Influência dos Programas de Pós-Graduação PPGs na sociedade será avaliada no próximo quadriênio
Durante o acadêmico “Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade”, realizado no dia 15 de agosto, Antonio Gomes de Souza Filho, diretor de Avaliação da CAPES, falou sobre a construção de indicadores de avaliação que possam demonstrar os resultados dos Programas de Pós-Graduação (PPG) na sociedade.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Pesquisa interdisciplinar e interinstitucional do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados.
Ao mencionar a estruturação dos ciclos avaliativos ao longo dos últimos anos, o diretor reconheceu a importância das avaliações dos programas, mas enfatizou que é preciso fazer aperfeiçoamentos.
“Precisamos dar um passo além e questionar: quais resultados emergem das atividades do Programa de Pós-Graduação e que vão além dos produtos tradicionais, como artigos e teses? O que ele desenvolve para e com a sociedade?”, ressaltou, ponderando que as entregas podem ir além dos produtos tradicionalmente avaliados.
O diretor lembrou que o principal objetivo da pós-graduação é a formação de mestres e doutores com qualidade.
No entanto, o Brasil está abaixo da média da OCDE, a organização que reúne países em busca de soluções para questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e ambientais. A depender do País “tem-se 100 vezes menos mestres e 3 vezes menos doutores”, comentou.
Antonio Gomes de Souza Filho falou também sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação, destacando que a quantidade de municípios com PPGs aumentou de 23 na década de 70 para 323 atualmente, e que o número de cursos saltou de pouco mais de 150 para quase 5 mil no mesmo período.
Na análise do gestor, “a expansão aconteceu com qualidade, uma vez que, há 20 anos, Rio de Janeiro e São Paulo produziam 60% dos artigos indexados em bases internacionais, e hoje 60% são feitos por outros estados”.
O encontro acadêmico “Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade” está disponível na página do YouTube do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
O evento recebeu recursos do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) e contou com a participação de pesquisadores e especialistas. O debate abordou a pós-graduação em relação a temas como a expectativas das agências de fomento, a agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, além das experiências dos clusters temáticos na formação de redes de colaboração em ensino, pesquisa e extensão.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)