USP recebe Selo ODS Educação 2024: ABCD e FFLCH são certificadas
A Universidade de São Paulo acaba de receber o Selo ODS Educação.
Este ano, 74 instituições de ensino entre universidades públicas federais e estaduais, institutos federais, instituições privadas comunitárias e centros, colégios e escolas vão receber o Selo ODS Educação.
Na USP, duas organizações serão certificadas: a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH-USP.
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.
Além de contribuir para a excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio do acesso aos serviços e coleções qualificados, a Agência tem como compromisso estimular o desenvolvimento de atividades alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promoção do acesso aberto.
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH-USP é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão universitária. Considerada o principal centro de estudos em humanidades do Brasil, é responsável pelas áreas de Filosofia, História, Geografia, Letras e Ciências Sociais.
Com uma comunidade de 17 mil pessoas, a FFLCH é a maior unidade de ensino da USP e está instalada em seis prédios na Cidade Universitária em São Paulo. Desde 1934, a Faculdade vem formando importantes intelectuais, com vasta contribuição para o pensamento político, social e artístico brasileiro.
Saiba mais sobre as iniciativas apresentadas que levaram estes dois órgãos da USP a receberem a Certificação Selo ODS Educação.
—————————————-
AGÊNCIA DE BIBLIOTECAS E COLEÇÕES DIGITAIS ABCD-USP
A Agência destacou-se por sua atuação a partir de duas de suas iniciativas.
O Portal de Revistas https://www.revistas.usp.br e o Portal de Livros Abertos https://www.livrosabertos.abcd.usp.br da Universidade de São Paulo, criados respectivamente em 2012 e 2016, são instrumentos de promoção da Ciência Aberta que estão disponíveis para a sociedade em geral.
Dessa forma, a USP coloca à disposição da população um acervo de 203 títulos de revistas e mais de 967 livros digitais, com os textos completos.
(Clique na imagem para melhor visualização)
Considerada como a principal universidade pública da América Latina pela sua excelência acadêmica e de pesquisa preocupa-se com a democratização do acesso ao conhecimento gerado que já está à disposição de sua própria comunidade de 97.593 mil pessoas, indo alcançar toda a sociedade brasileira e comunidade internacional.
No período de 2018 a 2023 o Portal de Revistas USP teve 52.687.798 de acessos enquanto o Portal de Livros Abertos da USP teve 2.571.060 visualizações, o que demonstra a relevância e a constância dessa iniciativa social.
O objetivo interno é trabalhar em parceria com as Unidades, Institutos e Museus especializados da USP para a produção dos conteúdos a serem publicados nos Portais. O objetivo externo é oferecer conteúdos científicos em diversas áreas do conhecimento em acesso aberto para toda a comunidade acadêmica e público em geral no Brasil e exterior.
Impacto Social Interno: os Portais têm se consolidado como importantes repositórios de Ciência Aberta no Brasil. Temos tido uma maior procura por parte da comunidade acadêmica em publicar no portal ao invés de outras editoras nacionais.
Saiba mais: https://www.selosocial.com/iniciativas/2610
—————————————–
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS FFLCH-USP
A Faculdade se destacou a partir da iniciativa Vem Junto: o podcast da Agenda 2030 da Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
O podcast “Vem Junto 2030″ mostra a produção da FFLCH e da USP relacionada aos ODSs numa linguagem simples e direta que auxilia no combate às fake news e chama as pessoas para contribuir com a construção de um mundo melhor. Acesso: https://biblioteca.fflch.usp.br/vemjunto2030
Mais que não disseminar fake news é preciso disseminar informação confiável e contribuir com a tomada de decisões que podem melhorar a vida das pessoas.
(Clique na imagem para melhor visualização)
E considerando que as bibliotecas são parceiras estratégicas da Agenda 2030, entendemos que a Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas seria o melhor local para organizar a pauta das pesquisas e projetos desenvolvidos na USP e seus parceiros, trazendo as maravilhosas atividades que estão sendo feitas e que, mesmo sem a percepção das pessoas, elas impactam a qualidade de vida.
O podcast já publicou 13 episódios tratando de projetos relacionados aos diversos ODS.
O objetivo da iniciativa é apresentar a Agenda 2030 à sociedade e mostrar os projetos e pesquisas que são desenvolvidos pela Universidade de São Paulo alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Impacto Social Interno: a Agenda 2030 é algo ainda pouco divulgado na Universidade e fazer os contatos com os pesquisadores fez com que mais pessoas se atentassem ao fato de estarem (mesmo sem reconhecer) trabalhando alinhadas à Agenda.
Impactos Sociais Externos: pessoas extra muros da Universidade estão conhecendo os projetos e programas como também sabendo mais sobre a Agenda 2030. A reverberação de informação de qualidade com a “marca” da USP auxilia neste combate às fake news pois leva as pessoas a pensar. A marca da USP é forte.
Saiba mais: https://www.selosocial.com/iniciativas/2971
———————————————–
== O que é o Selo Social? ==
O Selo Social é um programa de desenvolvimento local que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil, em diversas cidades do Brasil, capacitando e assessorando o desenvolvimento de iniciativas que façam o país avançar nas agendas propostas pela ONU.
O Instituto Selo Social, fundado em 2005, tem como objetivo auxiliar na promoção do desenvolvimento social local por meio de capacitação e integração e articulação dos agentes dos diferentes setores da sociedade brasileira. As instituições se cadastram de acordo com critérios estabelecidos e compartilham as iniciativas realizadas no âmbito do ODS4.
Ao participar do Selo Social, as entidades contempladas ganham treinamentos presenciais e à distância sobre gestão de projeto, assessoria para identificação e mensuração de Impacto Social, sistema informatizado para Transparência de projetos e relatório social, rede de contatos com lideranças e organizações de diversos setores.
Uma das áreas chave de Certificação é o Selo ODS Educação.
== Selo ODS Educação para Instituições de Ensino ==
A iniciativa do Selo ODS EDU faz parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no país, em particular, dos processos de internalização de objetivos globais e sua territorialização nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de RECONHECIMENTO que visa acionar a capacidade transformadora das instituições de ensino brasileiras, estimulando a incorporação dos ODS e outros índices de desenvolvimento, nas ações de gestão-ensino-pesquisa-extensão.
A partir de uma tecnologia social de reconhecimento de boas práticas e soluções desenvolvidas pelas instituições participantes, a comunidade acadêmica é engajada na elaboração de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. Saiba mais: https://www.seloods.org/
Confira a lista oficial de organizações públicas e privadas que receberam ou receberão a Certificação: https://www.selosocial.com/iniciativas/antigos
A cerimônia nacional de certificação será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento será no dia 20/03/2025, a partir das 14h.
—————————————————
Quer um guia sobre como aplicar os ODS nas Universidades? Clique aqui: https://www.guiaagenda2030.org/