DataCite renova Declaração conjunta de Ciência Aberta com Crossref e STM

 

STM, DataCite e Crossref têm o prazer de anunciar uma declaração conjunta atualizada sobre dados de pesquisa.

Em 2012, DataCite e STM redigiram uma  declaração conjunta inicial  sobre a vinculabilidade e citabilidade dos dados de pesquisa.

Com quase 10 milhões de citações de dados rastreadas, milhares de repositórios adotando as melhores práticas de citação de dados, milhares de periódicos adotando políticas de dados, declarações de disponibilidade de dados e estabelecendo links persistentes entre artigos e conjuntos de dados, e a introdução de políticas de dados por um número crescente de financiadores, houve um progresso significativo desde então. Parece agora apropriado concentrar-se no fornecimento de recomendações atualizadas às diversas partes interessadas envolvidas na partilha de dados de investigação.

A premissa da declaração conjunta original mantém-se: a maioria das partes interessadas em todo o espectro de investigadores, financiadores, bibliotecários e editores concordam sobre os benefícios de disponibilizar dados de investigação e encontrá-los para reutilização por outros.

Isso melhora a utilidade e o rigor do registro acadêmico. Ainda assim, a partilha de dados de investigação ainda não é um passo evidente no ciclo de vida da investigação. Dispomos agora de infra-estruturas de comunicação académica suficientes para provocar mudanças generalizadas e acreditamos que está a criar-se um impulso para a ação coletiva.

É neste contexto que  a DataCite https://datacite.org/, uma comunidade global de membros que trabalha com mais de 3.000 repositórios em todo o mundo, e a  STM https://www.stm-assoc.org/about-stm/, cujos membros consistem em mais de 140 organizações de publicação científica, técnica e médica, estão emitindo esta declaração conjunta. Crossref https://www.crossref.org/, uma infraestrutura aberta sem fins lucrativos com mais de 18.000 membros institucionais de 150 países, junta-se a esta chamada, reconhecendo a necessidade de um foco ampliado na citação de dados.

O objetivo desta declaração é acelerar a adoção de melhores práticas e políticas e incentivar o desenvolvimento de políticas críticas em colaboração com um vasto grupo de partes interessadas.

Os signatários desta declaração recomendam o seguinte como melhores práticas no compartilhamento de dados de pesquisa: 

Nós, os seguintes signatários, adotaremos e promoveremos as melhores práticas relevantes estabelecidas acima. Esperamos que a nossa ação inspire a comunidade, incluindo investigadores, financiadores de investigação, instituições de investigação, repositórios de dados e editores, a juntar-se a nós para facilitar aos investigadores a partilha, ligação e citação de dados de investigação.

Fonte: https://datacite.org/blog/joint-statement-on-research-data/