Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 13 n. 8/10 agosto/outubro 2008

EDITORIAL

Veja no Boletim Interação de agosto/outubro de 2008, leituras de interesse para a área, notícia sobre a inauguração da Oficina de Digitalização e lançamento da base unificada dos E-books na SIBiNet. Veja, também, notícia sobre o Prêmio de Qualidade recebido pela Biblioteca do IFSC, a participação de equipes de bibliotecários no 8º CRICS na cidade do Rio de Janeiro, entre outras notícias.

Colabore com a equipe do Boletim Interação e envie notícias de sua biblioteca para e-mail: divulgacao@aguia.usp.br.

ACONTECE NA BIBLIOTECA

Lançamento do livro Saúde Pública – Bases Conceituais

Em comemoração aos 90 anos da FSP foi lançado, em agosto, o livro “Saúde Pública – Bases Conceituais”, da editora Atheneu, coordenado pelos professores Aristides Almeida Rocha e Chester Luis Galvão Cesar, no qual um dos 18 capítulos é de autoria da equipe da Biblioteca. Trata-se de importante experiência de integração do bibliotecário na produção do conhecimento na área de especialização da Unidade, sendo este um dos desafios da biblioteca universitária.
Capítulo: “Informação em Saúde Pública e Atualização do Conhecimento”
Autores: Angela Maria Belloni Cuenca, Maria do Carmo Avamilano Alvarez e Eidi Raquel Franco Abdalla além de Maria Teresinha Dias de Andrade e Daisy Pires Noronha.

Guia de Apresentação de Teses On-line

Também em comemoração aos 90 anos da FSP foi lançada a versão on-line do Guia de Apresentação de Teses da FSP, 2ª. edição. Este formato possibilita acesso universal e gratuito a todos os interessados na padronização da apresentação de trabalhos acadêmicos da área da saúde.
A versão on-line teve apoio da Diretoria e da Comissão de Pós-Graduação da FSP e foi desenvolvida pela área de Marketing da Biblioteca/CIR, com alterações de conteúdo propostas pelas autoras – Angela Maria Belloni Cuenca, Maria Teresinha Dias de Andrade, Daisy Pires Noronha e Maria Lúcia de Faria Ferraz – e atualização de itens do Regimento da Comissão de Pós-Graduação da FSP, referentes à apresentação de suas teses e dissertações.
  • Fórum Internacional sobre Bibliotecas Escolares e 4º Seminário de
    Biblioteca Escolar

Período: 21 e 22 de outubro de 2008
    Evento conjunto entre o Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região e International Association of School Librarianship.
    Local: Faculdade Sumaré – São Paulo, SP
    Para informações veja divulgação no site do CRB/8ª.
  • World Library and Information Congress: 75th IFLA General Conference and Council
    Período: 23 a 27 de agosto de 2009
    Local: Milan, Italy
    “Libraries create futures: building on cultural heritage”
LEITURA
  • Introdução à Preservação Digital: conceitos, estratégias e actuais consensos – Miguel FerreiraEste livro, publicado em 2006, está disponível no repositório da Universidade do Minho, com o conteúdo integral de acesso livre e pode ser baixado pelo link:
  • Biblioteca Brasiliana

Veja matéria publicada na Folha Online, sobre a Biblioteca Brasiliana, que será composta pelo acervo de José Mindlin e da Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

• Biblioteca íntimaConfira notícia publicada na revista Vida Simples (outubro 2008), sobre dicas de como organizar uma biblioteca particular.
    Acesse o site da revista:http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/071/morar/conteudo_305228.shtml
  • Lançamento do livroFERREIRA, S.M.S.P.; TARGINO, M.G. (org) Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: SENAC/CENGAGE, 2008. 221p.
    ISBN SENAC: 978-85-7359-752-3 e ISBN CENGAGE: 978-85-221-0627-1
    Para adquirir o livro contate Editora SENAC ou Livraria Cultura
Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP