Bibliotecas verdes?

 

 

 

 

Encontra-se em andamento um processo de avaliação pela International Federal Library Associations and Institutions (IFLA) – Section Environment, Sustainability and Libraries – ENSULIB que premiará a melhor biblioteca verde e o melhor projeto de biblioteca verde.

Com o patrocínio da De Gruyter Publishing (Boston/Berlim), a ENSULIB circulou uma Chamada de Submissões para o IFLA Green Library Award pelo sétimo ano consecutivo. Qualquer tipo de biblioteca verde ou qualquer projeto, iniciativa ou ideia de biblioteca verde excepcional foi convidado a se candidatar ao Prêmio Biblioteca Verde da IFLA. Bibliotecas com um orçamento pequeno, mas de grande impacto foram explicitamente convidadas a participar do concurso. Todas as candidaturas submetidas recebidas pela ENSULIB foram primeiro verificadas para determinar se estavam devidamente preparadas e se seguiram as orientações de submissão. Na seleção, procurou-se também alcançar um equilíbrio geográfico, seguindo os requisitos gerais da IFLA, objetivos e valores que incluem a diversidade geográfica. O prazo para submissão foi 14 de março de 2022.

Apesar da pandemia global e do seu enorme impacto nas bibliotecas, foram recebidas 30 submissões de todo o mundo, incluindo Argentina (2), Bélgica, Bulgária, China, Colômbia (5), Croácia (2), República Checa (2 ), França (3), Índia, Itália (2), Noruega, Polônia, Rússia (3), Cingapura, Espanha, Suécia e Estados Unidos da América (2). Veja a lista completa em 7th IFLA Green Library Award 2022 Longlist.

Entretanto, qual seria o conceito ou os critérios de avaliação para determinar se uma biblioteca é verde ou não? Esta é uma tradução dos critérios apresentados e uma compilação de textos sobre o tema.

Segundo Modal (2021), “Uma biblioteca verde, também conhecida como biblioteca sustentável, é uma biblioteca construída com preocupações em mente. As bibliotecas verdes fazem parte do movimento de construção verde mais amplo. Bibliotecas, particularmente as bibliotecas públicas, são centros de aprendizagem ao longo da vida para pessoas de todas as idades nas comunidades. As bibliotecas não são apenas repositórios de conhecimento, mas também importantes recursos de informação para aumentar a conscientização sobre as preocupações ambientais. Bibliotecas verdes conscientizam o público sobre as questões ambientais por meio de suas coleções, instalações ecológicas e programas de bibliotecas públicas. Entre outras coisas, as bibliotecas verdes maximizam os efeitos da luz natural do sol e do fluxo de ar natural; bibliotecas verdes são cuidadosamente projetadas, levando em consideração a seleção do local para o projeto estrutural, uso de energia, materiais usados ​​e efeitos na saúde humana [1].

Consulte também uma lista de textos sobre Bibliotecas Verdes obtida na plataforma Dimensions

De acordo com a IFLA [2], uma Biblioteca Verde é uma biblioteca que atende aos requisitos para bibliotecas verdes e sustentáveis ​​da forma mais abrangente possível. Para ter sucesso nesta categoria, o trabalho ambiental e sustentável deve envolver toda a biblioteca. A biblioteca deveria ter trabalhado para diminuir sua pegada de carbono (carbon footprint) e oferecer recursos e serviços de biblioteca verde. O trabalho deve estar substancialmente concluído ou ter sido concluído nos últimos 12 meses, e os resultados visuais ou mensuráveis ​​devem estar disponíveis. O tamanho ou orçamento da biblioteca não é decisivo – o foco está na difusão do trabalho ambiental e no engajamento social (por exemplo: um novo prédio de biblioteca e serviços de biblioteca novos e inovadores).

Um Projeto de Biblioteca Verde é um projeto de biblioteca ambiental e sustentável que é limitado em escopo, tempo e orçamento. O projeto pode ser específico para uma ou mais áreas de operações da biblioteca, mas deve ser significativo no avanço de metas ambientais e sustentáveis, pelo menos localmente. Para ter sucesso nesta categoria, o projeto ambiental deve ter sido concluído nos últimos 12 meses ou estar em andamento, e alguns resultados visuais ou mensuráveis ​​devem estar disponíveis. O tamanho do orçamento do projeto não é decisivo – o foco está no trabalho ambiental realizado no projeto (por exemplo: um projeto de educação ambiental infantil ou projeto de lixo zero dos alunos na biblioteca do campus).

Um reconhecimento especial vai para um projeto que foi realizado com recursos mínimos, mas de grande impacto.

Critérios gerais


1. Qualidade da submissão : Quão clara e completa é a submissão? Quão bem trabalhado é? Inclui elementos de narrativa?

2. O escopo da sustentabilidade : Até que ponto a submissão presta atenção aos aspectos ambientais, econômicos e sociais da sustentabilidade?

3. A importância do trabalho ambiental realizado : Qual é o valor e o impacto do trabalho realizado (local, nacional ou globalmente)? Qual é a qualidade geral do trabalho? Os resultados são duradouros?

4. Inovação: Há algo novo ou criativo na submissão local, nacional ou globalmente?

5. Comunicação, envolvimento da comunidade e marketing : Quão bem o trabalho ambiental é comunicado a um público mais amplo durante e após o projeto? A comunidade ou grupo-alvo teve a oportunidade de participar do trabalho ambiental?

A submissão da Best Green Library é necessária para cumprir todos (ou a maioria) dos critérios abaixo.
A submissão do Projeto Best Green Library é necessária para atender aos critérios de pelo menos uma das áreas abaixo.

Sustentabilidade física


6. Pegada de carbono : A maioria das emissões vem dos prédios das bibliotecas – essas emissões foram reduzidas: eficiência energética, gestão de resíduos, aquisições, logística, aquecimento e refrigeração, localização (incluindo acessibilidade a pé, bicicleta, transporte público)?

7. Princípios do escritório verde: As rotinas do escritório verde estão em uso?

Sustentabilidade econômica


8. Consumo reduzido : O consumo é restringido? Quão?

9. Nova economia : A adoção da economia circular e compartilhada pela biblioteca está avançada e foi disponibilizada à comunidade? A biblioteca promove a adoção da economia compartilhada e circular, oferecendo espaços e dispositivos compartilhados?

Sustentabilidade qualitativa e social


10. Impressão de mão de carbono : quanto os usuários podem aumentar sua própria impressão de mão de carbono usando coleções de bibliotecas, serviços, salas compartilhadas ou dispositivos? A biblioteca facilita para os usuários a redução de seu consumo? Os usuários têm consciência de como sua biblioteca faz isso?

11. Serviços de biblioteca verde : A biblioteca oferece acesso fácil a informações ambientais confiáveis ​​e atualizadas? A biblioteca oferece educação ambiental ou lidera projetos de recuperação de informações ambientais?

12. Sustentabilidade social : A boa educação, alfabetização, envolvimento da comunidade, diversidade intercultural, inclusão social e participação geral são evidentes? A biblioteca trabalha ativamente com os clientes para reduzir a desigualdade?

Gestão ambiental


13. Gestão ambiental: A biblioteca estabeleceu metas ambientais deliberadas e trabalha para diminuir seu próprio impacto negativo no meio ambiente? A política ambiental, o compromisso e os resultados do trabalho ambiental são comunicados a um público mais amplo?

14. Compromisso com metas e programas ambientais gerais: A biblioteca se comprometeu com certificados, programas ou acordos ambientais? O trabalho da biblioteca cumpre os ODS da ONU – em caso afirmativo, quais e como?

== NOTAS ==

DIMENSIONS. Search about “Green Libraries”. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2022/04/Green_Libraries_Dimensions-Publication-2022-04-03_13-12-21.xlsx Acesso em: 03 abril 2022. Dados de 03 abril de 2022 a partir da Plataforma Dimensions: https://app.dimensions.ai/discover/publication

== REFERÊNCIAS ==

[1] MODAL, H. An Overviews of Green Library: A Step Towards Sustainable World. In: An Overviews of Green Library: A Step Towards Sustainable World. Mayas Publication, July 2021. p. 15-34. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353211645_An_Overviews_of_Green_Library_A_Step_Towards_Sustainable_World Acesso em: 03 abril 2022.

[2] INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARIES ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Disponível em: https://www.ifla.org/ifla-green-library-award-evaluation-criteria/ Acesso em: 03 abril 2022.