Clarivate adiciona Preprint Citation Index à Web of Science

Ajudar os pesquisadores a acessar preprints com mais facilidade em uma plataforma confiável para promover o progresso científico

Londres, Reino Unido, 9 de fevereiro de 2023

Clarivate Plc (NYSE:CLVT), líder global em conectar pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar seu mundo, adicionou o Preprint Citation Index ™ à plataforma Web of Science ™. Os pesquisadores agora podem localizar e vincular preprints juntamente com outro conteúdo confiável no banco de dados, para simplificar o processo de pesquisa e ajudar a fazer conexões significativas mais rapidamente.

Na publicação acadêmica, uma pré-impressão é uma versão de um artigo de pesquisa ou resultado disponível publicamente em repositórios online antes da revisão por pares. O acesso a preprints na Web of Science torna mais rápido e fácil para os pesquisadores incluí-los em seus fluxos de trabalho de pesquisa existentes. Ele permite acesso imediato a pré-impressões atualizadas, agregadas e pesquisáveis ​​de repositórios selecionados vinculados a perfis de autor.

No lançamento, o Preprint Citation Index fornece quase dois milhões de preprints dos repositórios arXiv, bioRxiv, chemRxiv, medRxiv e Preprints.org. Documentos de mais de uma dúzia de repositórios adicionais serão adicionados ao longo de 2023. Os registros de pré-impressão podem ser descobertos juntamente com outras produções acadêmicas no Web of Science e conectados às versões finais do registro, quando aplicável. Eles são claramente marcados nos resultados da pesquisa e não incluídos em nenhuma métrica de citação, incluindo Times Cited Counts ou Journal Impact Factor™ (JIF) dentro do Web of Science Core Collection™ ou Journal Citation Reports™.

O Preprint Citation Index permite aos usuários:

  • Localize versões de registro (quando aplicável) para preprints: Encontre e faça referência a artigos revisados ​​por pares com links de preprints para a Web of Science Core Collection
  • Conecte preprints a artigos de periódicos: descubra conexões entre preprints de ponta indexados no Preprint Citation Index e artigos de periódicos indexados na Web of Science Core Collection por meio de links de citações.
  • Expanda a visão da experiência de um pesquisador: coloque preprints no contexto da carreira de um pesquisador com preprints exibidos no Perfil do pesquisador do Web of Science do autor.
  • Monitore novas pesquisas em vários repositórios: um autor pode definir um alerta para palavras-chave ou um pesquisador de interesse nomeado para ser notificado quando preprints relevantes estiverem disponíveis.

Francesca Buckland , diretora sênior de gerenciamento de produtos, Web of Science da Clarivate: “Para pesquisadores focados nos desafios globais urgentes de hoje, o acesso a pré-impressões pode acelerar significativamente o progresso científico e alimentar os maiores avanços do mundo. Criamos o Preprint Citation Index para apoiar pesquisas mais rápidas e completas, através das lentes do conteúdo confiável de alta qualidade pelo qual a Web of Science é conhecida.”

Após muitos meses de planejamento, estamos lançando o Preprint Citation Index™, uma coleção multidisciplinar de preprints dos principais repositórios que ajuda os pesquisadores a se manterem atualizados com as pesquisas mais recentes, mantendo a confiança nos recursos de que dependem.

Com o lançamento do Preprint Citation Index , estamos tornando ainda mais fácil para os pesquisadores incluir preprints em seus fluxos de trabalho de pesquisa existentes. Os usuários agora podem localizar e vincular preprints juntamente com a literatura acadêmica tradicional enquanto trabalham em seu ambiente de pesquisa e descoberta preferido, trazendo mais visibilidade para preprints.

Com a adição do Preprint Citation Index, o Web of Science™ pode ser usado como um portal único para pesquisar periódicos, livros, procedimentos, conjuntos de dados e agora preprints – simplificando o processo de pesquisa e ajudando a fazer conexões importantes mais rapidamente.

Aumentando o foco em pré-prints

Na publicação acadêmica, uma pré-impressão é uma versão de um artigo ou resultado de pesquisa que está disponível publicamente em um repositório antes de ser revisado por pares. Preprints existem desde o início dos anos 90, mas a pandemia do COVID-19 aumentou a atenção sobre eles, destacando a importância de prazos de publicação reduzidos, bem como os desafios de usar fontes não revisadas durante o processo de pesquisa.

Para pesquisadores focados nos desafios globais urgentes de hoje, o acesso a preprints pode acelerar significativamente o progresso científico. Criamos o Preprint Citation Index para que os pesquisadores possam descobrir e usar preprints e artigos de periódicos em uma plataforma confiável.

O Preprint Citation Index em ação

O Preprint Citation Index fornece atualmente quase dois milhões de preprints de arXiv, bioRxiv, chemRxiv, medRxiv e Preprints.org. Planejamos adicionar preprints de uma dúzia de repositórios adicionais, bem como exibir revisões por pares abertas no Preprint Citation Index ao longo de 2023.

Nossa coleção exclusiva e multidisciplinar de pré-impressões ajuda a:

  • Localize versões de registro (quando aplicável) para preprints: encontre e faça referência a artigos revisados ​​por pares com links de preprints para registros da Web of Science Core Collection™ .
  • Conecte preprints a artigos de periódicos: descubra conexões entre preprints de ponta indexados no Preprint Citation Index e artigos de periódicos indexados na Web of Science Core Collection por meio de links de citações.
  • Expanda a visão da experiência de um pesquisador: coloque preprints no contexto da carreira de um pesquisador com preprints exibidos no Perfil do pesquisador do Web of Science do autor.
  • Monitore novas pesquisas em vários repositórios: um autor pode definir um alerta para palavras-chave ou um pesquisador de interesse nomeado para ser notificado quando preprints relevantes estiverem disponíveis.

Preprint Citation Index e Web of Science Core Collection: separados, mas complementares

É importante observar que o novo Preprint Citation Index é um banco de dados autônomo que fornece aos pesquisadores e estudantes de pós-graduação acesso imediato a um conjunto atualizado, agregado e pesquisável de preprints vinculados a perfis de pesquisadores. Preprints não estão incluídos na Web of Science Core Collection.

Para ajudar a garantir que isso fique claro na plataforma Web of Science, ao executar uma pesquisa ‘Todos os bancos de dados’, a configuração padrão é filtrada para excluir pré-impressões – o que significa que você precisará ‘optar’ para incluí-los em sua pesquisa. Esse recurso pode ser ativado e desativado e salvo como uma preferência. Quando incluídos na pesquisa, os preprints são claramente marcados nos resultados da pesquisa e na página de registro completa com um aviso.

Além disso, as citações de pré-impressão também não são incluídas nas contagens de Times Cited, Journal Impact Factor™ (JIF) ou qualquer outra métrica de citação na Web of Science Core Collection ou Journal Citation Reports™. Estamos vinculando preprints e os artigos acadêmicos que eles citam, para que os pesquisadores possam encontrar as pesquisas mais recentes relacionadas a um artigo. Este link não exibe uma contagem numérica de citações. Nas contagens de Número de citações de um artigo, os usuários podem ver um link para visualizar as pré-impressões das citações.

Impacto de um ecossistema integrado de publicação de pesquisa

Sabemos que a pesquisa de conteúdo pré-impresso agregado junto com outros conjuntos de conteúdo economiza um tempo valioso, simplificando o processo de pesquisa e ajudando os pesquisadores a fazer conexões importantes com mais rapidez.

Prevemos que a descoberta de preprints no ambiente da Web of Science também simplificará o processo de avaliação da qualidade e confiabilidade do preprint, conectando-os às versões de registro e vinculando-os a outras produções acadêmicas de autores de preprints.

Esse novo banco de dados também pode ajudar os pesquisadores a identificar tendências no cenário de preprints com a ajuda de metadados padronizados, incluindo a capacidade de analisar a produção de preprints a partir de 2021 por afiliações institucionais, regiões ou financiadores.

Estamos entusiasmados em ver como os pesquisadores usarão o Preprint Citation Index para apoiar pesquisas mais rápidas e de maior qualidade e como isso pode ampliar e fortalecer o ecossistema de pesquisa global – abrindo portas para um futuro mais aberto, transparente e conectado.

Para obter mais informações sobre o Preprint Citation Index, consulte nosso site .

Notas aos editores:

arXiv é uma plataforma de compartilhamento de pesquisa com curadoria aberta a qualquer pessoa. Como pioneiro em acesso aberto digital, o arXiv.org agora hospeda mais de dois milhões de artigos acadêmicos nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas e economia, com curadoria de um forte comunidade de moderadores voluntários.

bioRxiv é um serviço online de arquivo e distribuição para preprints nas ciências da vida. É operado pelo Cold Spring Harbor Laboratory, uma instituição educacional e de pesquisa sem fins lucrativos.

medRxiv é um arquivo online e servidor de distribuição para pré-impressões nas ciências médicas, clínicas e relacionadas à saúde. O medRxiv é operado pelo Cold Spring Harbor Laboratory, uma instituição educacional e de pesquisa sem fins lucrativos, em parceria com a Universidade de Yale, e o BMJ, um provedor global de conhecimento em saúde.

ChemRxiv é um serviço de submissão, distribuição e arquivo de pré-impressões não publicadas em química e áreas afins. A ChemRxiv é co-propriedade e gerida em colaboração pela American Chemical Society (ACS), Chinese Chemical Society (CCS), Chemical Society of Japan (CSJ), German Chemical Society (GDCh) e Royal Society of Chemistry (RSC).

Preprints.org é uma plataforma multidisciplinar que fornece serviço de pré-impressão dedicado a tornar as primeiras versões de resultados de pesquisa permanentemente disponíveis e citáveis. É apoiado pelo MDPI em Basel, Suíça.

Sobre a Clarivate

A Clarivate é uma provedora líder global de serviços de informação. Conectamos pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar sua perspectiva, seu trabalho e nosso mundo. Nossas soluções baseadas em assinatura e tecnologia são combinadas com profundo conhecimento de domínio e abrangem as áreas de Academia e Governo, Ciências da Vida e Saúde e Propriedade Intelectual. Para obter mais informações, visite clarivate.com.

 

== REFERÊNCIA ==

BUCKLAND, Francesca. The Preprint Citation Index: linking preprints to the trusted Web of Science ecosystem. Disponível em: https://clarivate.com/blog/the-preprint-citation-index-linking-preprints-to-the-trusted-web-of-science-ecosystem/ Acesso em: 13 fev. 2023.