Fórum Latino-Americano de Avaliação da Pesquisa (FOLEC-CLACSO): saiba mais!

A reforma da avaliação da pesquisa na América Latina e no Caribe é uma chave mestra para fortalecer e expandir a Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) inclusiva, diversa e de qualidade em alinhamento com os princípios e práticas de um movimento regional de longa data de ciência aberta e acesso aberto e sua contribuição para o bem-estar dos cidadãos e dos grupos vulneráveis ​​em uma das regiões mais desiguais do mundo.

O Fórum Latino-Americano de Avaliação da Pesquisa (FOLEC-CLACSO) é um espaço de debate sobre os significados, políticas e práticas dos processos de avaliação da pesquisa na região. A partir de uma perspectiva aberta, colaborativa e de conhecimento público, busca fortalecer abordagens e modelos de ciência democratizantes e sustentáveis, comprometidos com os problemas de nossas sociedades.

 

O Fórum Latino-Americano de Avaliação de Pesquisas (FOLEC) do CLACSO tem realizado nos últimos três anos diferentes estratégias, como ações de mobilização, trabalhos de advocacia, estudos de diagnósticos e propostas juntamente com uma Declaração de Princípios , para co-desenhar uma agenda comum de pesquisa responsável reforma da avaliação, com alto nível de consenso na região, como parte de uma conversa global mais ampla.

A apresentação apresenta as singularidades dos sistemas regionais de avaliação de CTI e do ensino superior e suas principais distorções e iniquidades para melhorar a qualidade da pesquisa na América Latina e no Caribe. Além disso, recupera algumas reflexões metodológicas sobre projetos de baixo para cima participativos, equitativos, diversos e inclusivos e lições aprendidas para promover a abertura, a colaboração e o pluralismo epistêmico na mudança.

O início formal desta iniciativa foi em novembro de 2019 na Cidade do México, com a realização do Primeiro Seminário Latino-Americano de Avaliação de Pesquisas , co-organizado pelo CLACSO e pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt, México). O evento reuniu especialistas da região, representantes de Agências Nacionais de Ciência e Tecnologia e Centros Membros do CLACSO para analisar os processos de avaliação do trabalho científico e gerar propostas da América Latina e do Caribe, em diálogo com as tendências e melhores práticas internacionais.

Em 2020, o FOLEC-CLACSO desenvolveu uma etapa de diagnósticos , propostas e princípios norteadores em relação aos processos e significados da reforma da avaliação da pesquisa na região, que se refletiram em diferentes documentos de trabalho, reuniões e atividades. Em 2021, ocorreu o Segundo Fórum Latino-Americano de Avaliação da Pesquisa (FOLEC) , co-organizado pelo CLACSO e o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET, Argentina), no âmbito do Terceiro Fórum Aberto de Ciência na América Latina e Caribe, CILAC 2020-2021, em diálogo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Durante esses anos, o CLACSO-FOLEC desenvolveu diferentes atividades de mobilização que buscaram gerar uma agenda comum, com alto nível de consenso, sobre os desafios das políticas de avaliação da pesquisa. Ao mesmo tempo, o CLACSO-FOLEC, em parceria com vários pesquisadores, especialistas e referências da área, produziu vários documentos de diagnóstico e propostas, resumos de políticas e resultados de projetos de pesquisa que forneceram ferramentas para fortalecer diferentes componentes da avaliação responsável da pesquisa na região, em diálogo com as tendências internacionais em Ciência Aberta. Por suas múltiplas ações, o CLACSO-FOLEC foi reconhecido entre os 15 mobilizadores e definidores internacionais da avaliação responsável da pesquisa e os 10 melhores sites e recursos sobre o tema, segundo relatório do Global Research Council (GRC). Desde 2022, foi membro do Conselho Executivo da Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA). O CLACSO-FOLEC também foi convocado pelo International Council for Science, UNESCO, Inter-Academy Partnership, Global Young Academies, para integrar grupos de trabalho internacionais que desenvolvem diretrizes internacionais para avaliação de pesquisa em tempos de ciência aberta.

No contexto da 9ª Conferência Latino-Americana e do Caribe de Ciências Sociais, o CLACSO co-organizou, com o apoio do Conacyt, um Terceiro Seminário Internacional do Fórum Latino-Americano de Avaliação da Pesquisa (FOLEC), intitulado “Avaliação da pesquisa em tempos de ciência aberta, inclusiva e relevante. Desafios culturais, cognitivos e político-institucionais para a produção, circulação e indexação do conhecimento na América Latina e no Caribe. Rumo a uma agenda pró-ativa, multissetorial e regional-global de políticas e práticas avaliativas”, que aconteceu nos dias 9 e 10 de junho na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Lá, aconteceram 15 atividades no formato de mesas redondas, painéis e conferências, com a participação de mais de 55 especialistas, lideranças e ativistas regionais e internacionais. Nesse marco, a XXVII Assembléia Geral Ordinária do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) aprovou a Declaração de Princípios e Propostas, que também foi acordado com os participantes da Plenária do Seminário Internacional do Fórum Latino-Americano de Avaliação da Pesquisa (FOLEC)

Atualmente, o CLACSO-FOLEC tem conseguido fortalecer o intercâmbio e o trabalho sustentado, junto às Agências Nacionais de Ciência e Tecnologia e outras instituições universitárias e científicas associadas em nível regional e internacional, a fim de avançar na recomendação, acompanhamento e monitoramento de processos para melhorar os sistemas de avaliação acadêmica e apoiar e colaborar com a transformação substantiva das práticas avaliativas e da cultura de pesquisa nos países da região.

As atividades do CLACSO-FOLEC em órgãos governamentais ou consultivos de organizações ou instituições científicas internacionais:

  • Participa do Conselho Executivo da DORA (The San Francisco Declaration on Research Assessment) a partir de janeiro de 2022.
  • Participa do Comitê Assessor em Ciência Aberta e Cidadã que acompanha o governo da Argentina , do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação na concepção, debate e implementação de políticas e iniciativas de ciência aberta.
  • É membro do grupo de trabalho “A Global Initiative for Transforming Science Assessment”, promovido pela InterAcademy Partnership (IAP), Global Young Academy (GYA) e International Science Council (ISC), que visa abordar as atuais e estado futuro da avaliação da pesquisa a partir de uma variedade de perspectivas globais.
  • Participou do Comitê Consultivo do Projeto Internacional “On Merrit” sobre Ciência Aberta e da consulta sobre relatórios internos sobre avaliação de pesquisas.
  • Participa do Comitê Consultivo do Grupo Executivo “Diretrizes Éticas para Pesquisa e Colaboração Relacionadas ao Sul Global”, organizado pela UniPID – Parceria Universitária Finlandesa para o Desenvolvimento Internacional.
  • Participa do Comitê Consultivo do Grupo Executivo “Diretrizes Éticas para Pesquisa e Colaboração Relacionadas ao Sul Global”, organizado pela UniPID – Parceria Universitária Finlandesa para o Desenvolvimento Internacional. Interveio no Grupo de Trabalho CLACSO “ Conhecimento Aberto como Bem Comum ” na pré-pesquisa regional para apurar opiniões sobre necessidades de acesso aberto.
  • Membro do Grupo de Trabalho sobre “Financiamento e Incentivos para Ciência Aberta” que apoia a implementação da Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta.

Instituições colaboradoras

  • Academia Juvenil da Argentina ( AJA , Argentina)
  • Ariadna Edições (Chile)
  • Conselho Árabe de Ciências Sociais ( ACSS )
  • AMELICA Conhecimento Aberto
  • CASS , Academia Chinesa de Ciências Sociais
  • Centro para o Estudo da Circulação do Conhecimento Científico, ( CECIC , Argentina)
  • Centro para o Estudo das Transformações Sociais , Ciência e Conhecimento do Instituto Venezuelano de Pesquisas Científicas, Venezuela.
  • Fundação Centro Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano ( CINDE , Colômbia)
  • Ciência, Tecnologia e Inovação para um novo desenvolvimento, ( CiTINDe , Uruguai)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq , Brasil)
  • Conselho para o Desenvolvimento da Investigação em Ciências Sociais em África ( CODESRIA )
  • Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia ( CONACYT , México)
  • Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica ( CONCYTEC , Peru)
  • Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas ( CONICET , Argentina)
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas ( SSHRC , Canadá)
  • Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha ( CSIC , Espanha)
  • Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa ( DORA )
  • FUNDAÇÃO CAROLINA
  • ACADEMIA JOVEM GLOBAL
  • Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento ( IDRC , Canadá)
  • Instituto de Estudos e Capacitação da Federação de Professores Universitários ( IEC CONADU , Argentina)
  • Instituto Mora (México)
  • Conselho Internacional de Ciência ( ISC )
  • Rede de Repositórios Abertos à Ciência ( LA REFERENCIA )
  • Sistema Regional de Informação Online para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal ( LATINDEX )
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ( Minciencias , Colômbia)
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação (Chile)
  • Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal ( REDALYC )
  • Revista Bio Scientia , Bolívia
  • Scientific Electronic Library Online ( SciELO Brasil/FAPESP )
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( UNESCO )