E-Book de destaque do mês de junho de 2023

Inventário participativo Arouche LGBTQIA+

Mariana Kimie Nito
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Este livro foi organizado em torno da vivência e do repertório construído pelo Coletivo Arouchianos LGBTHQIAPD+ com os conhecimentos e técnicas da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP), que desenvolveram em parceria o projeto intitulado Patrimônio Histórico e Cultural LGBTHQIAPD+: Inventário Participativo da Região do Largo do Arouche  (São Paulo/SP), entre os anos de 2021 e 2022.

A obra busca dar visibilidade às narrativas da população que se encontra no Largo do Arouche e região por meio de um inventário participativo das referências culturais do território, bem como procura reconhecer sua ocupação histórica.

Assim, permite lançar outro olhar, rompendo com preconceitos e formas de discriminação à comunidade preta, pobre e LGBTQIA+. A proposta se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas: (4) Educação de qualidade; (5) Igualdade de Gênero; (10) Redução das Desigualdades; (11) Cidades e Comunidades Sustentáveis; (16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e (17) Parcerias e Meios de Implementação.

== REFERÊNCIA ==

NITO, Mariana Kimie. Inventário participativo Arouche LGBTQIA+. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064481 Disponível em: www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1036 . Acesso em 29 junho. 2023.

Sobre o Portal de Livros Abertos da USP

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP da Universidade de São Paulo gerenciado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP).

Inaugurado em março de 2016, o Portal de Livros Abertos da USP utiliza o Open Monograph Press (OMP) da Public Knowledge Project (PKP). Os temas dos livros são variados, eles estão divididos em categorias como engenharia, ciências biológicas, teatro, educação, turismo, etnologia e documentação jurídica. Há ainda as séries, exemplos de títulos são Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia​.

Todas as obras estão em acesso aberto e texto completo sob licença Creative Commons 4.0., exceto quando outra licença estiver indicada. O Portal possui um Comitê Científico Editorial formado por docentes e bibliotecários. Para publicar uma obra no Portal, consulte os critérios de submissão.

Link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP