Springer Nature e CAPES rompem barreiras no Brasil com acordo transformativo ilimitado
O acordo de três anos democratiza o acesso para todos os pesquisadores afiliados à CAPES, com a expectativa de disponibilizar uma média de 6.000 artigos por ano em Acesso Aberto (AA).
Nova Iorque | Brasília, 05 de dezembro de 2025
A Springer Nature e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciaram na terça-feira a assinatura de um Acordo Transformativo (AT) histórico para o Brasil, um marco que fortalece o acesso aberto (AA) na América Latina e no Caribe.
O contrato será válido a partir de 1º de janeiro de 2026 e terá duração de três anos, permitindo que pesquisadores de mais de 400 instituições leiam e publiquem no portfólio de periódicos híbridos da Springer.
Principais destaques:
- Em média, 6.000 artigos por ano, provenientes de mais de 400 instituições, serão publicados e disponibilizados em Acesso Aberto;
- Reforça a liderança pioneira do Brasil na promoção do Acesso Aberto em sua comunidade científica;
- Representa um compromisso significativo tanto da CAPES quanto da Springer Nature para viabilizar uma estrutura de assistência técnica sustentável.
Esta é uma tradução livre da matéria publicada pela Springer Nature [1].
Responsável por mais de 50% da produção científica da América Latina, segundo dados governamentais , o Brasil tem investido continuamente em Acesso Aberto. Dado o papel fundamental do país na pesquisa em toda a América Latina e Caribe, este acordo terá um impacto significativo na visibilidade e no crescimento da produção científica brasileira, além de melhorar a acessibilidade. Este novo Acordo de Assistência Técnica reafirma a tradição do país e a visão da Springer Nature de tornar a descoberta científica acessível a todos.
Este acordo expandiu substancialmente o projeto piloto que a Springer Nature e a CAPES planejaram há dois anos, o qual teria proporcionado uma cobertura de apenas 30%. Através da colaboração contínua e do diálogo transparente ao longo desses dois anos, ambas as partes criaram um modelo que reflete seu objetivo comum de promover a Ciência Aberta de forma sustentável e escalável.
Carolyn Honour, Diretora Comercial da Springer Nature, afirmou: “Acordos transformadores estão entre os impulsionadores mais eficazes da transição para o Acesso Aberto, oferecendo uma abordagem estruturada e escalável que beneficia tanto pesquisadores quanto instituições. Com base em nosso relacionamento com a CAPES, este acordo é uma prova de nossa forte parceria e abordagem compartilhada para encontrar caminhos viáveis, para todos os pesquisadores e regiões, rumo à Ciência Aberta.”
Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, acrescentou: “O Brasil é responsável por mais da metade da produção científica da América Latina, e garantir o acesso rápido a esse conhecimento é uma prioridade estratégica. Este acordo garante que pesquisadores de mais de 400 instituições possam publicar e ler sem limites, fortalecendo a posição de liderança do Brasil em Ciência Aberta. É um passo decisivo para a região e para a colaboração científica global.”
Sobre a Springer Nature
A Springer Nature é uma das principais editoras de pesquisa do mundo. Publicamos o maior número de periódicos e livros e somos pioneiros em pesquisa aberta. Por meio de nossas marcas líderes, reconhecidas há mais de 180 anos, oferecemos produtos, plataformas e serviços com tecnologia de ponta que ajudam pesquisadores a descobrir novas ideias e compartilhar suas descobertas, profissionais de saúde a se manterem na vanguarda da ciência médica e educadores a promover o aprendizado. Temos orgulho de fazer parte do progresso, trabalhando em conjunto com as comunidades que servimos para compartilhar conhecimento e levar maior compreensão ao mundo. Para mais informações, acesse about.springernature.com e @SpringerNature .
Sobre CAPES
A CAPES é uma agência do Ministério da Educação do Governo do Brasil responsável por políticas voltadas à expansão e consolidação de programas de pós-graduação stricto sensu e à formação de professores para a educação básica. A agência investe em programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, tanto no país quanto no exterior, bem como em cursos presenciais e a distância para profissionais que já atuam ou pretendem atuar na educação infantil, fundamental e média. Aproximadamente 20.000 bolsas de estudo são destinadas a esse público. A CAPES também realiza avaliações de programas de pós-graduação stricto sensu e promove a cooperação internacional. Além disso, administra o Portal de Periódicos, a principal coleção virtual brasileira que oferece acesso gratuito a informações científicas nacionais e estrangeiras para um público potencial de seis milhões de usuários de 446 instituições de ensino e pesquisa. Acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br
________________________________________________
== Referência ==
[1] SPRINGER NATURE. Springer Nature and CAPES Break Barriers in Brazil with Unlimited Transformative Agreement. Pressrelease, 05 Dec. 2025. Disponível em: https://group.springernature.com/gp/group/media/press-releases/ta-in-brazil-with-capes-2025/27832600 Acesso em: 16 dez. 2025.

