Conteúdo do site

Bancos de dados de citações de políticas oferecem novas maneiras de entender o impacto da pesquisa em ciências sociais

Rastrear o impacto político da pesquisa acadêmica é notoriamente difícil, especialmente quando os acadêmicos não estão diretamente envolvidos nos processos de formulação de políticas. No entanto, o desenvolvimento recente de ferramentas para indexar e organizar documentos de política on-line lançou novos insights sobre como a pesquisa, particularmente nas ciências sociais, é usada na política. 

Comentando um estudo recente realizado usando Overton.io, Martin Szomszor , destaca como a pesquisa em ciências sociais supera outros campos de pesquisa em termos de impacto político e como, ao rastrear os impactos políticos, é possível produzir imagens mais sutis do impacto da pesquisa fora do paisagem de pesquisa anglófona dominante. [1]


Os dados de citação têm sido uma ferramenta analítica básica nas disciplinas de ciências físicas e biológicas há mais de 50 anos e são utilizados em todo o ciclo de vida da pesquisa por várias partes interessadas. Embora os bancos de dados de citações tenham sido originalmente desenvolvidos para apoiar pesquisadores com casos de uso de pesquisa e descoberta, o desenvolvimento de indicadores de citação e seu uso subsequente em benchmarking de desempenho levaram a um uso mais amplo de dados de citação na avaliação de pesquisa.

No entanto, esse sucesso tem se concentrado amplamente em um subconjunto de pesquisas acadêmicas em que as citações geralmente se concentram em periódicos. Isso serve bem às ciências exatas, mas dentro das ciências sociais, artes e humanidades, esses tipos de citação representam apenas uma fração da atenção dada à pesquisa e subestimam como ela tem sido usada mais amplamente.

A questão central é que os indicadores de citação padrão refletem apenas a força da influência dentro da academia e são incapazes de medir o impacto além desse domínio. Essa lacuna levou muitos a investigar fontes de dados adjacentes em busca de possíveis sinais de impacto, as chamadas altmetrias, em busca de evidências de que a pesquisa envolveu a sociedade e levou a um impacto socioeconômico ou cultural mais amplo. Entre essas fontes, os documentos de política (e mais amplamente a literatura cinza) foram identificados como um local importante onde a pesquisa de apoio é reconhecida como contribuindo ou influenciando a formulação de políticas.

Essa visão é corroborada pela análise do banco de dados de estudos de caso de impacto REF2014, que constatou que 20% dos estudos de caso estavam associados ao tópico Informando políticas governamentais , com mais frequência no Painel C – ciências sociais. Nesses estudos de caso, as organizações que utilizaram a pesquisa de apoio são listadas na seção Fontes para corroborar a seção de impacto , muitas vezes com links para documentos específicos. Assim, é possível rastrear o impacto da pesquisa por meio dos artigos publicados e suas citações a partir de fontes da literatura cinzenta, ainda que com um custo analítico relativamente alto. O banco de dados Dimensions atualmente retorna 37 publicações que utilizam o banco de dados de estudo de caso de impacto para investigar a influência de políticas.

Recentemente, Overton.io surgiu como uma nova fonte de dados que indexa esses tipos de links e reduz a necessidade de criação de estudo de caso de impacto caro e extração manual de dados. Ao rastrear os documentos publicamente disponíveis de mais de 30.000 fontes internacionais, Overton é capaz de criar um grande banco de dados contendo mais de 5 milhões de documentos e mais de 14 milhões de citações de relatórios, whitepapers, diretrizes, transcrições parlamentares, documentos legais e muitos outros tipos de publicação. Nosso artigo recente Overton: um banco de dados bibliométrico de citações de documentos de políticas é uma pesquisa de alto nível do potencial bibliométrico do banco de dados de citações de políticas, respondendo a perguntas básicas relacionadas à variedade de documentos e fontes de publicação indexadas (por exemplo, geografia, idioma, ano) e a rede de citações que é extraída (por exemplo, volume, distribuição , disciplina, intervalo de tempo).

Uma descoberta importante do artigo é que as citações de documentos indexados por Overton não são focadas nas ciências exatas, como é encontrado em bancos de dados bibliométricos tradicionais, mas são mais prováveis ​​de serem feitas em periódicos nas disciplinas de ciências sociais. A Tabela 1 mostra o número de DOIs únicos referenciados e suas citações totais agregadas usando as áreas de pesquisa Scopus ASJC – uma agregação de alto nível entre assuntos de periódicos.

Área de Pesquisa da ASJC Número de DOIs exclusivos Citações totais
Ciências Sociais e Humanas 839.011 6.036.912
Ciências da Saúde 1.398.586 4.411.784
Ciências da Vida 880.389 3.475.953
Ciências Físicas e Engenharia 407.796 1.495.634
Multidisciplinar 63.370 203.044
Tabela.1 Número de referências Overton às áreas de pesquisa Scopus ASJC

Ao agregar em um nível mais granular, ou seja, disciplinas de pesquisa, fica mais claro onde as referências estão concentradas, como mostra a Figura 1. Embora Medicina seja a disciplina de periódicos mais citada no geral, ela domina a área de pesquisa em ciências da saúde. Nas ciências sociais, as citações estão espalhadas por uma gama maior de assuntos e são mais numerosas no total.

Fig.1 Citações do documento de política de Overton pela Disciplina ASJC

Outra diferença marcante é a representação da linguagem. Aqueles familiarizados com bancos de dados bibliográficos saberão que são dominados por publicações em inglês, o que limita severamente o potencial analítico em ciências sociais, artes e humanidades, onde a pesquisa é frequentemente publicada nos idiomas locais. Os documentos indexados em Overton são muito mais representativos, como mostra a Figura 2. Para cada país listado, os documentos são classificados como publicados em inglês (laranja), em um idioma local (roxo) ou em outro idioma (Outro). Regiões também estão incluídas para Organizações Intergovernamentais (IGO), como a Organização Mundial da Saúde e o Banco Mundial, e a União Européia (UE). Os únicos países onde os documentos no idioma local não são o conteúdo dominante são os países onde o inglês é o idioma nativo

Fig.2 Distribuição de idiomas das publicações por país de origem da publicação

Este é um desenvolvimento empolgante para a comunidade de avaliação de pesquisa, especialmente aqueles com interesse nas ciências sociais. Não apenas mostra o potencial para a pesquisa e caracterização de grandes portfólios de pesquisa, como para instituições, financiadores e editores, mas também fornece novas maneiras para pesquisadores individuais entenderem como sua própria pesquisa é usada fora da academia, dando-lhes recursos adicionais fortalecer seu perfil profissional.

O conteúdo gerado neste blog é apenas para fins informativos. 

Crédito da imagem: Imagem em destaque Christa Dodoo via Unsplash, em imagens de texto reproduzidas com permissão dos autores. 


== REFERÊNCIA ==

[1] SZOMSZOR, Martin. Policy citation databases offer new ways to understand the impact of social sciences research. Blog LSE, March 23rd, 2022. London: London School and Economics and Political Science (LSE), 2022. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2022/03/23/policy-citation-databases-offer-new-ways-to-understand-the-impact-of-social-sciences-research/ Acesso em: 22 nov. 2022

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais

© 2015 - 2024 ABCD - Todos os direitos reservados | Apoio: Apoio Fapesp

Pular para o conteúdo