ABCD realiza segundo encontro de acolhida e integração de novas pessoas bibliotecárias e técnicas da USP
Na última terça-feira, 6 de agosto de 2025, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP) promoveu o segundo encontro de acolhida e integração para novas pessoas bibliotecárias e técnicas que passam a atuar nas bibliotecas da Universidade de São Paulo.
A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro deste ano, quando ocorreu o primeiro encontro da série, conforme divulgado nesta notícia: https://www.abcd.usp.br/informa/abcd-encontro-de-integracao-das-novas-pessoas-bibliotecarias-da-usp/.
O objetivo é apresentar diferentes aspectos da atuação bibliotecária e proporcionar contato direto com recursos, serviços e tecnologias disponíveis nas unidades da USP.
Participaram desta edição:
Júlia Sconzo Guimarães Santos – bibliotecária do Instituto de Física (IF)
Vilma Del Grossi Coutinho – técnica do Instituto de Física (IF)
Amanda Pedrosa de Matos – bibliotecária da Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Edson Pedro da Silva – bibliotecário da Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Felipe Sanches – bibliotecário da Faculdade de Medicina (FM)
Odete Ernestina Pereira – bibliotecária do Instituto de Matemática e Estatística (IME)
A Chefe Técnica da Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Stela do Nascimento Madruga, também prestigiou o evento.
A programação começou na ABCD, onde as Chefias apresentaram suas áreas de atuação. Na sequência, ocorreu na Oficina de Digitalização, a demonstração de práticas de digitalização.
Durante a tarde, o grupo visitou a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, conhecendo sua estrutura, setores e procedimentos de conservação de acervos. Em seguida, esteve na Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH), onde foi apresentado o espaço de tecnologia assistiva voltado a pessoas com deficiência visual.
O roteiro foi concluído na Biblioteca Dante Moreira Leite (Instituto de Psicologia), onde os participantes puderam conhecer o sistema de identificação por radiofrequência (RFID) em funcionamento, que agiliza a gestão do acervo e aprimora a experiência do usuário.
Com esses encontros, a ABCD reforça seu compromisso em fortalecer o senso de pertencimento, estimular a troca de experiências e contribuir para a excelência dos serviços prestados à comunidade universitária.
== Galeria de Imagens ==
________________________________________________