Retratações de artigos sobre COVID crescem em 2021 segundo a Retraction Watch

2021 foi um ano agitado no Retraction Watch.

A semana no Retraction Watch apresentou:

O banco de dados de retratações ultrapassava 30.000 retratações e hoje são mais de 32.000, um aumento de dez por cento somente em 2021. Em 2020, houve 72 retratações na lista de artigos COVID-19. Hoje, são 205 retratações de artigos sobre o tema COVID-19.

Talvez tenha sido o escrutínio de alegações científicas relacionadas à pandemia, ou o reconhecimento das fábricas de papers e outras falsificações industrializadas como um problema sério, ou apenas ganhando impulso conforme os “detetives” começaram a receber as informações a partir de círculos mais amplos. Parece que 2021 foi um ano em que as retratações – e questões maiores na integridade científica – desempenharam um grande papel.

Apesar de algumas discussões sobre um platô nos últimos anos, a taxa de retração quase dobrou desde a análise realizada em nosso banco de dados por jornalistas da Science em 2018 . O gráfico abaixo apresenta a evolução do número de artigos retratados até 2018, porque as retrações demoram, em média, quase três anos para serem contabilizadas. A análise de 2018 parou em 2015.

Houve, como sempre, grandes histórias entre essas retratações. Para obter uma lista dos destaques – incluindo algumas sobre Star Trek – consulte a revisão anual no The Scientist . A equipe da retraction Watch sempre se sente encorajada quando há um impacto, o que ocorreu quando um pesquisador deixou seu cargo em meio a uma investigação após investigação realizada em duas universidades . Ou quando uma empresa encerrou seu esquema de pagamento por citações após relatório publicado pela Retraction Watch, ou quando um editor retirou um artigo após a pergunta sobre plágio óbvio .

Isso vale também para o banco de dados, que, como um importante pesquisador de informática em outubro, chamou de “o melhor banco de dados para retratações”, com cerca de três vezes mais retratações que o PubMed. Este ano, EndNote e Papers integraram nossos dados para fornecer alertas de retratação aos usuários, aderindo à Zotero , que faz isso desde 2019.

Grandes agências de notícias – aqui está uma amostra do The Times , Nature e The Hill – continuaram a acompanhar as histórias do Retraction Watch. A Vox chamou o Retraction Watch de “um baluarte da ciência desde sua fundação em 2010.”

== REFERÊNCIA ==

RETRACTION WATCH. Disponível em: https://retractionwatch.com/2021/12/30/2021-a-review-of-the-years-3200-retractions/