Como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas

Este texto é uma reprodução resumida do documento original produzido pela Federação Internacional das Associações e Instituições ligadas às Bibliotecas (IFLA). Tradução: FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Instituições [1]

A nova agenda de 2030 da ONU é um marco inclusivo, integrada por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que englobam o desenvolvimento econômico, ambiental e social. Através do alcance dos objetivos dessa agenda nada será relegado. As bibliotecas são instituições fundamentais para se alcançar esses objetivos. O acesso público à informação permite que as pessoas tomem decisões conscientes que podem melhorar suas vidas. As comunidades que têm acesso à informação relevante e no tempo certo estão melhor posicionadas para erradicar a pobreza e a desigualdade, melhorar a agricultura, proporcionar educação de qualidade e promover a saúde, a cultura a pesquisa e a inovação.

O acesso à informação foi reconhecido no Objetivo 16 dos ODS: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, facilitar o acesso à justiça para todos e criar instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais. Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo) e Tecnologias de Informação e Comunicação – Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres.

Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e se empenhar para oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos, até 2020. Operacionalizar plenamente o Banco de Tecnologia e o mecanismo de capacitação em ciência, tecnologia e inovação para os países menos desenvolvidos até 2017,e aumentar o uso de tecnologias de capacitação, em particular das tecnologias de informação e comunicação) também estão incluídos nos ODS. Em todo o mundo 320.000 bibliotecas públicas e mais de um milhão de bibliotecas parlamentares, nacionais, universitárias, de pesquisa, especializadas e escolares garantem que as informações e o conhecimento para utilizá-las estejam disponíveis para todos, convertendo-se em instituições fundamentais para a era digital .

As bibliotecas oferecem infraestrutura para as tecnologias de informação (TICs) e ajudam as pessoas a desenvolver a capacidade de usar a informação de forma eficaz e preservá-la para garantir o acesso permanente às futuras gerações. Proporcionam uma rede confiável de instituições locais que podem chegar a todos os setores da população. Metade da população mundial não tem acesso a informação em rede. Em nossa sociedade do conhecimento, as bibliotecas proveem acesso e oportunidades para todos. E a alfabetização universal é reconhecida na visão da agenda de 2030 da ONU. Imaginamos um mundo com alfabetização universal. Agenda 2030 das Nações Unidas.

AS BIBLIOTECAS APOIAM TODOS OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
As bibliotecas e o acesso à informação contribuem para o alcance de todos os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) por meio das seguintes ações:
• Promover a alfabetização universal, incluindo a alfabetização e as habilidades digitais,   midiáticas e informacionais com o apoio de equipe especializada;
• Superar as dificuldades no acesso à informação e ajudar o governo, a sociedade civil e o   setor privado a compreenderem melhor as necessidades locais em matéria de informação;
• Promover um serviço em rede contendo os sites e programas governamentais;
• Promover a inclusão digital por meio das TICs;
• Atuar como centro da comunidade acadêmica e de pesquisa;
• Preservar e proporcionar o acesso à cultura e ao patrimônio do mundo.

AS BIBLIOTECAS IMPULSIONAM O PROGRESSO ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030 DA ONU
Enquanto os ODS são objetivos universais, cada país será responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias nacionais para alcança-los e deverá monitorar e informar os progressos. À medida que se desenvolvem esses planos, a comunidade bibliotecária de cada país poderá demonstrar como as bibliotecas contribuem para o cumprimento dos objetivos e satisfação das necessidades locais de desenvolvimento.

CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA:
[1] INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA. Acesso e oportunidade para todos: Como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/590 Acesso em: 29 agosto 2022.