O futuro dos bibliotecários: relatórios técnicos sobre a relação entre bibliotecários e estudantes na era digital

Em 2025, a Technology from Sage lançou uma série de relatórios técnicos intitulados Librarian Futures que exploram a relação entre bibliotecários e usuários na era digital.

Os relatórios buscam expandir pesquisas anteriores sobre o “futuro da biblioteca”, particularmente ideias de a biblioteca se inserir “na vida do usuário” para manter a relevância e o impacto de sua missão na era digital em rede.

Seu foco está em bibliotecas acadêmicas e seus usuários, mas esperamos que as descobertas também sejam de interesse mais amplo.

Analisa as tendências atuais nas interações e na compreensão entre bibliotecários e usuários, ao mesmo tempo que apresenta algumas “provocações de inovação” para ajudar a vislumbrar o futuro.

O projeto Librarian Futures [1] também buscou explorar como essa “identidade digital” poderia ser, posicionando o bibliotecário no centro de nossa análise. É o resultado da pesquisa mais abrangente já realizada com bibliotecários e usuários sobre fluxos de trabalho de usuários – com mais de 4.000 entrevistados.

Também foram entrevistados diversos bibliotecários e partes interessadas da área de bibliotecas para aprimorar os resultados da pesquisa, além de incorporar uma série de contribuições valiosas de vários parceiros (como OpenAthens, Springshare e scite). Dados da Lean Library sobre fluxos de trabalho de usuários também são fornecidos.

À medida que a era digital continua a revolucionar a forma como aprendemos, é essencial que as bibliotecas acadêmicas acompanhem essas mudanças.

No entanto, como mostram as conclusões do nosso relatório “Librarian Futures” e do subsequente projeto de pesquisa, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que as bibliotecas acadêmicas atendam às necessidades em constante evolução dos estudantes do século XXI.

Os relatórios do projeto de pesquisa são particularmente relevantes pois contaram com contribuições significativas dos próprios estudantes. Quem melhor para fornecer informações sobre as necessidades e expectativas em constante mudança dos estudantes do que aqueles que estão atualmente navegando pelo cenário acadêmico?

As conclusões deste projeto revelam uma série de tendências e desafios importantes que as bibliotecas acadêmicas enfrentam hoje, incluindo a necessidade de maior alfabetização digital e suporte mais personalizado para os estudantes.

Confira as principais conclusões de cada Relatório do Projeto Librarian Futures.

= Liderança bibliotecária na fronteira da Inteligência Artificial =

O que as perspectivas de estudantes e bibliotecários podem nos dizer sobre o papel da IA ​​no ensino superior e sobre a liderança dos bibliotecários nessa nova fronteira? Com ​​base em pesquisas globais com mais de 1.000 estudantes e 300 bibliotecários, as descobertas revelam uma relação complexa entre confiança, capacidade e credibilidade no uso acadêmico da IA.

Principais conclusões

Mais da metade dos estudantes relata usar ferramentas de IA como o ChatGPT em suas pesquisas, mas apenas 8% disseram que seus bibliotecários os apoiaram no uso da IA.

Apesar disso, a confiança dos alunos nos bibliotecários permanece alta, com mais da metade afirmando que se sentiriam mais confiantes em usar ferramentas de IA se fossem recomendadas por seu bibliotecário.

Os estudantes citam a incerteza em torno da integridade acadêmica como um motivo para hesitar em usar a IA de maneiras mais profundas.

27% dos estudantes não procurariam ninguém em sua instituição para obter orientação sobre IA — mais do que aqueles que recorreriam a um bibliotecário (17%).

= Panorama das habilidades do Bibliotecário =

O segundo relatório Librarian Futures levantou a seguinte questão: como as bibliotecas acadêmicas podem se envolver mais profundamente na jornada de aprendizado dos alunos de graduação?

Este novo relatório, em parceria com a Skilltype, explora as habilidades emergentes necessárias para cumprir a missão de uma biblioteca – em uma década marcada por mudanças sociais, políticas e tecnológicas – e atender às necessidades dos usuários de bibliotecas da atualidade. Reunimos perspectivas globais de mais de 2.000 profissionais de bibliotecas acadêmicas, desde bibliotecários da linha de frente até diretores de bibliotecas, para garantir um conjunto representativo de insights para o relatório.

Principais conclusões

Os bibliotecários têm muita confiança em sua capacidade de atender os usuários, mas menos da metade concorda que se sente confiante em progredir na carreira.

Muitos bibliotecários (37%) sentem-se despreparados para responder às perguntas dos usuários sobre o uso de IA generativa em seus estudos.

Menos de 20% dos bibliotecários sentem que seu esforço para aprender novas habilidades é valorizado pelos alunos.

= A lacuna de conhecimento entre Bibliotecários e Estudantes =

Em 2021, o primeiro Relatório sobre os Futuros do Bibliotecário revelou áreas de desalinhamento entre o suporte e os recursos priorizados pela biblioteca e as áreas mais apreciadas pelos usuários, com base em uma pesquisa em larga escala com bibliotecários e seus usuários. Para construir um panorama mais detalhado, encomendamos um projeto de pesquisa liderado por estudantes em 2022, buscando compreender melhor as perspectivas dos alunos sobre a experiência universitária e, mais especificamente, sobre listas de recursos e leituras para a sala de aula.

Principais conclusões

Existe uma lacuna de conhecimento entre o que os alunos precisam da sua experiência de aprendizagem em sala de aula e o que lhes é oferecido pela biblioteca.

Apenas 12% dos alunos afirmaram ter participado de treinamento em alfabetização informacional, embora nunca tenha existido uma habilidade tão crucial para os alunos desenvolverem.

75% dos alunos não viam os bibliotecários como pessoas que os ajudavam a ter acesso a recursos, e a maioria dos alunos ainda vê a biblioteca como um prédio e um acervo, o que os coloca em desacordo com a percepção que os bibliotecários têm de si mesmos.

= Mapeando comportamentos e relacionamentos entre bibliotecários e usuários na era digital em rede =

O que o futuro reserva para a relação entre bibliotecário e usuário? Baseado em uma pesquisa de grande escala com 4.000 bibliotecários e usuários, o relatório “Futuros da Biblioteca” examina os fluxos de trabalho e os relacionamentos entre bibliotecários e usuários.

Ele se baseia em pesquisas anteriores sobre o futuro da biblioteca, colocando o bibliotecário no centro da análise. Examinando as tendências atuais nas interações e na compreensão entre bibliotecários e usuários, o relatório propõe “provocações à inovação” para ajudar a vislumbrar o futuro.

Principais conclusões

Existe uma lacuna de conhecimento entre os usuários e a extensão total do apoio bibliotecário disponível, e entre os bibliotecários e as necessidades emergentes de seus usuários. Este relatório examina como essa lacuna de conhecimento pode estar contribuindo para a percepção da diminuição da importância do bibliotecário na experiência do usuário.

79% dos docentes e 74% dos alunos agora iniciam seu processo de descoberta fora da biblioteca, em sites como o Google Acadêmico, mas o reconhecimento e a utilização dos serviços da biblioteca permanecem altos.

Os bibliotecários são muito apreciados pelos seus usuários, significativamente mais do que os próprios bibliotecários previam. 84% dos professores que utilizam os serviços da biblioteca apreciam muito ou bastante o trabalho dos bibliotecários.

== REFERÊNCIA ==

[1] TECHNOLOGY FROM SAGE. Librarian Futures. SAGE, 2025. Relatórios disponíveis para download em: https://www.technologyfromsage.com/whitepapers/