Infraestruturas Abertas de Ciência: rumo a melhores práticas para a governança comunitária

https://copim.pubpub.org/pub/new-copim-report-on-community-governance-of-open-infrastructures/release/

Este Relatório é uma tradução livre da matéria publicada originalmente pelo COPIM (Community-led Open Publication Infrastructures for Monographs) intitulada Towards Better Practices for the Community Governance of Open Infrastructures [1]. O COPIM é uma parceria internacional de pesquisadores, universidades, bibliotecários, editores de livros de acesso aberto e provedores de infraestrutura. Financiado pelo Research England Development (RED) Fund e Arcadia – um fundo de caridade de Lisbet Rausing e Peter Baldwin – o COPIM está construindo sistemas e infraestruturas abertas de propriedade da comunidade para permitir que a publicação de livros de acesso aberto (OA) floresça.

A versão completa e atualizada em 03 de maio de 2022 do Relatório [2] está disponível em: https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2022/05/New-COPIM-Report-on-Community-Governance-of-Open-Infrastructures-2022.pdf

Como parte de sete pacotes de trabalho conectados, o COPIM trabalhará em 1) capacitação integrada entre os publishers; 2) acesso e desenvolvimento de canais de financiamento consorciados, institucionais e outros; 3) desenvolvimento e pilotagem de modelos de negócios apropriados; 4) redução de custos para publihers alcançada por economias de escala; 5) modelos de governança de apoio mútuo; 6) integração de livros Open Access em bibliotecas, repositórios e ambientes de aprendizagem digital; 7) a reutilização e experimentação de livros de acesso aberto; 8) o arquivamento eficaz e robusto do conteúdo Open Access; e 9) transferência de conhecimento para as partes interessadas por meio de vários pilotos.

O pacote de trabalho 4 do projeto COPIM está explorando a governança comunitária com o objetivo de projetar as políticas e procedimentos para supervisão comunitária das infraestruturas e modelos que o projeto geral está desenvolvendo. Nosso objetivo é criar estruturas organizacionais duráveis ​​para a coordenação, governança e apoio administrativo das infraestruturas de propriedade da comunidade do projeto. Isso inclui o desenvolvimento de novas vias de divulgação, comunicação e parceria com diversas partes interessadas em pesquisa aberta com interesse compartilhado nessas infraestruturas, permitindo o envolvimento da comunidade e o controle coletivo. Ao conduzir esta pesquisa, que está refletida neste relatório, bem como em nossas pesquisas e relatórios anteriores.

Metodologia

A pesquisa para este relatório foi conduzida por meio de pesquisa documental e baseia-se e incorpora uma revisão da literatura de pesquisas existentes sobre governança comunitária e governança de infraestruturas abertas. Ele segue e pode ser visto como uma extensão do relatório Explorando Modelos de Governança Comunitáriahttps://doi.org/10.21428/785a6451.0304a2a8 do COPIM , escrito por Samuel Moore. Como a introdução descreve, em vez de simplesmente apresentar ‘melhores práticas’ (embora também o faça ocasionalmente), este relatório procura traçar caminhos para melhores práticas de governança comunitária, não se esquivando da bagunça (Adema, 2014), atritos e compromissos que necessariamente vêm com a governança da infraestrutura aberta em desenvolvimento.

Além disso, este relatório descreve o processo pelo qual o próprio projeto COPIM desenvolveu suas estruturas de governança (principalmente em relação ao projeto como um todo e ao Open Book Collective (OBC) e coletivo), como forma de sermos abertos e transparentes sobre nossos processos, mostrar em detalhes como o desenvolvimento da governança comunitária pode ser na prática e documentar o processo de fazê-lo como um recurso para o próprio projeto COPIM e para as comunidades de governança de seus futuros resultados de infraestrutura. Este relatório descreve nossos processos até o início de 2022. Os desenvolvimentos atuais e futuros serão compartilhados e refletidos como parte de um documento de trabalho de governança comunitária, a ser lançado no final de 2022, que inclui a lógica por trás das estruturas e políticas de governança escolhidas pelo OBC e um visão geral de seu modelo e procedimentos de governança, com base também nas pesquisas realizadas e reunidas neste relatório.

Além da pesquisa documental, os resultados deste relatório também são baseados em uma série de workshops internos e externos realizados pelo COPIM durante 2020-2022, que ainda estão em andamento enquanto finalizamos as estruturas e o modelo de governança do OBC. O primeiro workshop (externo) foi realizado em maio de 2020, e outros workshops de governança interna ocorreram ao longo de 2021 e 22.

A pesquisa ainda se baseia em entrevistas informais com membros do projeto COPIM sobre suas necessidades de governança. Com base nesses workshops e entrevistas foram criados vários documentos internos que representam os valores, missão, declarações de visão e estruturas de governança às quais o projeto se alinha. Estes foram desenvolvidos fora e como parte das oficinas por meio de uma metodologia de co-design (sendo escrita de forma colaborativa pelos membros do projeto) e co-desenvolvimento (sendo desenvolvida de forma iterativa, onde a cada nova versão era buscada a contribuição dos membros do projeto, tanto por escrito quanto oralmente por meio de oficinas, que posteriormente foi incorporada a uma nova versão). Esta metodologia será delineada com mais profundidade nas seções seguintes deste relatório.

Nossos agradecimentos aos colegas do COPIM pelo feedback sobre as versões anteriores deste relatório (com agradecimentos especiais aos colegas do WP4 Eileen Joy, Judith Fathallah, Lidia Uziel e Tobias Steiner), bem como aos membros do Grupo de Trabalho de Governança Comunitária do COPIM (com agradecimentos especiais a Samuel Moore, Marcel LaFlamme e Leslie Chan), The Next Generation Library Publishing Project e aos participantes de nosso primeiro Workshop de Governança Comunitária – Community Governance Workshop com partes interessadas externas.

== REFERÊNCIAS ==

[1] COPIM. https://copim.pubpub.org/towards-better-practices-for-the-community-governance-of-open-infrastructures. 30 April 2022. Disponível em: https://copim.pubpub.org/towards-better-practices-for-the-community-governance-of-open-infrastructures Acesso em: 22 maio 2022.

[2] COPIM. New COPIM Report on Community Governance of Open Infrastructures. May 2022. Disponível em: https://copim.pubpub.org/pub/new-copim-report-on-community-governance-of-open-infrastructures#nr1ttlnj086 Acesso em: 22 maio 2022