Metabuscador reúne dados de pesquisas das Universidades no Estado de São Paulo com iniciativa Fapesp

Os repositórios associados foram criados para atender à Política de Gestão de Dados FAPESP.
A responsabilidade pelos dados disponibilizados é exclusiva de quem os disponibilizou.

Em matéria publicada pela Fapesp, os objetivos do Metabuscador são explicados e estão aqui compilados.

Projetos de pesquisa, além de novos conhecimentos, geram uma infinidade de dados que, se bem organizados, podem subsidiar novos estudos, originando ainda mais conhecimento.Foi com base na maior eficiência no uso de informações de ciência que a FAPESP lançou em 16 de dezembro de 2019 a Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo. A iniciativa visa disponibilizar, de modo organizado em uma plataforma aberta, dados associados às pesquisas desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

A rede envolve as seis universidades públicas do Estado de São Paulo – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) –, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA/Embrapa), além de outras instituições como o Hospital Sírio Libanês, o Hospital Albert Eistein e o Fleury.

O portal – um buscador de metadados  – foi desenvolvido pela USP e permite busca por instituição, autor, assunto, ano ou palavras-chave.”