Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 8 n. 3 março 2003

EDITORIAL

Este número traz notícias de eventos que ocorreram no mês de agosto, com a participação das equipes do SIBi/USP.

Traz ainda notícia sobre o curso de conservação que irá acontecer em setembro deste ano.

LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO CATÁLOGO DAS COLEÇÕES
ESPECIAIS E ACERVOS MUSEOLÓGICOS DA USP

Em 26.08.p.p., durante a IV Semana dos Museus, ocorreu o lançamento da publicação “Catálogo das Coleções Especiais e Acervos Museológicos da USP”.

Este volume resulta da parceria estabelecida entre o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBi/USP e a Comissão de Patrimônio Cultural da USP – CPC/USP e pretende, além de constituir-se em um importante instrumento de pesquisa, viabilizar a concretização de inventário futuro acerca do uso das coleções e acervos na produção de dissertações e teses da USP e, mais ainda, materializar a importância das parcerias na realização de trabalhos e projetos no âmbito da Universidade.

DIVULGAÇÃO DOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS

O SIBi/USP iniciou uma campanha de divulgação sobre o acesso aos Periódicos Eletrônicos, assinados pela USP.

A campanha conta com entrevistas no Jornal da USP e no Boletim Reitoria Informa, out-door no Campus de São Paulo e faixas nos Campi do Interior, assim como cartazes e folhetos distribuídos pela Universidade.

Houve também, a participação DT/SIBi, com um stand de demonstração, no 1º Encontro para Integração de Novos Docentes da USP, que ocorreu no dia 25.08. p.p., no Auditório da FAU.

BIBLIOTECA COCHRANE: MAIS UM RECURSO DE INFORMAÇÃO
ON-LINE DISPONÍVEL PARA A COMUNIDADE USP

Em 19.08.2003, numa iniciativa do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBi/USP e o Centro Latino-Americano e do Caribe para Informação em Ciências da Saúde – BIREME, com a colaboração do Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Medicina da USP, foi realizado o encontro de apresentação da Biblioteca Cochrane, do Centro Cochrane do Brasil (http://www.centrocochranedobrasil.org/), seção brasileira de The Cochrane Collaboration (http://www.cochrane.org/).

O evento, que ocorreu no auditório do Instituto Oscar Freire, contou com a participação de cerca 120 professores, alunos e profissionais bibliotecários e incluiu a seguinte programação:

• Palestra: Medicina Baseada em Evidências e a Colaboração Cochrane, pelo Dr. Álvaro Nagib Atallah – Diretor do Centro Cochrane do Brasil;
  • Palestra: Revisão Sistemática e Metanálise, pelo Dr. Bernardo Garcia de Oliveira Soares – Coordenador do Centro Cochrane do Brasil;
  • Apresentação: Acesso à Biblioteca Cochrane, pela bibliotecária Verônica Abdala – Coordenadora de Serviços de Informação, BIREME/OPAS/OMS.

A Biblioteca Cochrane caracteriza-se como uma fonte de informação de evidências relevantes na área da saúde, com acesso on-line via Internet, para atualização de seus profissionais e apoio à tomada de decisão.

Dispõe de metodologia própria para análise e validação das informações incluídas nas bases de dados: Cochrane de Revisões Sistemáticas; Resumos de Revisões sobre Efetividade; Registros de Ensaios Controlados da Colaboração Cochrane; Revisões de Metodologia; Referências de Metodologia Cochrane; Avaliação de Tecnologias em Saúde; Avaliação Econômica da NHS e, ainda, Sobre a Colaboração Cochrane.

O recurso está disponível para a América Latina, por reconhecimento de IP (Internet Protocol) de máquinas, registradas pelo órgão gerenciador, ou por cadastramento pessoal dos interessados, conforme anunciado no website da própria BIREME.

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais