Atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária 2024 USP, Unicamp e Unesp

Ao abraçar os atuais desafios que envolvem oferecer serviços, produtos e recursos de informação híbridos, bibliotecas e pessoas bibliotecárias ampliam sua capacidade de promover o acesso e uso da informação. Experiências e práticas já conhecidas que norteiam nossas atividades diárias, somam-se a novas ferramentas e aparatos tecnológicos que surgem e precisam ser conhecidos e aprendidos.

Esse é e tem sido o grande propulsor do desenvolvimento e protagonismo das bibliotecas e das pessoas bibliotecárias.

As equipes das Bibliotecas tiveram presença marcante no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) ocorrido em 2023. Aqui reunimos os trabalhos apresentados, alguns dos quais serão conhecidos neste 4º. Seminário de Compartilhamento, onde teremos o prazer de conhecer os(as) autores(as). Os trabalhos que serão apresentados estão sinalizados em itálico e negrito.

Além do SNBU, as equipes também participaram do 2º Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo CONPUESP.

Nós, das direções dos Sistemas de Bibliotecas, parabenizamos as equipes e manifestamos nosso orgulho. A ideia agora é que esses trabalhos sejam conhecidos e que, por meio deles, haja mais integração e aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos à comunidade.

Neste ano de 2024, o conjunto de bibliotecas das três universidades estaduais paulistas, USP, Unicamp e Unesp, promoverão duas atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária:

4º Seminário de Compartilhamento de Experiências das Bibliotecas da USP, Unicamp e Unesp
Data: 12 de março de 2024 (evento presencial)
Horário: 9h30 – 16h30
Local: Sala da Congregação da FEA
Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Atuária
Universidade de São Paulo – USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária
05508-010 – São Paulo – SP
Inscrições: https://doity.com.br/seminario-experiencias-bibliotecas-12-03-2024/inscricao

Visita Guiada à Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho
Data: 15 de março de 2024 (evento presencial)
Horário: 10h30 – 13h00
Local: Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Rua Sérgio Buarque de Holanda, nº 441 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
13083-859 – Distrito de Barão Geraldo – Campinas (SP)
Inscrições: https://doity.com.br/visita-guiada-a-biblioteca-de-obras-raras-fausto-castilho-da-universidade-estadual-de-campinas#schedule

Esteja conosco e participe. Esperamos que as atividades sejam interessantes, instrutivas e inspiradoras, com descobertas, encontros e reencontros.

4º SEMINÁRIO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DAS BIBLIOTECAS DA USP, UNICAMP E UNESP

12 DE MARÇO DE 2024

Sala da Congregação da FEA
Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Atuária
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária
05508-010 – São Paulo – SP

== Programação ==

09h30 – 10h00 | Recepção, credenciamento e café de boas vindas

10h00 – 10h30 | Apresentação musical do Coral da USP

10h30 – 10h40 | Boas vindas

10h40 – 11h30 | Palestra “BiblioGPT: inteligência artificial generativa para organizar e disseminar informação”
Palestrante: Prof. Dr. Moacir Antonelli Ponti (ICMC/USP)

Síntese de Palestra: A linguagem pode ser vista como uma tecnologia cultural que permite transmitir e organizar informação. Os grandes modelos de linguagem, ou inteligência artificial generativa de texto, exemplificada pelos modelos como Transformers e GPT, podem ser vistos como uma nova forma de tecnologia cultural. Baseados em redes neurais profundas, memorizam associações em grandes volumes de dados textuais, permitindo gerar conteúdo com estrutura e o estilo da linguagem humana. Embora capaz de imitar escrita e reproduzir características linguísticas, esses modelos estão aquém da inteligência humana para inovação e resolução de problemas, além da recuperação e organização da informação com correção e precisão. Na palestra, será feita uma introdução ao funcionamento técnico dos modelos, e mencionados desafios éticos. A inteligência artificial reflete e influencia os padrões linguísticos, modificando a forma com que interagimos com o conhecimento e nos levando a uma nova revolução como humanidade.

11h30 – 13h00 | Painel Colaborativo “Gestão, Produtos e Serviços”

13h00 – 14h00 | Intervalo para o Almoço

14h00 – 14h15 | Recursos informacionais: destaques da Clarivate

14h15 – 16h15 | Painel Colaborativo “Bibliotecas e Sociedade, Inovação e Ciência Aberta