Dimensions versus Web of Science: uma análise independente

Uma nova comparação independente de Dimensions e Web of Science (WoS) adicionou mais evidências de que o Dimensions é o principal banco de dados de informações de pesquisa do mundo, incluindo publicações de acesso aberto (OA), além de concessões, patentes, conjuntos de dados e ensaios clínicos como um conjunto de dados vinculado. O acesso à Plataforma Dimensions está aberto para toda a comunidade USP via IP de computador autorizado.

“Dimensions continua sendo, de longe, o maior e mais amplo indexador de documentos científicos.” — Dra. Isabel Basson, bolsista de pós-doutorado, Université de Montréal.

“Durante o período de 2015 a 2019, a WoS indexou um total de 8.053.050 publicações para as quais os dados de afiliação estão disponíveis. O Dimensions indexou 10.743.016 dessas publicações”

Site: https://app.dimensions.ai/discover/publication

Em seu artigo The Effect of Data Sources on the Measurement of Open Access: A Comparation of Dimensions and the Web of Science , publicado recentemente na revista PLOS ONE , a Dra. Isabel Basson e colegas forneceram uma análise detalhada dos dois principais bancos de dados bibliométricos.

Os autores escrevem que, com um número crescente de mandatos de acesso aberto, “a medição precisa da publicação OA é uma importante questão política”.

O estudo, que foi uma colaboração entre pesquisadores da Université de Montréal, da Stellenbosch University e do Georgia Institute of Technology, descobriu que o Dimensions indexou quase 2,7 milhões de publicações de acesso aberto a mais em comparação com o WoS durante o mesmo período.

“Durante o período de 2015 a 2019, a WoS indexou um total de 8.053.050 publicações para as quais os dados de afiliação estão disponíveis. A Dimensions indexou 10.743.016 dessas publicações”, escrevem os autores.

O Dimensions também indexa mais publicações de uma ampla diversidade de regiões do mundo. “Fortes diferenças podem ser vistas ao examinar de acordo com as regiões”, escrevem eles.

Figura 1. Porcentagem de publicações de acesso aberto, por tipo de acesso e base de dados, 2015–2019. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0265545.g001 
Fonte: PLOS ONE “O efeito das fontes de dados na medição do acesso aberto: uma comparação entre o Dimensions e a Web of Science”. Fig.2: Porcentagem de publicações de acesso aberto, por região e base de dados, 2015–2019. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0265545.g001

“Para regiões desenvolvidas (Europa e Ásia Central, América do Norte), a porcentagem de publicações OA é semelhante em WoS e Dimensions. Para todas as outras regiões—que correspondem a partes menos desenvolvidas do mundo—, a porcentagem de publicações OA em Dimensions é significativamente maior… especialmente para o Sul da Ásia (+57,9%), América Latina e Caribe (+36,6%), o Oriente Médio e Norte da África (+33,5%) e, em menor escala, África Subsaariana (+12,4%).”

O documento detalha que essas proporções também diferem substancialmente ao considerar diferentes tipos de publicações OA.

Assim como o OA visa fornecer visibilidade e acesso a publicações de pesquisa além dos periódicos de acesso pago, o Dimensions fornece uma lente para investigar um número mais amplo de publicações, em vez de apenas aquelas que são consideradas as mais relevantes ou centrais por estudos centrados no ocidente. fontes de dados como WoS ou Scopus.”

O Dr. Basson e seus colegas destacaram algumas limitações potenciais com o Dimensions, incluindo “uma porcentagem maior de artigos com metadados ausentes”, que é “particularmente um problema para a resolução de afiliação(ões)”. 

No entanto, os autores escrevem: “Em última análise, dado que o Dimensions indexa periódicos publicados por muitas plataformas desenvolvidas no Sul—AJOL (África), AmeliCA (América Latina) e SciELO (Brasil)—ele tem o potencial de ser uma ferramenta mais adequada plataforma para uma medição mais inclusiva da absorção de OA , especialmente de publicações de autores de fora da América do Norte, Europa e Ásia Central.”

Comentando sobre essas descobertas, o CEO da Dimensions, Dr. Christian Herzog, diz:

“Este artigo é uma grande prova de que alcançamos um de nossos principais objetivos com o Dimensions: queríamos criar um verdadeiro ‘banco de dados’ em vez de um conjunto seletivo de publicações, para ampliar a visão além dos caminhos já trilhados. “Dimensions não se concentra apenas em partes específicas do ecossistema de pesquisa, mas nos permite olhar para todo o ecossistema e fazê-lo em detalhes. Ler uma análise independente afirmando que o Dimensions é uma ‘plataforma mais adequada para uma medição mais inclusiva da aceitação do OA’, especialmente de autores de todo o mundo, me deixou especialmente feliz. Não vamos desistir de trabalhar para aumentar a cobertura de atividades de pesquisa em áreas fora da América do Norte, Europa e Ásia Central – não apenas em publicações, mas também no número de bolsas e conjuntos de dados.”Leia o artigo completo em inglês .

Dimensions transformou a forma como a pesquisa é descoberta, acessada e avaliada e seu acesso está disponível a toda a comunidade da USP.

As principais diferenças entre o Dimensions e outras plataformas são:

  • A coleção mais abrangente de dados vinculados: pesquisa em publicações, concessões, patentes, ensaios clínicos, conjuntos de dados e muito mais em uma única plataforma
  • Sem viés: não selecionamos nosso conteúdo, então fornecemos o banco de dados mais aberto e inclusivo disponível
  • Amplos dados de doações: nossos dados vêm diretamente dos financiadores e somos o único serviço a oferecer isso
  • Indexação de texto completo: mais de 70% das publicações têm indexação de texto completo, para que você possa pesquisar além do título e do resumo para encontrar mais do que precisa
  • Visualizações intuitivas: gráficos embutidos fornecem uma melhor análise, e nossos aplicativos visuais e interativos fornecem um nível extra de interpretação
  • API Dimensions poderosa como padrão: para instituições, fornecemos gratuitamente uma API para análises mais complexas

Assinatura USP

A Plataforma Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais amplo e conteúdos distintos que as outras plataformas analíticas de publicações científicas como Scival (Elsevier) e InCites (Clarivate Analytics), uma vez que se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral tais como artigos, e-books, financiamentos, conjuntos de dados científicos, menções online, testes clínicos, patentes, documentos de políticas, independente de indexação nas bases de dados mencionadas, fornecendo links para os websites onde os conteúdos digitais efetivamente podem ser consultados. Metabuscador estruturado pela Digital Science que congrega recursos sobre produção científica de mais de 100 fornecedores de informação. De pesquisadores a administradores de pesquisa, financiadores de P & D e editores corporativos – cada um tinha suas próprias ferramentas, conjuntos de dados, lentes nas quais visualizavam seus dados e fluxos de trabalho estruturados exclusivos. Permite realizar estudos e análises por país, por universidade, por agência de financiamento e por Publisher, incluindo a USP e suas publicações do Portal de Revistas e do Portal de Livros. É necessário utilizar uma conexão de IP autorizado e registrar-se para ter acesso a todas as funcionalidades do Dimensions Analytics.