicações científicas citada em patentes. Esse percentual é calculado considerando a produção total nas áreas citadas nas patentes, que são as seguintes: Ciências Agrárias e Biológicas; Bioquímica, Genética e Biologia Molecular; Engenheiro químico; Química; Ciência da Computação; Ciências da Terra e Planetárias; Energia; Engenharia; Ciência ambiental; Profissões da Saúde; Imunologia e Microbiologia; Ciência de materiais; Matemática; Medicina; Multidisciplinar; Neurociência; Enfermagem; Farmacologia, Toxicologia e Farmácia; Física e Astronomia; Ciências Sociais; Veterinário . Baseado em PATSTAT (http://www.epo.org) (Moya-Anegón e Chinchilla-Rodríguez, 2015). Independente do tamanho.
- Patentes (PT) : número de pedidos de patentes (famílias simples). Baseado em PATSTAT (http://www.epo.org). Dependente do tamanho.
Impacto social:
- Altmetrics (AM) : O indicador Altmetrics foi calculado sobre os 10% dos documentos das instituições (melhores documentos quanto ao valor de impacto normalizado). Este indicador tem dois componentes:
- PlumX Metrics (peso: 70%): número de documentos que possuem mais de uma menção no PlumX Metrics (https://plumanalytics.com). Consideramos menções no Twitter, Facebook, blogs, notícias e comentários (Reddit, Slideshare, Vimeo ou YouTube)
- Mendeley (peso: 30%): número de documentos que possuem mais de um leitor no Mendeley (https://www.mendeley.com).
Este indicador depende do tamanho. Adicionado na edição de 2019.
- Número de backlinks (BN) : número de redes (sub-redes) de onde vieram os links de entrada para o site da instituição. Dados extraídos do banco de dados ahrefs (https://ahrefs.com). Dependente do tamanho.
- Tamanho da Web (WS) : número de páginas associadas ao URL da instituição de acordo com o Google (Google) (Aguillo et al., 2010). Dependente do tamanho.
== REFERÊNCIA ==
SCIMAGO LAB. SCImago Institutions Rankings. 2021. Disponível em: https://www.scimagoir.com/ Acesso em: 24 março de 2022.