Slides do Webinar “Conheça os critérios de indexação dos periódicos na Web of Science” já disponíveis

Os princípios básicos do processo de seleção de periódicos na Base de Dados Web of Science (Clarivate) são objetividade, seletividade e dinâmica de cobrança. Os processos de seleção são projetados para garantir que apenas publicações confiáveis e conteúdo confiável sejam cobertos pelos índices da Web of Science.

Com curadoria de uma equipe especializada de editores internos, a plataforma Web of Science Core Collection é um banco de dados definitivo, confiável e de alta qualidade para periódicos, livros e anais de conferências. Guiados pelo legado do Dr. Eugene Garfield, inventor do primeiro índice de citações do mundo, a equipe da Web of Science permanece fiel aos seus princípios de objetividade, seletividade e dinâmica de coleta, mas também adaptados aos avanços tecnológicos e às mudanças no cenário editorial.

Webinar sobre Critérios de Indexação de Revistas na Web of Science
Data: 17 de maio de 2023
Horário: 15h-17h

SLIDES: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/05/abecout2022-Journal-Eval-Process-2022port.pdf

O rigoroso processo para a Web of Science Core Collection contrasta com o de outros bancos de dados que dependem de abordagens algorítmicas e/ou delegam aspectos da tomada de decisões editoriais à comunidade de pesquisa.

Cada editor está focado em categorias específicas de assuntos, permitindo-lhes obter um conhecimento profundo e diferenciado de periódicos nesse campo. Dessa forma, as decisões editoriais são conduzidas por editores internos especializados que não têm afiliações com casas editoriais ou institutos de pesquisa – removendo qualquer possível viés ou conflito de interesses.

São utilizados um único conjunto de 28 critérios para avaliar os periódicos: 24 critérios de qualidade projetados para selecionar o rigor editorial e as melhores práticas e quatro critérios de impacto projetados para selecionar os periódicos mais influentes em seus respectivos campos.

Saiba mais participando deste Webinar sobre os critérios de indexação de revistas na Base de Dados Web of Science.

Instrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate

Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate