Gravação do Webinar produção científica ligada aos ODSs da ONU via SciVal

No dia 12 de dezembro de 2023 foi realizado o Webinar SciVal – Como uma produção científica pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals – SDG) da ONU para a comunidade USP e demais interessados.

Hoje, é possível realizar análises cientométricas utilizando as plataformas de pesquisa e análise Scopus e SciVal para identificar o cenário da produção científica mundial, nacional ou institucional em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, dessa forma, poder estabelecer metas de pesquisa e publicação na direção desejada.

Entre  2019 e 2021, a Iniciativa de Mapeamento de Pesquisa dos ODS pela Elsevier foi estabelecida como uma parceria entre diversas universidades para reunir amplo conhecimento e compartilhar melhores práticas a partir de análises cientométricas da produção científica. Dessa forma, a equipe de cientistas de dados da Elsevier Data Science estruturou um sistema e uma metodologia de palavras-chave para reunir uma base de conhecimento de publicações relacionadas aos ODS junto com a comunidade de pesquisa.

Esses mapeamentos foram carregados no SciVal e podem ajudar pesquisadores e instituições a acompanhar e demonstrar o progresso em direção às metas dos ODS.

Para obter uma melhor compreensão de sua contribuição de pesquisa, o  Projeto de Dicionário de Palavras-chave SDG da Universidade de Auckland procura aproveitar os processos desenvolvidos pelas Nações Unidas e pelo Times Higher Education, a fim de criar uma lista ampliada de palavras-chave que podem ser usadas para identificar pesquisas relevantes para os ODS.

O site inclui um dicionário de palavras-chave dos ODS, juntamente com diagramas de relacionamento e o impacto relativo de cada ODS. O projeto baseia-se em trabalhos anteriores, como consultas SciVal e SDSN, e promove a compreensão das aplicações dos ODS no contexto global e local.

Gravação: https://elsevier.zoom.us/rec/share/4U6R568Xt5Xxxi5KSmvmj_Rry_KCy6NOgJ111QjZcLRI40kWPtnKQv8FkojgKCCR.7kQC1IAc8GYyyuuH

Senha: ods@elsevier1

Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e Elsevier