Pesquisa une Brasil e Portugal para estudar padrões de serviços de aprendizagem em Bibliotecas

As bibliotecas do Ensino Superior devem atender às necessidades de informação da sua comunidade, onde quer que esta se encontre. Este princípio do direito de acesso é aplicado no contexto da aprendizagem a distância e está subjacente às orientações emanadas pelos Standards for Distance Learning Library Services (ACRL, 2016).

Baseado nesse documento, o presente estudo visa analisar as ações e estratégias que forma e estão sendo sendo desenvolvidas pelas bibliotecas do ensino superior para apoiar a aprendizagem à distância, durante e após a pandemia da Covid-19. Estão sendo investigadas bibliotecas universitárias de Portugal e Brasil, sob a responsabilidade das pesquisadoras:

Luiza Baptista Melo

CIDEHUS, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Universidade de Évora Portugal

Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Portugal

Tatiana Sanches

UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

APPsy, ISPA – Instituto Universitário, Lisboa, Portugal

Maria Imaculada Cardoso Sampaio

Universidade de São Paulo

Adriana Cybele Ferrari

Universidade de São Paulo

Vice-Presidenta da Federação Brasileira de Associações  de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Segue o link para acesso ao questionário:  https://forms.gle/HFRbEw2LoR2FstJ38

Solicitamos a gentileza de responder às perguntas até o dia 20 de fevereiro de 2023.

Muito obrigada pela colaboração!