Livros sem Barreiras: um guia prático para livros inclusivos

A indústria editorial global tem lutado com questões de diversidade há muitos anos. Em resposta, muitas empresas introduziram políticas de equidade, diversidade e inclusão (EDI) e consideraram ativamente como podem atrair e apoiar melhor autores, ilustradores e funcionários sub-representados.

No entanto, a deficiência – incluindo a consideração dos leitores com deficiência – é muitas vezes desvalorizada nestas discussões. 

O que a obra Books Without Barriers alcançou é, portanto, inestimável para os editores; é um guia conciso, mas abrangente, para a criação de conteúdo acessível, com foco especial em leitores com dificuldades de leitura de texto. Ele reúne convenientemente pesquisas de uma ampla variedade de fontes, o que significa que os editores não precisarão mais fazer pesquisas demoradas para encontrar as informações de que precisam.

O livro também pratica o que prega; é fácil de entender e navegar e está disponível em vários formatos acessíveis. Crucialmente, também é um recurso gratuito que qualquer pessoa pode baixar. Link: https://www.iped-editors.org/resources-for-editors/books-without-barriers/

 

Esta é uma tradução livre da resenha de Cat Mitchell publicada na revista Publishing Research Quarterly [1]. De acordo com Cat Mitchell …

O guia defende os benefícios financeiros e culturais de produzir trabalhos que possam ser acessados ​​por leitores com deficiência. Afinal de contas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 16% da população global é deficiente, pelo que os editores podem estar a perder a oportunidade de alcançar um grande público potencial se o seu conteúdo não for acessível a todos.

Como o próprio guia também observa, as questões de acessibilidade que abrange não são úteis apenas para leitores com deficiência; limitações situacionais ou temporárias também podem alterar a forma como os leitores podem acessar os livros. Por exemplo, as capacidades de uma pessoa podem ser limitadas pela sua situação, como uma iluminação deficiente ou um ambiente barulhento, ou por uma mudança temporária na sua situação, por exemplo, se tiver um braço partido.

Os benefícios do guia vão, portanto, para além dos leitores com deficiência: se os editores tornarem o seu conteúdo mais acessível, isso poderá trazer benefícios para todos.

Livros sem Barreiras abre com um resumo útil das condições que se enquadram na “deficiência de impressão”, incluindo deficiências visuais, perceptivas e físicas, bem como as tecnologias de apoio que os leitores com deficiência podem utilizar.

O guia então organiza seus conselhos iniciais em torno de como as pessoas usam seus sentidos para ler: pela audição (usando leitores de tela, software de conversão de texto em fala ou gravações digitais), tato (usando braille) e visão (por exemplo, para leitores com dislexia, daltonismo ou deficiências físicas que podem dificultar o manuseio e a visualização de um livro).

Alguns leitores podem alternar entre os sentidos durante a leitura, por isso a flexibilidade é fundamental.

Isto dá aos leitores do guia uma compreensão clara do contexto dos diferentes elementos de acessibilidade que abrange: se compreendermos as necessidades dos leitores e como acedem ao conteúdo, é mais fácil imaginar como o conteúdo poderá necessitar de ser adaptado.

Como parte desta consideração, um dos focos do guia é o conceito de livros digitais “acessíveis ao nascer”, que são livros concebidos para serem acessíveis desde o início, o que significa que a acessibilidade não é uma reflexão tardia na fase editorial ou de design. Este guia demonstra como isso torna o processo de publicação mais econômico em geral e não atrasa nem torna o resultado mais caro para o leitor.

O volume cobre então conselhos específicos relacionados a uma variedade de formatos – e-books, livros físicos e audiolivros – e gêneros, incluindo livros didáticos acadêmicos complexos, livros infantis ilustrados e poesia.

A estrutura do guia é intuitiva e facilita a compreensão; os capítulos seguem as etapas do processo de fluxo de publicação, com o objetivo de fornecer informações úteis para todos os departamentos envolvidos na produção de livros, incluindo os próprios autores. Isso significa que os leitores podem facilmente pular para a seção relevante.

O aconselhamento específico fornecido inclui elementos de estilo (uso de pontuação e números), linguagem (acessível e inclusiva), design, formatação, redação de descrições de imagens e gráficos, produção e metadados de acessibilidade. Todo esse conteúdo pode ser facilmente transformado em guias de estilo que podem ser distribuídos entre funcionários, freelancers e escritores.

O próprio guia também inclui um modelo de folha de estilo como um ponto de partida útil para editores.

Além de projetos de livros individuais, o guia também oferece conselhos sobre questões mais amplas, como políticas de acessibilidade da empresa – incluindo estratégias globais da empresa.

Livros sem Barreiras termina com conselhos sobre revisão e teste de conteúdo. As resenhas verificam a precisão, clareza e consistência com o estilo da casa e geralmente são preenchidas pelo autor e pelo editor.

Por outro lado, os testes incluem elementos automáticos (por exemplo, verificações de acessibilidade integradas em softwares como Microsoft Word e Adobe InDesign) e testes manuais usando leitores de tela, que são realizados de forma mais útil por vários leitores com diferentes deficiências de impressão, especialmente quando um novo fluxo de trabalho é introduzido.

No geral, este guia foi exaustivamente pesquisado e escrito com muito cuidado; será inegavelmente uma contribuição valiosa para a indústria editorial global e ajudará os editores a tomar medidas concretas no sentido de uma produção editorial mais acessível e inclusiva.

== REFERÊNCIA ==

[1] MITCHELL, Cat. Julie Ganner, Agata Mrva-Montoya, Maryanne Park and Kayt Duncan. 2023. Books without Barriers: A Practical Guide to Inclusive Publishing. [Australia]: Institute of Professional Editors and Australian Publishers Association. 205 pp. Free. All editions (PDF, Word, EPUB and BRF) available at: https://www.iped-editors.org/resources-for-editors/books-without-barriers/. Publishing Research Quarterly, v. 39, p. 411-413, 23 Nov. 2023. Springer. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12109-023-09971-z Acesso em: 27 jan. 2024.