GO (Global Open) FAIR BRASIL

GO (Global Open) FAIR é uma iniciativa de baixo para cima cujo objetivo é fazer com que dados fragmentados e desconectados sejam Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e, portanto, Reusáveis (FAIR na sigla em inglês) por máquinas e pessoas. A iniciativa GO FAIR busca o desenvolvimento de um ambiente global compartilhado para a pesquisa e inovação baseada em dados. O centro da iniciativa é a federação de redes temáticas de excelência existentes que se compromete coletivamente aos Princípios FAIR em termos de estratégias de implementação desses princípios, o que inclui padrões, protocolos, políticas, diretrizes, boas práticas, dentre outros.

O aumento da eficiência no uso dos recursos necessários para a gestão de dados, proporcionado pela adoção dos princípios FAIR é fundamental para garantir um retorno maior e mais rápido para a sociedade. 

O Escritório de Apoio de Coordenação GO FAIR Brasil é um dos escritórios regionais de apoio e coordenação da rede GO FAIR e, por isso, tem a responsabilidade de difundir, apoiar e coordenar as atividades relacionadas à adoção da estratégia de implementação dos princípios FAIR definida pela iniciativa GO FAIR em todo o território brasileiro.

O GO FAIR Brasil atua em todos os domínios do conhecimento e é sediado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. O IBICT possui ampla experiência na implementação de infraestruturas de apoio à informação científica e tecnológica e na formulação de políticas voltadas para a Ciência Aberta e, portanto, alinha-se perfeitamente à iniciativa GO FAIR.

O Escritório de Apoio de Coordenação GO FAIR Brasil é um dos escritórios regionais de apoio e coordenação GO FAIR e, por isso, tem a responsabilidade de difundir, apoiar e coordenar as atividades relacionadas à adoção da estratégia de implementação dos princípios FAIR definida pela iniciativa GO FAIR em todo o território brasileiro. O GO FAIR Brasil atuará em todos os domínios do conhecimento e será sediado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. O IBICT possui ampla experiência na implementação de infraestruturas de apoio à informação científica e tecnológica e na formulação de políticas voltadas para a Ciência Aberta e, portanto, alinha-se perfeitamente à iniciativa GO FAIR.

O GO FAIR Brasil se compromete às seguintes atividades:

● Apoiar e coordenar as Redes de Implementação, de acordo com seus objetivos específicos, a adotar as estratégias de implementação dos princípios FAIR aprovadas pela iniciativa GO FAIR;

 Apoiar e coordenar Redes de Implementações que estejam dispostas a definir estratégias de implementação dos princípios FAIR nos casos em que não existam;

● Sistematizar as diretrizes existentes e as criadas pelas Redes, garantindo que elas estejam condizentes com os princípios FAIR;

● Desenvolver mecanismos de difusão das diretrizes definidas pelas Redes de Implementação;

● Manter constante comunicação com o Escritório Internacional de Apoio e Coordenação GO FAIR para:

   o informar sobre as atividades coordenadas pelo GO FAIR Brasil;

   o informar sobre as atividades coordenadas diretamente pelo escritório internacional e pelos outros escritórios regionais espalhados pelo mundo, e;

   o discutir com o escritório internacional como alinhar e otimizar essas diversas atividades.

== REFERÊNCIA=

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. GO FAIR BRASIL. Disponível em: https://www.go-fair-brasil.org/ Acesso em: 15 maio 2022.