Relatório da OCLC esclarece pontos importantes sobre novo modelo de gestão de biblioteca

A pandemia do COVID-19 impactou bibliotecas de todos os tipos em todo o mundo, exigindo que os líderes das bibliotecas respondessem às necessidades institucionais e comunitárias em rápida mudança. O Online Computer Library Center OCLC Research entrevistou 29 líderes de bibliotecas de todo o mundo para capturar suas experiências durante a pandemia e entender o que eles imaginam para suas bibliotecas no futuro. Essas transformações são descritas – como os líderes se adaptaram estrategicamente para atender às necessidades e expectativas em evolução – como movimentos em direção a um novo modelo de biblioteca. Esta é uma tradução livre da matéria New Model Library: Pandemic Effects and Library Directions [1].

Com um prefácio de Janice Welburn, este briefing de alto nível sintetiza descobertas e recomendações dentro do contexto de experiências de trabalho , experiências de cobrança e experiências de engajamento . E dentro de cada um desses contextos, ele identifica as transformações da New Model Library que ocorrem devido a quatro áreas de impacto:

  • Agilidade
  • Colaboração
  • Virtualização
  • Espaço

 

A estrutura resultante pode ajudar você e sua biblioteca a encontrar pontos em comum com colegas e identificar novas ideias e direções para seu planejamento estratégico. Esperamos que você ache esta base útil como uma forma de compartilhar suas próprias experiências e ideias para novos modelos de Bibliotecas.

Esse novo modelo de biblioteca emerge de tendências sociais já existentes que foram aceleradas por uma ruptura em grande escala na ordem das coisas em nossa sociedade. Incluem a rápida adoção de tecnologias emergentes e inteligência artificial, bem como avanços no desenvolvimento de máquinas e dispositivos inteligentes. A pandemia intensificou a necessidade para que os líderes das bibliotecas ajam rapidamente em questões que, talvez anteriormente, possam ter levado mais tempo para implementar. Embora tenha havido uma evolução de décadas no trabalho, coleções e experiências de engajamento com nossas respectivas comunidades, elas foram muito afetadas pela a pandemia.

Os arranjos tradicionais de trabalho foram desafiados por um novo conjunto de modelos que teletrabalho e mudanças no quadro de pessoal uma realidade da noite para o dia. O acesso à coleção se bifurcou como as bibliotecas tiveram que criar novas abordagens para acessar e entregar materiais impressos enquanto gerenciavam a exclusão digital criada pelas desigualdades no acesso à banda larga. Enfrentando a possibilidade de invisibilidade nas comunidades ao longo do tempo, as bibliotecas encontraram nova vida e oportunidades através de colaborações com parceiros novos e existentes.

Este relatório fornece uma janela de como os líderes das bibliotecas em todo o mundo navegaram na crise atual e faz algumas perguntas essenciais sobre como começar a reimaginar o trabalho, coleções e engajamento com suas respectivas comunidades. A experiência da pandemia muitas vezes ajudou a esclarecer as implicações ou consequências das escolhas. À medida que continuamos a apoiar populações culturalmente diversas através da atual pandemia, é imperativo que as lições aprendidas sejam registradas e analisadas para preparar não apenas para a próxima crise, mas também para a prática cotidiana em nosso futuro mais imediato. 

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Embora as bibliotecas estivessem em diferentes estágios da pandemia durante as entrevistas, os resultados indicaram pouca ou nenhuma diferença na forma como os líderes responderam, com muitos pontos em comum entre as respostas acadêmicas e do líder da biblioteca pública, independentemente da localização. Quando foram identificadas diferenças entre os tipos de biblioteca, elas foram observadas neste briefing. Ao longo deste briefing, frequentemente fazemos referência a bibliotecas e comunidades em geral.

Uma biblioteca universitária pode apoiar uma comunidade de funcionários do campus, estudantes, professores e outros pesquisadores e administradores, enquanto uma biblioteca pública presta serviços a uma ampla população dentro de um localidade. Onde os achados são distintos de uma determinada biblioteca ou tipo de comunidade, nós os chamamos especificamente. Descrevemos essas transformações – como os líderes se adaptaram estrategicamente para atender às necessidades em evolução e expectativas—como movimentos em direção a uma nova biblioteca modelo.

Embora todo líder tenha perspectiva única, identificamos muitas experiências compartilhadas, objetivos e direções futuras. Nós incluímos uma seleção de citações das entrevistas neste briefing para exemplificar os líderes experiências e para apoiar nossas descobertas. Esta pesquisa visa ajudar outros líderes de bibliotecas encontrar um terreno comum com os colegas, identificar novas ideias e possíveis direções para seus próprios organizações e desenvolver um contexto compartilhado para futuras discussões.

== Experiências de trabalho ==

As barreiras que muitos funcionários da biblioteca tiveram que superar incluíram:

• Depender de sistemas de biblioteca que eles não podem acessar remotamente
• Trabalhar em casa sem espaço, tecnologia e conectividade adequados
• Lidar com obrigações familiares que conflitavam com as responsabilidades do trabalho
• Maior necessidade de treinamento para apoiar novos ambientes de trabalho e serviço modelos de entrega
• Lidar com desequilíbrios de carga de trabalho
• Perda de contato pessoal com seus colegas e a comunidade

O custo emocional de tanta coisa acontecendo tão rapidamente não pode ser subestimado. Os líderes discutiram a necessidade de estar em sintonia com as reações da equipe à mudança, bem como suas próprio e estar mais bem preparado para treinar o pessoal para adotar novas formas de trabalho.

Avançando, os líderes veem a necessidade de serem flexíveis não apenas nos arranjos de trabalho, mas também na divisão de papeis e responsabilidades. Vislumbram novas abordagens para o desenvolvimento profissional em que os funcionários são treinados para compartilhar funções e responsabilidades de trabalho para antecipar necessidades e tendências emergentes.

Pesquisa e recursos de aprendizagem de outras disciplinas que podem ser benéficas incluem:

• Assistentes sociais para ajudar a apoiar populações vulneráveis
• Literatura educacional para desenvolver abordagens pedagógicas
• Organizações sem fins lucrativos locais para identificar modelos produtivos de engajamento comunitário
• Comunidade empresarial e literatura associada para gerenciar a mudança organizacional

Mais requisitos e opções de trabalho remoto mudam o cálculo para desenvolvimento e aprendizado, que são especialmente importantes em momentos que exigem flexibilidade.

Implicações para os líderes em termos de aumento do trabalho remoto, que era a norma para muitos funcionários durante a pandemia, incluem:

• A necessidade de comunicar as expectativas claramente à equipe
• Maior comprometimento com o aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional
• Garantir que todos os funcionários, independentemente do ambiente, tenham acesso ao tempo de treinamento

À medida que os líderes enfrentaram esses desafios contínuos, eles consideradas mudanças estruturais de longo prazo como um significado para:

• Equilibrar as cargas de trabalho da equipe
• Modificar, expandir e criar novos serviços
• Melhorar a eficiência
• Demonstrar o valor da biblioteca tanto para a comunidade como os parceiros

Colaborar de novas maneiras é uma tarefa complexa, muitas vezes exigem que os líderes da biblioteca:

• Criem ou combinem departamentos para melhor alinhar atividades (por exemplo, integrando referência e funções de instrução)
• Reestruturem para alinhar mais de perto com o papel estratégico da instituição
• Reduzam os limites departamentais e capacitar a equipe com amplo conhecimento e habilidades para trabalhar em todas as áreas funcionais
• Tenham pessoal disponível para organizar projeto por projeto e atribuir à equipe de suporte funções tradicionalmente reservados para bibliotecários, como referência, suporte de tecnologia e storytimes.

Fazer com que a equipe colabore além de seus limites típicos provou ser eficaz para atender às necessidades da comunidade independentemente das mudanças de pessoal e flutuações nas demandas de serviços. Trabalhando em conjunto, a comunicação e coordenação necessárias para suportar mensagens e serviços consistentes foram aprimoradas nas equipe

Um dos maiores pontos fortes das bibliotecas é que elas são diversas. Cada uma delas se conecta às suas instituições e comunidades de maneiras distintas para responder às necessidades locais. Nós vimos isso claramente durante o surgimento da pandemia, quando o mundo estava nas garras de uma crise que destruiu muitas rotinas. Nas ondas de mudança que se seguiram, os líderes das bibliotecas formularam respostas locais com base nas necessidades e expectativas da equipe e da comunidade. Mas, enquanto todas as experiências diferiam em detalhes, a direção e a intensidade de muitas mudanças no cenário da biblioteca – tanto durante a pandemia e na década anterior – foram semelhantes. Por meio de nossas pesquisas, vimos como os líderes aproveitaram os pontos fortes de suas bibliotecas, acelerando iniciativas que eram em andamento antes de 2020.

A mudança repentina para um mundo quase inteiramente virtual também exacerbou e destacou muitos aspectos da exclusão digital. Muitos de nossos líderes de bibliotecas procuraram abordar a desigualdade no acesso a recursos e serviços, especialmente durante a resposta inicial à pandemia, e eles preveem
continuar o trabalho nesta área como parte de sua New Model Library.

== Agilidade ==

Trazendo agilidade às experiências de trabalho requer aprendizado contínuo para se preparar para mudanças planejadas e não planejadas. Os líderes aprenderam que, sob certas circunstâncias, funcionários que trabalham remotamente são menos tão produtivos quanto seus colegas que trabalham em uma biblioteca em um espaço e localização, e ambos os grupos querem avançar a um arranjo e trabalho mais flexíveis.

À medida que o pessoal se adaptava a novos ambientes de trabalho e modelos de prestação de serviços, os líderes relataram um aumento do aprendizado por meio de:

• Programas institucionais formais
• Aprendizagem ponto a ponto com colegas
• Alcance de redes pessoais
• Grupos de discussão e cursos online

O treinamento cruzado, em particular, foi anotado como valioso. Além de ajudar a equipe a se movimentar entre diferentes tarefas e responsabilidades, fez
a equipe da biblioteca tornar-se mais adaptável e a melhorar a comunicação e colaboração.

O upskilling também foi mencionado como um meio de fornecer treinamento avançado e habilidades de ponta e tecnologias para instrução, descoberta e acesso. A qualificação manteve a equipe preparada para o futuro e criou novas opções para adaptar as operações e os serviços da biblioteca atender às necessidades da equipe e da comunidade.

Tanto o entusiasmo como os ganhos reconhecidos pela aumento do tempo gasto em treinamento destacou a necessidade dos líderes trabalharem com a equipe para continuar a priorizar oportunidades de aprendizado.

Pesquisa e recursos de aprendizagem de outras disciplinas que podem ser benéficas incluem:

• Assistentes sociais para ajudar a apoiar populações vulneráveis
• Literatura educacional para desenvolver abordagens pedagógicas
• Organizações sem fins lucrativos locais para identificar modelos produtivos de engajamento comunitário
• Comunidade empresarial e literatura associada para gerenciar a mudança organizacional

Mais requisitos e opções de trabalho remoto mudam o cálculo para desenvolvimento e aprendizado, que são especialmente importantes em momentos que exigem flexibilidade.

Implicações para os líderes em termos de aumento do trabalho remoto, que era a norma para muitos funcionários durante a pandemia, incluem:

• A necessidade de comunicar as expectativas claramente à equipe
• Maior comprometimento com o aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional
• Garantir que todos os funcionários, independentemente do ambiente, tenham acesso ao tempo de treinamento e recursos

Embora nem todos tenham prosperado em um ambiente de trabalho remoto, líderes e funcionários viram os benefícios da maior flexibilidade. Em muitos casos, os funcionários eram mais eficazes e capazes de horários de trabalho modificados para estender as horas de serviço, o que tornou os serviços virtuais ainda mais convenientes. A equipe também poderia acomodar mais facilmente pessoal e familiar obrigações em seus dias de trabalho.

Os líderes previam que a equipe gostaria de manter flexibilidade para avançar, incluindo:

• Opções de trabalho remoto e híbrido
• Horário flexível
• Semanas de trabalho compactadas
• Licença estendida

No entanto, esses esforços precisam ser equilibrados por um entendimento que alguns trabalhos de biblioteca requerem atividade presencial, pessoa-pessoa.

No auge da pandemia, o trabalho remoto muitas vezes foi necessário por causa da saúde local ou institucional e requisitos de segurança. É importante considerar potenciais desigualdades entre as funções da equipe que permitem mais flexibilidade e aqueles que não o fazem. Daqui para frente, essas oportunidades devem ser consideradas contexto de outros benefícios e opções de flexibilidade. Opções de trabalho flexíveis sempre exigem equilíbrio entre as necessidades da equipe, a operações e a missão da biblioteca.

Isso significa contabilizar:
• Requisitos individuais, preferências e estilos de trabalho
• A natureza do trabalho da biblioteca, incluindo trabalhar durante o horário de funcionamento tradicional
• As conexões da equipe entre si, a biblioteca e a comunidade

Não existe um arranjo único que garanta produtividade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal para todos. Escolhas sobre opções de trabalho flexíveis são mais eficazes quando eles não afetam negativamente as oportunidades no local de trabalho, visibilidade, oportunidades de construção de relacionamento e acesso à informação e tecnologia.

== Colaboração ==

A pandemia obrigou imediatamente a mudar as coisas na equipe, o que muitas vezes exigia novas formas de colaboração entre departamentos e com outras instituições e parceiros da comunidade. Devido a demissões e licenças, no ambiente remoto de trabalho, as equipes nem sempre eram produtivas e, nesse meio tempo, quanto mais demandas de serviços novos e existentes, o pessoal tinha de assumir novas responsabilidades.

À medida que os líderes enfrentaram esses desafios contínuos, eles consideram mudanças estruturais de longo prazo que significam:

• Equilibrar as cargas de trabalho da equipe
• Modificar, expandir e criar novos serviços
• Melhorar a eficiência
• Demonstrar o valor da biblioteca tanto para a comunidade e parceiros

Colaborar de novas maneiras é uma tarefa complexa, muitas vezes exigindo que os líderes da biblioteca:

• Crie ou combine departamentos para melhor alinhar atividades (por exemplo, integrando referências e funções de instrução)
• Reestruturar para alinhar mais de perto com as estratégia da instituição
• Reduzir os limites departamentais e capacitar equipe com amplo conhecimento e habilidades para trabalhar em todas as áreas funcionais
• Ter pessoal disponível para organizar projeto por projeto
• Atribua a equipe de suporte às funções tradicionalmente reservados para bibliotecários, como referência, suporte de tecnologia e storytimes. Fazer com que a equipe colabore além de seus limites típicos provou ser eficaz para atender às necessidades da comunidade independentemente das mudanças de pessoal e flutuações no demandas de serviços. Trabalhando em conjunto, a equipe comunicação e coordenação aprimoradas necessárias para suportam mensagens e serviços consistentes.

Os líderes das bibliotecas também relataram outras desafios com a colaboração em um nível pessoal. O risco, a incerteza, e mudança da pandemia impactou
mental, física e emocional da equipe bem-estar. Problemas de saúde e financeiros eram comuns, assim como ansiedades sobre o que iria acontecer no futuro.

Os líderes das bibliotecas também relataram outras desafios com a colaboração em um nível pessoal. O risco, a incerteza e a  mudança da pandemia impactou
mental, física e emocional e bem estar da equipe. Problemas de saúde e financeiros eram comuns e ainda são, assim como ansiedades sobre o que iria acontecer no futuro.

Os líderes da biblioteca responderam:

• Comunicando-se de forma transparente e frequente
• Modelando o comportamento que eles queriam que a equipe adotasse
• Incentivando a equipe a ter compaixão por eles mesmos e outros
• Criando oportunidades de conexão social. Os efeitos da pandemia serão duradouros e as alterações continuarão a ocorrer na biblioteca como resultado.

Daqui para frente será importante:

• Identificar o que significa apoiar o bem-estar no ambiente de trabalho
• Aprender a estar sintonizado pessoalmente e com os outros estados mentais e emocionais
• Alinhar a cultura organizacional, políticas e atividades de apoio ao bem-estar
• Usar estratégias de comunicação claras que minimizem ambiguidade, respeitando a privacidade da equipe
• Alocar fundos para workshops e seminários de bem-estar
• Criar espaços privados no edifício

Embora a pandemia tenha criado uma luta compartilhada, todos têm histórias e experiências de tanto em seu trabalho quanto em sua vida pessoal que influenciam a maneira como eles abordam seus trabalhos e reagem a mudança. Os líderes reconhecem a necessidade de garantir que o ambiente de trabalho permaneça favorável à medida que avançamos além da pandemia.

== Recomendações para melhorar ==

EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO

  • Comunique-se com frequência, clareza e compaixão, e de modo transparente sobre a tomada de decisões, especialmente em tempos de incerteza e mudança.
  • Desenvolva políticas e práticas equitativas que respondam às necessidades, preferências e circunstâncias variadas.
  • Reavalie continuamente o equilíbrio entre as restrições locais, a necessidades da comunidade e as necessidades da equipe ao se adaptar à mudança.
  • Dedicar e proteger o tempo e os recursos necessários para o desenvolvimento profissional e bem-estar, apesar da restrição de orçamento e cargas de trabalho exigentes.
  • Quando o treinamento da biblioteca não existe em relação a habilidades emergentes, trabalhar com outras bibliotecas para desenvolver materiais de treinamento facilita e mesmo viabiliza a aprendizagem por pares (training to trainers).
  • Desenvolva a cultura, as políticas e as atividades da biblioteca demonstrando consistentemente o compromisso da biblioteca com o desenvolvimento da equipe, colaboração e bem-estar.
  • Dê à equipe propriedade no planejamento e implementação de mudanças.

DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

Os líderes fizeram mudanças de curto prazo durante a pandemia que esperam se intensificar de longo prazo nas coleções das bibliotecas, incluindo:

• Oferecendo opções convenientes para interação mediada e sem contato com acervos digitais e físicos
• Priorizando a descoberta e o acesso de conteúdo aberto
• Negociação com fornecedores de e-book e conteúdo para termos de licenciamento mais acessíveis que melhor conta para o uso da biblioteca
• Maior desejo e uso de conteúdo digital que os editores disponibilizaram para bibliotecas a um custo menor devido à pandemia (e como pagar por isso quando os preços voltarem a subir)
• Investir recursos adicionais em tecnologias de empréstimo para apoiar acesso à internet e atividades online

ESPAÇOS

A maioria dos líderes de bibliotecas reavaliaram a aquisição e circulação de bens físicos durante a pandemia. Dentro de um esforço para proteger os usuários, funcionários e a biblioteca  os líderes rapidamente fizeram alterações nos procedimentos de manuseio dos materiais físicos da biblioteca. Isso inclui:

• Criar novas opções para entrega sem contato com apenas um pequeno número de funcionários no local
• Levar recursos físicos às pessoas sem acesso online, levando-os às escolas e abrigos ou colocá-los em cestos de banco de alimentos
• Oferecer serviços de consultoria de leitores virtuais para descoberta de materiais físicos

Em muitos casos, os líderes relataram que suas comunidades aproveitaram ao máximo esses serviços, demonstrando que as coleções físicas continuam a ser altamente valorizadas.

Com base nas mudanças implementadas durante o pandemia, os líderes podem aproveitar essas iniciativas para:

• Converter os serviços remotos visando à conveniência do usuário, acrescentando opções opções de retirada
• Reconsiderar as políticas de empréstimo, como multas e taxas, que afetam desproporcionalmente as populações – pessoas sem dispositivos adequados
e pessoas em áreas com pouca conectividade – e apresentam obstáculos ao acesso
• Permitir que a equipe no local navegue e interaja com coleções físicas em nome da comunidade que não pode visitar a biblioteca pessoalmente
• Melhorar as formas de navegar e interagir com coleções físicas online, como por meio de vídeo conferência
• Expandir a aquisição de materiais físicos orientada pelo usuário para que mais itens possam ser entregues nas residências e escritórios antes de serem adicionados à coleção da biblioteca

Os líderes continuarão a enfrentar os desafios de abrigar materiais físicos enquanto apoiam necessidades de espaço físico da comunidade

VIRTUALIZAÇÃO

A pandemia chamou mais atenção à exclusão digital como aqueles sem serviço de internet, dispositivos ou tecnologia lutaram para acessar os recursos digitais. No entanto, a utilidade do digital recursos durante este tempo ajudaram mudar a equipe e a mentalidade da comunidade. A pandemia levou a um aumento na demanda por produtos digitais materiais, que demonstraram o valor e necessidade de acesso digital.

Para atender a essa demanda, os funcionários da biblioteca buscaram:

• Maior digitalização de recursos físicos
• Alternativas gratuitas e/ou abertas encontradas
• Trabalhar com grupos e consórcios para aumentar o acesso a recursos digitais

Os desafios para os líderes incluem:

• Altos custos de licenciamento e manutenção digital de recursos em face de orçamentos ou restrições de acesso, especialmente e-books
• Dificuldade em encontrar e acessar recursos digitais
• Usuários que não podem ou não querem acessar recursos digitais

Abordar o alto custo dos recursos digitais face a restrições de acesso e potenciais cortes orçamentais exigirá que os líderes considerem:

• Aproveitar relações consorciadas para obter melhores preços e menos duplicação de esforços
• Priorizar encontrar, avaliar e incorporar conteúdo aberto de alta qualidade, incluindo recursos educacionais abertos (REAs)
• Digitalizar recursos locais, particularmente coleções históricas e especiais, conectando-as a interesses pessoais, de pesquisa e de ensino na comunidade
• Apoiar a comunidade na criação de conteúdo aberto, oferecendo treinamento e fornecendo tecnologia; funcionários da biblioteca pública poderiam criar uma programação e grupos de interesse enquanto acadêmicos e a equipe da biblioteca poderia aumentar os esforços para destacar novos serviços de apoio à pesquisa
• Formar parcerias com editores de acesso aberto

Os líderes enfatizaram que perceber o potencial dos recursos digitais significa melhorar o ambiente em que a descoberta e o uso ocorrem. Esta não é uma novidade, mas foi intensificada pela pandemia. Essas considerações precisam ser feitas, não apenas por líderes e funcionários da biblioteca, mas também em colaboração com provedores de conteúdo e sistemas:

• Preservando as características da experiência do material físico que os usuários valorizam, enquanto oferece os benefícios e a conveniência da experiência da internet
• Simplificando o acesso a recursos digitais ao reduzir o número de sistemas em uso, idealmente criando um único ponto de entrada
• Integrando recursos digitais nos fluxos de trabalho dos usuários como, por exemplo, incluir materiais do curso na aprendizagem de sistemas de gestão

Os líderes podem continuar a combater a exclusão digital:

• Expandindo o Wi-Fi e o acesso aos computadores da biblioteca, tanto dentro como fora dos edifícios da biblioteca
• Ensinando habilidades de alfabetização digital para que os usuários possam descobrir e avaliar criticamente as informações on-line
• Defendendo a banda larga como um serviço público e priorizando a circulação de laptops

Essas soluções exigem esforços para entender os locais e necessidades específicas da comunidade, especialmente quando se trabalha com diversas comunidades. Para lidar com as desigualdades da exclusão digital, os líderes priorizaram necessidades específicas em vez de buscar uma resposta única. Essa estratégia muitas vezes envolveu mudanças nas políticas e formas de fornecer acesso a recursos e à tecnologia.

COLEÇÔES

Recomendações para melhorar a experiência com coleções

  • Invista no fornecimento de habilidades e ferramentas, como laptops e hotspots, que ajudam a equipe e a comunidade a participar com mais sucesso na vivência digital
  • Alavanque relacionamentos de consórcio para negociar mais fortemente para tornar o acesso mais amplo e acessível
  • Trabalhe com a comunidade para desenvolver uma gama de opções para acesso a materiais físicos para atender a diversas necessidades, como visualização remota ou digitalização just-in-time
  • Facilite o uso e a produção de conteúdo aberto, como Recursos Educacionais Abertos (OERs), dados de pesquisa e e coleções especiais.

ENGAJAMENTO

Durante a pandemia do COVID-19, os líderes das bibliotecas se adaptaram para atender às necessidades imediatas da comunidade, apesar do acesso aos prédios da biblioteca ser limitado ou inexistente. Estratégias comuns incluíam:

  • Colaborar com agêntes locais para tratar de questões pandêmicas, como fazer e distribuição de máscaras faciais, alimentos e materiais físicos
  • Parceria com empresas locais para fornecer os recursos necessários, como suprimentos, tecnologia e equipamentos de proteção individual
  • Virtualização de serviços presenciais críticos para ensino, ofertas de aprendizado e serviço de referência por meio de de vários formatos (por exemplo, telefone, e-mail, chat, mídia social, ou vídeo).

COLABORAÇÃO

Líderes e funcionários se associaram rapidamente para lidar com a mudança de circunstâncias durante a pandemia, aproveitando relacionamentos existentes. Estes incluíram:

  • Associações e consórcios profissionais
  • Governos locais e agências comunitárias
  • Outros departamentos e áreas dentro da instituições-mãe
  • Redes pessoais

O valor contínuo desses relacionamentos não podem ser exagerados. No futuro, os líderes planejam ser mais intencionais sobre parcerias novas e existentes para garantir que elas adicionem benefícios mútuos.

Algumas maneiras pelas quais os parceiros podem fornecer valor por meio do compartilhamento:

  • Serviços complementares e disposição de coordenar respostas integradas para atender às necessidades da comunidade
  • Instalações em diferentes locais para hospedar atividades para alcançar mais pessoas
  • Objetivos comuns e oportunidades de comunicação cruzada. Por exemplo, líderes de bibliotecas públicas que fornecem conhecimentos e recursos para os candidatos a emprego reconheceram o valor da parceria com agências de emprego e entrevistar treinadores para ajudar as pessoas a encontrar emprego.
  • Líderes de bibliotecas acadêmicas com experiência em a tecnologia instrucional provou o valor da parceria com os serviços estudantis, o departamento de TI e o corpo docente para apoiar o sucesso do aluno.

Essas colaborações podem fornecer vários benefícios, como:

  • Criar mais oportunidades para ouvir, aprender e entender como a biblioteca pode contribuir com a comunidade
  • Estender o alcance da biblioteca além dos locais atuais e canais de comunicação
  • Melhorar a visibilidade com comunidades carentes ou menos engajadas
  • Oferecer um conjunto mais amplo e integrado de serviços para atender de forma mais completa as necessidades da comunidade
  • Expandir as redes de parcerias de sucesso e estabelecer a confiança da comunidade durante a pandemia forneceu a base para os líderes criarem oportunidades de engajamento contínuo com um alcance mais amplo.
VIRTUALIZAÇÃO
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O fechamento de bibliotecas e restrições de reuniões físicas empurraram muitos para experiências de engajamento virtual com a comunidade. Replicar o valor e sucesso dos eventos presenciais em formato online, no entanto, não foi tão simples.
Os desafios relatados incluem:
  • Experiência e habilidades limitadas com tecnologia
  • Falta de interação cara a cara
  • Wi-Fi ruim ou inexistente e falta de tecnologia
  • Fadiga virtual ou preferência por envolvimento pessoal
Apesar dos desafios, os líderes viram a necessidade de se envolver virtualmente com suas comunidades e tais atividades devem ser continuadas. Siga em frente!
Considerações para líderes que desejam fornecer uma uma abordagem mais estratégica e híbrida para experiências virtuais e presenciais deve incluir
  • Potenciais barreiras ao acesso virtual e físico para usuários específicos
  • Tempo para treinar e familiarizar os usuários com os recursos e etiqueta de interações virtuais e presenciais
  • A necessidade de fornecer aos funcionários e à comunidade a tecnologia necessária para participar
  • Recursos que podem ser compartilhados entre bibliotecas ao criar conteúdo virtual e presencial, como storytimes em diferentes idiomas, oficinas de redação de currículos e instruções em relação à alfabetização
  • O valor de oferecer experiências um-para-um (como personalização e construção de relacionamentos) e experiências um-para-muitos (como aprendizado comunitário e alcance mais amplo)
  • Os benefícios de oferecer experiências assíncronas (que oferecem conveniência e aprendizagem individualizada) e experiências síncronas (que oferecem feedback instantâneo e assistente pessoal).

No geral, as estratégias bem-sucedidas se valerão dos pontos fortes dos recursos físicos e virtuais como experiências, em vez de criar atividades virtuais isoladamente.

ESPAÇOS

A pandemia reafirmou a valor dos espaços físicos das bibliotecas bem como os líderes da biblioteca foram pressionados a manter as bibliotecas abertas, reabrir e reduzir restrições.

O fechamento dos espaços físicos fez com que a comunidade perdesse:
  • Acesso pessoal a Wi-Fi, computadores e outros equipamentos e dispositivos
  • Construção da comunidade, networking, aprendizagem, oportunidades de estudo, socialização e pesquisa
  • Espaços seguros para populações vulneráveis
Apesar do aumento do uso de recursos digitais, serviços e programação virtual, os líderes enfatizaram o papel essencial dos espaços físicos para suas comunidades. Eles planejam redobrar os esforços para tornar os espaços mais acolhedores para as pessoas se reunirem.
O fechamento de prédios destacou a importância de tratar os espaços da biblioteca como um serviço que apoia as pessoas que se reúnem para usar a biblioteca para propósitos diferentes.
Isso inclui:
  • Conversas sobre questões locais e oportunas, como planejamento da cidade, mudanças no campus ou questões raciais e questões de justiça social
  • Recreação em grupo (por exemplo, área infantil, espaço para adolescentes, makerspace, ou áreas de estudo do aluno)
  • Salas de reuniões para grupos reserváveis
  • Espaços de sossego e solidão que são significativamente integrados com o resto da biblioteca.
Para fazer isso, considere estratégias que incluem:
  • Políticas que atendem a diversas necessidades; por exemplo, sessões de computador que dão às pessoas o tempo suficiente para completar suas tarefas
  • Códigos de conduta que orientem como as pessoas podem se envolver em diferentes espaços da biblioteca
  • Princípios de design universal para espaços que todas as pessoas podem usar, independentemente da idade, necessidades de acessibilidade ou outros fatores
  • Espaços modulares, em vez de estáticos, que convidam a diferentes usos.
Para criar experiências autênticas e com propósito, tanto pessoalmente quanto online, os líderes precisam contratar, apoiar e treinar funcionários que possam atender às necessidades de diversidade, equidade e inclusão, bem como liderar pessoal no desenvolvimento da humildade cultural. Aprendendo sobre diferentes culturas, fazendo conexões com membros e líderes da comunidade e estudando como o privilégio afeta o trabalho da biblioteca ajuda a descentrar suas próprias perspectivas culturais e adotar uma atitude aberta e respeitosa em direção à diferença.
Recomendações para melhorar EXPERIÊNCIAS DE ENGAJAMENTO
  • Apoiar respostas holísticas às necessidades da comunidade por meio de parcerias com organizações que compartilham objetivos e serviços complementares.
  • Comunicar o valor das parcerias aos tomadores de decisão, financiadores, e a comunidade.
  • Criar um conjunto de experiências virtuais que se baseiam e complementam experiências presenciais para maximizar o alcance, o envolvimento e o acesso aos recursos.
  • Convidar para participação de todos, envolvendo-se com os membros da comunidade onde estão, seja no prédio da biblioteca, no ambiente, ou espaços de parceiros da comunidade.
  • Tratar o espaço da biblioteca como um serviço, deixando claro para a comunidade e parceiros que a disponibilidade de vários recursos compartilhados e disponíveis gratuitamente
  • Recursos pessoais, espaços, ferramentas e materiais,são partes do valor da biblioteca
  • Reavaliar as políticas de uso e o desenho dos espaços da biblioteca para incentivar a comunidade a se reunir de diferentes maneiras para propósitos diferentes.

CONCLUSÕES

Muitas respostas das bibliotecas às mudanças sociais que todos nós vivenciamos durante a pandemia, embora dramáticas, têm raízes ou paralelos em avanços tecnológicos anteriores, mudanças geracionais e movimentos educacionais. Como um instantâneo no tempo – em que a pandemia de COVID-19 é uma experiência singular e compartilhada não apenas para bibliotecas, mas para todos indivíduos e organizações – esperamos que essa visão coletiva sirva como referência para traçar com mais precisão as direções futuras da biblioteca.

A pesquisa que informa este briefing foi coletada durante o altura dos bloqueios pandêmicos de abril a julho de 2020, capturando um momento no tempo para diferentes tipos de bibliotecas. Forçadas por  em desligamentos inesperados e outras contingências, as bibliotecas experimentaram uma urgência de mudança que reduziu as barreiras para inovação, mudança de atitudes e ação catalisada.

Agora, mais de um ano depois, estamos vendo líderes de bibliotecas implementar novas formas de trabalhar e se envolver com a comunidade à medida que as vacinas se tornam mais amplamente disponíveis, as variantes do COVID-19 continuam a surgir, e muitas instituições locais reabrem de forma mais ampla.

Neste momento de transição, os líderes estão usando o impulso das mudanças recentes e abruptas para selecionar direções da Biblioteca a Novos Modelos. Mesmo com a incerteza de orçamentos e pessoal, mudanças sociais e econômicas, e evolução das expectativas da comunidade e das partes interessadas, é claro que algumas dessas mudanças continuarão a se intensificar.

À medida que as experiências de trabalho bibliotecário, coleções e envolvimento continuam a mudar, o mesmo acontecerá com o quatro áreas que impactam as visões da New Model Library:

Essas experiências e áreas de impacto continuarão a afetar todos os aspectos da biblioteca. Os temas abordados neste briefing apenas arranham a superfície. Pretendemos continuar convocando líderes e funcionários da biblioteca em torno desses tópicos e aplicando o que aprendemos para ajudar a categorizar e contextualizar outras discussões.

Nenhum modelo pode prever o futuro. Mas nossa esperança é que, continuando a apoiar conversas sobre as tendências da New Model Library, todos podemos nos preparar melhor para o que vem a seguir.

== REFERÊNCIA ==

Connaway, Lynn Silipigni, Ixchel M. Faniel, Brittany Brannon, Joanne Cantrell, Christopher Cyr, Brooke Doyle, Peggy Gallagher, Kem Lang, Brian Lavoie, Janet Mason, and Titia van der Werf. 2021.New Model Library: Pandemic Effects and Library Directions. With a foreword by Janice Welburn. Dublin, OH: OCLC Research. Disponível em: https://www.oclc.org/research/publications/2021/oclcresearch-new-model-library.html DOI: https://doi.org/10.25333/2d1r-f907.

== SOBRE A OCLC ==

Online Computer Library Center também conhecido como OCLC, é uma organização sem fins lucrativos considerada a maior cooperativa de bibliotecas, museus e arquivos do mundo.

== PESQUISA DA OCLC ==

  • é um recurso comunitário para o avanço da pesquisa de bibliotecas e arquivos,
  • fornece desenvolvimento e consultoria avançados para as equipes que criam e mantêm os produtos da OCLC, e
  • aprimora o envolvimento dos membros e parceiros da OCLC para mobilizar a comunidade em torno de preocupações compartilhadas.

== Recurso da comunidade ==

A OCLC Research se preocupa com as questões que são importantes para a comunidade bibliotecária. Estruturamos nossa agenda de pesquisa em torno de tópicos que capacitam as bibliotecas a avançar estrategicamente em um mundo tecnologicamente orientado. Nossas áreas de foco atuais incluem:

== Desenvolvimento Avançado e Consultoria ==

Nossa equipe de pesquisadores oferece experiência, desenvolvimento e consultoria à medida que a OCLC desenvolve produtos para ajudar as bibliotecas a atender às necessidades em constante evolução de seus usuários, instituições e comunidades. Lideramos o lançamento do Linked Data Wikibase Prototype , juntamente com o Gerenciamento de Produto e Tecnologias Globais da OCLC, e somos os principais especialistas da OCLC em arquivos.

== Engajamento de Membros e Parceiros ==

Nós nos conectamos com instituições e organizações de bibliotecas e arquivos para melhor representar seus interesses internamente na OCLC, e trazemos nossos especialistas técnicos e de pesquisa para a comunidade bibliotecária.

== Parceria da Biblioteca de Pesquisa da OCLC (RLP) ==

RLP oferece uma rede colaborativa transnacional exclusiva de pares para tratar de problemas comuns, bem como a oportunidade de se envolver diretamente com a OCLC Research.

RLP Research Areas: Research Data Management Research Information Management e abordando os desafios do gerenciamento da digitalização, curadoria digital nascida e descoberta. Saiba mais sobre a Agenda de Pesquisa e Aprendizagem RLP .

Compartilhamento de recursos: o SHARES fornece acesso a coleções fortes, ricas, diversificadas e exclusivas das bibliotecas. O SHARES também oferece suporte à colaboração ativa para inovar e apoiar as melhores práticas de compartilhamento de recursos.

Tornando os metadados mais eficientes e inteligentes: a OCLC e as instituições do RLP lideram desenvolvendo abordagens inovadoras para dados vinculados e colaborando em outros tópicos relacionados ao gerenciamento de metadados .

== Associação à OCLC ==

A associação à OCLC oferece aos usuários de bibliotecas em todo o mundo acesso a informações e recursos criados por e para membros. Os membros elegem delegados do Conselho Global e Regional para trabalhar dentro e entre regiões geográficas para refletir suas opiniões sobre os membros e agilizar o fluxo de informações entre os membros e a cooperativa.

WebJunction: o local de aprendizagem para bibliotecas

O WebJunction  fornece recursos gratuitos de educação continuada para funcionários de bibliotecas que capacitam bibliotecas fortes no centro de suas comunidades. Um programa da OCLC Research, o WebJunction é para todas as bibliotecas, independentemente de seu tamanho, tipo ou localização.