15/12 – 14h | Webinar InCites: pesquisa segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mudanças no Journal Citation Reports (JCR)

Webinar “InCites: pesquisa segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e mudanças no Journal Citation Reports (JCR)” será realizado no próximo dia 15 de dezembro a partir das 14h. Nesta sessão, serão apresentados os ODS e as novidades do JCR.

O InCites é uma solução analítica que permite realizar análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science.

No InCites é possível realizar análises cientométricas por Organização, País e suas Regiões, Tópico de Pesquisa, Revistas, Agências de Financiamento e por Autores / Pesquisadores. O desempenho, as principais áreas de pesquisa e indicadores de citações e impacto, além da colaboração entre instituições e autores, bem como o percentual de internacionalização são alguns dos temas que podem ser analisados. Também é possível obter Relatórios prontos e atualizados, que podem ser exportados em PDF.

Há um ano atrás, foi lançada a nova versão do InCites. Desde então, foram acrescentadas novas funcionalidades e até novos indicadores todos os meses. Participe deste Webinar para saber mais.

Data: 15 de dezembro de 2023
Horário: 14h-17h
Inscrições: https://clarivatesupport.webex.com/weblink/register/rd48db2d858fb0f5df41de1699469a660

Uma das funcionalidades disponíveis no InCites e que tem demonstrado alta efetividade é a análise das publicações de pesquisa segundo a Classificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – em inglês Sustainable Development Goals (SDG), a partir do Esquema de Áreas de Pesquisa do InCites, permitindo aos usuários pesquisar e avaliar artigos de pesquisa associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A seguir apresentamos a Tabela com o ranking de artigos de pesquisa publicados pela Universidade de São Paulo no período de 2019-2023 de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Clique na imagem para melhor visualização.

Na verdade, desde a obtenção de água potável e saneamento para todos até à garantia de uma verdadeira igualdade de gênero, estes objetivos não podem ser alcançados sem os esforços sustentados dos acadêmicos de todo o mundo.

Aqui apresentamos o ranking de artigos de pesquisa publicados pela Universidade de São Paulo no período de 2019-2023 de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em formato de Gráfico TreeMap. Clique na imagem para melhor visualização.

Os ODS podem ser facilmente visualizados e exportados em tabelas e em todas as visualizações dentro do InCites, bem como a partir de uma nova visualização em formato de Mapa em Árvore, que exibe especificamente as cores e ícones dos ODS.

Os ODS no InCites são baseados em Tópicos de Citação, que aproveitam os links de citação exclusivos disponíveis na Plataforma  Web of Science™.

Cada ODS é composto por um conjunto de Tópicos de Micro Citações cuidadosamente identificados por analistas do Institute of Scientific Information™ (ISI) com base em uma combinação de dados bibliométricos, análise e curadoria manual.

Disponíveis como um novo Esquema de Áreas de Pesquisa do InCites, os ODS são revisados ​​regularmente com base no feedback dos clientes, além do reagrupamento anual dos Tópicos de Citação.

———————————-

Um outro tópico que será abordado nesta sessão são as mudanças no Journal Citation Reports 2023 , que foi publicado em junho deste ano com inovações em relação à transparência e abrangência em seus cálculos.

Hoje, os bibliotecários continuam a usar o Journal Citation Reports™ (JCR) como uma ferramenta na construção e gerenciamento de suas coleções de periódicos. Editores usam o JCR para avaliar o desempenho do periódico e avaliar seus concorrentes. Os pesquisadores usam o JCR para identificar periódicos para publicação de seus trabalhos com base em muitas características. O JCR baseia-se no Journal Impact Factor™ (JIF), que foi originalmente desenvolvido pelos Drs. Eugene Garfield e Irving H. Sher como métrica para auxiliar na seleção de periódicos adicionais para o recém-criado Science Citation Index™. Confira algumas das mudanças nos cálculos do JCR.

Inscreva-se nesta sessão para saber mais sobre estas novas funcionalidades que tornarão a suas análises mais eficientes.

—————————-

Materiais e Guias de Uso do InCites e seus indicadores

Journal Citation Reports Training

A more sustainable future for all: Introducing the UN Sustainable Development Goals in InCites