Altmetrics: Como avaliar o impacto online das pesquisas científicas?
Como avaliar o impacto online de uma pesquisa? Nos últimos anos, as altmetrics começaram a ser adotadas por editores, pesquisadores e bibliotecários para mensurar a presença e as citações de produtos de pesquisa, dados e artigos na Internet.
O termo Altmetrics foi proposto por Jason Priem em 2010, quando ele e outros colegas assinaram o Manifesto Altmetrics e tem sido utilizado para mensurar o impacto da pesquisa com base nas atividades online e menções nas mídias online:
- tweets, shares ou links,
- downloads, clicks ou visualizações,
- bookmarks, favoritos ou likes,
- reviews, comentários ou recomendações,
- menções em blogs, facebook, youtube,
- registro em gerenciadores de referências como o Mendeley e Zotero,
- registro de conjuntos de dados (datasets), etc.
Nesse contexto, alguns provedores de informação também passaram a oferecer essas ferramentas: ImpactStory, Plum Analytics, Altmetric Explorer, Webometric Analyst são exemplos de provedores de métricas altmetrics.
Saiba mais sobre isso participando do evento “O que o bibliotecário/pesquisador deve saber sobre métricas alternativas (Altmetrics)”, que acontecerá no dia 30 de maio, no Auditório Safra da Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA/USP. Inscrições: https://www.doity.com.br/plumx2016