Gravação e Slides do Webinar Overview of Dimensions and the SDGs

A Universidade de São Paulo (USP) renovou a assinatura para acesso e uso da Plataforma Dimensions Analytics, um sistema interligado de conhecimento de pesquisa baseado em DOIs e em Altmetrics disponível para a comunidade universitária.

O webinar, realizado no dia 29 de fevereiro de 2024, forneceu uma breve visão geral da interface do Dimensions Analytics, demonstrando como realizar pesquisas bibliográficas e fornecendo ideias para relatórios de impacto com foco especial nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – em inglês – Sustainable Development Goals (SDG).

O webinar foi apresentado por Shannon O’Reilly, líder de equipe de soluções de produtos para Dimensions & Altmetric.

A Universidade de São Paulo mantém a assinatura desta solução analítica para subsidiar estudos cientométricos e bibliométricos.

A Plataforma Dimensions Analytics (Digital Science) é um metabuscador baseado em DOI, que permite diversas formas de análise de publicações, conjunto de dados, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas governamentais.

Link para acesso ao Dimensions Analytics USP:  (https://app.dimensions.ai/discover/publication)

Confira a gravação do Webinar Dimensions Analytics e os ODS: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/03/Recording_USP_-Dimensions-UN-SDG-Webinar-2.29.24Recording.mp4

Confira os slides apresentados sobre Dimensions Analytics e os ODS: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/03/Slides_USP_Dimensions__UN_SDG_Webinar_2024-02-29.pdf

Para acesso à Plataforma Dimensions Analytics é necessário que o usuário utilize um computador com endereço de IP autorizado USP ou que realize a conexão remota VPN USP.

Uma vez que se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral, o Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais abrangente, além de conteúdos distintos e adicionais que as outras plataformas analíticas de publicações científicas. Bases de dados de publicações científicas como Scopus e Web of Science (assinadas pelo pelo Portal de Periódicos da Capes) e respectivas plataformas analíticas SciVal e InCites (Assinadas pela USP) são igualmente úteis e complementares ao Dimensions, pois apresentam dados e indicadores de publicações científicas, baseando seus dados e análises em um conjunto selecionado de coleções indexadas a partir de critérios estruturados e apoio de organizações internacionais de inteligência de dados e análises de publicações.

Nesse sentido, a Plataforma Dimensions é independente da indexação de conteúdos selecionados e, portanto, é ferramenta complementar às demais Bases mencionadas, uma vez que inclui em suas tipologias artigos, e-books, financiadores e financiamentos, conjuntos de dados científicos, ensaios clínicos, patentes, bem como documentos de políticas governamentais, além de citações em geral e menções em redes sociais.

Saiba mais: https://www.dimensions.ai/products/all-products/dimensions-analytics/

Organizações envolvidas: AltmetricReadCubeFigshareSimplecticDigital Science ConsultancyÜberResearchUnpaywallCrossrefGRIDOverleafIFI ClaimsPubMedSpringer Nature, para acesso ao Nature Indexe mais de 100 financiadores de pesquisa e universidades.

== Materiais de Suporte e Recursos sobre o Dimensions ==

DIMENSIONS SUPPORT CENTER. Disponível em: https://dimensions.freshdesk.com/support/home Acesso em 08 fev. 2024. (Inclui FAQs, artigos, como utilizar a plataforma e metodologia adotada).

DIMENSIONS RESOURCES. Disponível em: https://www.dimensions.ai/resources/ Acesso em: 08 fev. 2024. (inclui vídeos, matérias, estudos de caso, biblioteca de ferramentas, etc.).

Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e Digital Science.