CAPES consortium – Springer Nature

A CAPES e a editora Springer Nature assinaram um acordo de Leitura e Publicação de artigos (Read and Publish Agreements – sigla em inglês).

O acordo beneficia 435 instituições elegíveis, com acesso irrestrito a 1.763 títulos de periódicos. Destes, 1.738 são títulos híbridos aptos para receber publicação em acesso aberto.

A Capes é responsável pelo atendimento às dúvidas e pela gestão dos acordos em conjunto com os editores internacionais.

== Diretrizes CAPES ==

A CAPES ressalta que, para garantir a conformidade com as diretrizes, os autores devem atender aos seguintes requisitos:

1 – Ter vínculo ativo com as instituições participantes do PADICT;

2 – Possuir identificador ORCID cadastrado no sistema meusdados.capes.gov.br;

3 – Submeter o artigo utilizando um e-mail institucional;

4 – Selecionar, obrigatoriamente, a licença Creative Commons CC-BY no ato da submissão, conforme estabelecido pela Portaria nº 120, e suas alterações.

Saiba mais sobre o Acordo Capes Springer Nature:

Instituições elegíveis

Periódicos elegíveis

Guia do autor

Com esses novos acordos, a CAPES reafirma seu papel estratégico na promoção do acesso aberto, na valorização da produção científica nacional e na democratização do acesso ao conhecimento. A iniciativa fortalece a presença do Brasil no cenário global da comunicação científica e contribui para uma ciência mais acessível, colaborativa e transformadora.

Confira a lista de acordos Capes vigentes AQUI

_____________________________________________________

Fonte: CAPES. Capes Consortium Springer Nature. Informativo Capes, dez. 2025. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/informativos/136-acordos-transformativos/4286-capes-consortium-springer-nature.html Acesso em: 14 jan. 2026.