Novo Comitê Científico de Apoio às Revistas USP é constituído e Edital 2022 é lançado

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, vinculado à Agência de Gestão da Informação Acadêmica, destina-se a promover políticas institucionais e ações que estimulem o aperfeiçoamento, a preservação e a profissionalização das publicações científicas periódicas, editadas oficialmente por Unidades, Museus, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo para alcance de excelência científica e reconhecimento nacional e internacional. O Portal de Revistas USP hospeda todas as revistas credenciadas no Programa. O EDITAL 2022 – Somente aberto para revistas USP já credenciadas no Programa). O apoio às publicações científicas periódicas da USP, conforme o caso, consistirá em:

I – complementação das dotações orçamentárias destinadas às referidas publicações;

II – capacitação;

III – atribuição de identificadores digitais;

IV – preservação digital;

V – ética em publicação e plagiarismo;

VI – infraestrutura tecnológica, por meio da manutenção do Portal de Revistas da USP;

VII – outras linhas de apoio a serem definidas pelo Comitê Científico.

== Comitê Científico ==

2022-2024

Prof. Dr. Paulo Martins (Presidente do Comitê Científico) – AGUIA/FFLCH/USP

Prof. Dr. Alexandre Kawano – EP/USP (Titular)
Profa. Dra. Maria Bernadete A. Varesche – EESC/USP (Suplente)

Prof. Dr. Thiago Regis Longo da Paixão – IQ/USP (Titular)
Prof. Dr. Carlos Pelleschi Taborda – ICB/USP (Suplente)

Prof. Dr. Gilberto Fernando Xavier – IB/USP (Titular)
Profa. Dra. Marcia Thereza Couto Falcão – FM/USP (Suplente)

Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Monaco – FD/USP (Titular)
Profa. Dra. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos – ECA/USP (Suplente)

Profa. Dra. Laura Moutinho – FFLCH/USP (Titular)
Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto – FFLCH/USP (Suplente)

Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari – FFLH/USP (Titular)
Bibliotecário Anderson de Santana – IGc/USP (Suplente)

Bibliotecária Dr. Elisabeth Adriana Dudziak (Coordenação Executiva do Portal de Revistas USP) – AGUIA/USP

== Ao Comitê Científico compete ==

I – definir e gerir a política editorial do Programa em sintonia com a política da Universidade;

II – definir e gerir a política do Portal de Revistas da USP;

III – responder a questões apresentadas pela comunidade referente aos periódicos editados oficialmente pela USP;

IV – aprovar os projetos e relatórios técnico-financeiros apresentados pelos editores;

V – definir as linhas de apoios a serem oferecidas pelo Programa;

VI – definir os critérios para participação em cada linha de apoio;

VII – emitir parecer técnico prévio sobre processos/contratos/convênios de coedição envolvendo periódicos científicos da USP, com qualquer instituição externa ou editora.

Parágrafo único – O Comitê Científico reunir-se-á ordinariamente, pelo menos duas vezes ao ano e, extraordinariamente, quando convocados por seu Presidente, ou pela maioria simples dos seus membros.