Marinha do Brasil lança Programa de Leitura Profissional Digital com participação da ABCD USP

No dia 28 de maio de 2025, a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) oficializou o lançamento do Programa de Leitura Profissional Digital voltado ao Setor Nuclear e Tecnológico.

O evento foi realizado durante um Café Literário, no auditório do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

O programa tem como objetivo estimular o hábito da leitura e disponibilizar uma ampla gama de livros em plataforma digital.

A iniciativa busca contribuir para a formação no âmbito militar-naval, para o aprimoramento da expressão oral e escrita e para a ampliação da disseminação do conhecimento científico e tecnológico.

A solenidade contou com a presença de autoridades e representantes do meio acadêmico e editorial, entre eles:

Vice-Almirante (RM1) Gilberto Santos Kerr, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha;

Carla Fontada, Assessora Editorial da Presidência da Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP);

Cristiane Tonon Silvestre, Chefe da Divisão Editorial da EDUSP;

Letícia Fagiani, Coordenadora de Acervos da SP Leitura – Biblion;

e Sarah Lorenzon Ferreira, que representou a coordenadora executiva Adriana Cybele Ferrari, em nome da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP (ABCD/USP).

A representação da ABCD USP

A presença da Chefe Técnica da Divisão de Gestão de Tratamento da Informação da ABCD, Sarah Lorenzon Ferreira, reforçou o compromisso da Agência em colaborar com iniciativas que incentivam a leitura e a difusão de acervos digitais.

Sua participação simbolizou a relevância da gestão da informação no contexto das políticas institucionais e mostrou a importância de parcerias entre universidades e órgãos públicos para o fortalecimento do acesso democrático ao conhecimento.

Outros destaques do evento

Além dos pronunciamentos, o Café Literário contou com uma Feira do Livro, aberta ao público, em que obras foram distribuídas gratuitamente. A iniciativa estimulou a troca de experiências e aproximou a comunidade civil e militar em torno da leitura.

Ao final da cerimônia, o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, ressaltou o papel essencial da leitura como ferramenta de enriquecimento pessoal e profissional e destacou que o Programa de Leitura Profissional Digital será um marco no setor nuclear e tecnológico, sobretudo na gestão do conhecimento.

== Imagens ==

_______________________________________________

Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP