Fator de Impacto 2022 – Clarivate nomeia os principais periódicos com base nas citações

A cada ano, o lançamento do Journal Citation Reports™ (JCR) fornece um resumo da rede de citações acadêmicas do ano anterior de cobertura da Web of Science™. É um instantâneo do cenário de pesquisa em constante evolução. Os dados são referentes a 2021.

O lançamento anual do JCR permite que a comunidade de pesquisa avalie as revistas acadêmicas de alta qualidade do mundo usando uma variedade de indicadores, dados descritivos e visualizações. Os relatórios são usados ​​extensivamente por editores acadêmicos em todo o mundo para entender o impacto acadêmico de seus periódicos em relação ao seu campo e promovê-los à comunidade de pesquisa.

O JCR é baseado em dados de 2021 compilados da Web of Science Core Collection™, a coleção líder de periódicos, livros e anais de conferências de qualidade no maior banco de dados global de citações neutras para editores do mundo. As publicações são avaliadas por uma equipe global de editores internos da Clarivate usando rigorosos critérios de seleção. Os dados do conteúdo selecionado são cuidadosamente selecionados para garantir a precisão nas métricas do JCR, juntamente com um amplo corpo de dados descritivos. Esses insights permitem que pesquisadores, editores, editores, bibliotecários e financiadores explorem os principais impulsionadores do valor de um periódico para diversos públicos.

Por quase 50 anos, editores, instituições, financiadores e pesquisadores confiaram nos dados da Coleção da Base Web of Science e seus indicadores, principalmente o indicador de impacto de uma revista por meio do Journal Citation Reports™ (JCR). Esse trabalho tem auxiliado os pesquisadores a identificar os principais periódicos do mundo nas ciências biológicas, exatas, humanas e ciências sociais a entender as principais tendências de impacto de citações e estruturar sua estratégia de publicação, uma vez que o indicador baseia-se no número de citações dos itens publicados nas revistas indexadas na Web of Science, base multidisciplinar internacional mantida pela Clarivate.

No momento indexa 21.430 títulos de revistas de 240 países. Nessa edição, 192 títulos foram incorporados à Coleção da Web of Science. Cada revista atendeu aos nossos rigorosos padrões de qualidade. Vinte e oito critérios de avaliação do periódico foram aplicados. O Controle de qualidade dos periódicos que mostram evidências de autocitação ou empilhamento excessivo de citações são removidos.

Defendendo a integridade da pesquisa e um novo tipo de distorção de citação 

Para apoiar a objetividade na seleção de periódicos e a integridade dos relatórios, a Clarivate suprimiu três periódicos do JCR (sem presunção ou acusação de irregularidade), representando 0,01% dos periódicos listados. A Clarivate monitora e exclui periódicos que demonstram comportamento de citação anômalo, incluindo quando há evidência de autocitação excessiva do periódico e/ou empilhamento de citações. A metodologia e os parâmetros para o efeito da autocitação do periódico nas métricas do JCR foram atualizados em 2020 para melhor levar em conta as normas da disciplina. A supressão de um periódico do JCR não equivale a uma exclusão da Web of Science Core Collection.

Além disso, este ano, a equipe de integridade editorial da Clarivate identificou um novo tipo de comportamento de citação anômalo: auto empilhamento. É onde a revista contém um ou mais documentos com citações altamente concentradas no numerador JIF do próprio título. Este é o primeiro ano em que definimos formalmente os critérios para supressão de auto-empilhamento e, como tal, tomamos a decisão de emitir um aviso a seis periódicos em vez de suprimir o JIF do periódico. Daqui para frente, o auto-empilhamento contínuo do diário resultará na supressão do Journal Impact Factor (JIF).

A Clarivate revisa continuamente o conteúdo com o objetivo de desenvolver triagem adicional para distorções do JIF.

Uma visão multidimensional do desempenho do periódico

Ao avaliar um revista científica, você precisa saber mais do que apenas um número. Visualize a relação entre citações de artigos e periódicos com visualizações e dados vinculados juntamente com estatísticas descritivas. A partir do lançamento de 2022, o JCR agora também inclui os principais periódicos do mundo nas artes e humanidades.

Fatos importantes dos dados de 2021:

  • O Journal Citation Reports contém mais de 21.000 periódicos, de 254 categorias de pesquisa e 114 países. Isso inclui:
  • 12.800 revistas científicas
  • 6.600 revistas de ciências sociais
  • 3.000 revistas de artes e humanidades
  • Quase 13.000 periódicos têm pelo menos uma publicação de acesso aberto ouro
  • Mais de 5.300 periódicos publicam todo o seu conteúdo em acesso aberto
  • 192 periódicos receberam pela primeira vez um Journal Impact Factor

Cada perfil de periódico no JCR fornece uma ampla variedade de métricas de inteligência de periódicos e permite que os usuários filtrem por categoria e classificação. Esses incluem:

  • O Journal Citation Indicator, que representa o impacto médio da citação normalizada por categoria para artigos publicados no período anterior de três anos. Todos os periódicos do JCR são elegíveis para receber essa métrica a partir de 2021
  • O Índice de Imediatismo, que mede a frequência com que o conteúdo da revista é citado no mesmo ano de publicação;
  • A classificação da revista na categoria, determinada pelo Fator de Impacto da Revista, expressa em percentil;
  • Meia-vida citada, que é a idade mediana, em anos, dos itens do periódico que foram citados durante o ano do JCR; e
  • Fator de Impacto da Revista , que é concedido a periódicos em SCIE e SSCI, e que dimensiona as citações recebidas para conteúdo recente por uma medida do tamanho da produção acadêmica do periódico.

Além disso, os Journal Citation Reports incluem dados descritivos, como conteúdo de acesso aberto, principais instituições e regiões contribuintes.

O COVID-19 continua a influenciar todos os aspectos da publicação acadêmica, assim como afetou todos os aspectos da sociedade

Para explorar as razões que podem estar por trás de periódicos com altos aumentos em seus JIFs, identificamos 10.100 periódicos com um JIF de 2021 acima de 2.000 [1] e focamos em periódicos que mostram um JIF pelo menos o dobro em valor em relação a 2019. Isso reduziu o número de periódicos para 222, dos quais 105 estavam em um pequeno número de categorias em medicina geral, cuidados intensivos, saúde pública, doenças infecciosas, imunologia e ciências biomédicas básicas. Alguns periódicos nessas áreas mostram JIFs 10 vezes maiores do que antes.

A extração dos artigos mais citados de periódicos fora das áreas de medicina e pesquisa biomédica mostrou que a maioria – mas não todos – os periódicos tinham um ou mais artigos altamente citados lidando com muitos aspectos da crise global do COVID-19 – da influência dos bloqueios nas medidas da desigualdade social/econômica, até como as interrupções na cadeia de suprimentos afetaram a agricultura. O JCR, coletando e resumindo essa literatura alterada, também reflete essas grandes rupturas e continua a oferecer uma janela única para a evolução da pesquisa.

Uma crise na escala de uma pandemia global afetou todas as partes da vida, em todas as partes do mundo. O COVID-19 e as ramificações de sua disseminação foram tópicos de estudo inteiramente novos e mudaram o cenário da publicação acadêmica. A resposta massiva e rápida da comunidade acadêmica ao COVID-19 se estende muito além da assistência médica ou das ciências médicas, e suas ondulações continuarão por anos ou décadas.

Isso ressalta a amplitude e a importância do ODS 3: Saúde e bem-estar como um aspecto crítico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com os quais a Clarivate está totalmente comprometida . Trabalhando com nossos clientes, temos orgulho de fazer parte da comunidade global de pesquisa trabalhando juntos em direção a um mundo sustentável, aprendendo com a pandemia do COVID-19 e mostrando os vínculos vitais entre as pesquisas, conforme demonstrado na Web of Science.

Os relatórios de citações de periódicos podem ajudá-lo a entender as principais tendências de impacto de citações para informar sua estratégia de publicação. Saiba mais aqui .

[1] Periódicos com JIFs abaixo de 2.0 mostram efeitos exagerados na mudança percentual no JIF decorrentes de mudanças relativamente pequenas na taxa de citação, então eles foram excluídos.

Para obter uma explicação mais detalhada do lançamento deste ano, consulte o blog .

Visite o site do Journal Citation Reports   para explorar todos os dados, métricas e análises disponíveis. Você pode encontrar mais informações, incluindo nossa política de supressão, no Journal Citation Reports Reference Guide

Dois novos eventos impulsionaram os dados de 2020: a inclusão de conteúdo de acesso antecipado no JCR pela primeira vez e o súbito aparecimento do COVID-19 como um campo de estudo totalmente novo e extremamente urgente. Esses fatores tornaram os dados de 2020 explorados no lançamento do ano passado particularmente incomuns. Mais periódicos aumentaram no Journal Impact Factor (JIF) de 2019 a 2020 do que em qualquer outro intervalo de ano para ano na última década.