Sobre as Licenças Creative Commons e como aplicá-las às Publicações

As licenças Creative Commons oferecem a todos, desde criadores individuais a grandes instituições, uma forma padronizada de conceder ao público permissão para utilizar o seu trabalho criativo ao abrigo da lei de direitos de autor. Do ponto de vista do reutilizador, a presença de uma licença Creative Commons numa obra protegida por direitos de autor responde à pergunta: O que posso fazer com esta obra?

As opções de licença CC

Existem seis tipos de licença diferentes, listados da mais para a menos permissiva aqui:

CC

Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial. CC BY inclui os seguintes elementos:

CC BY-SA

Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial. Se você remixar, adaptar ou desenvolver o material, deverá licenciar o material modificado sob termos idênticos. CC BY-SA inclui os seguintes elementos:

POR: os créditos devem ser dados ao criador.
SA: As adaptações devem ser compartilhadas nos mesmos termos.

CC POR-NC

Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais e somente desde que a atribuição seja dada ao criador. CC BY-NC inclui os seguintes elementos:

CC BY-NC-SA

Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais e somente desde que a atribuição seja dada ao criador. Se você remixar, adaptar ou desenvolver o material, deverá licenciar o material modificado sob termos idênticos. CC BY-NC-SA inclui os seguintes elementos:

NC: Somente são permitidos usos não comerciais da obra.
SA: As adaptações devem ser compartilhadas nos mesmos termos.

CC POR-ND

Esta licença permite que os reutilizadores copiem e distribuam o material em qualquer meio ou formato apenas de forma não adaptada e apenas desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial. CC BY-ND inclui os seguintes elementos:

POR: os créditos devem ser dados ao criador.
ND: Não são permitidas derivadas ou adaptações da obra.

CC POR-NC-ND

Esta licença permite que os reutilizadores copiem e distribuam o material em qualquer meio ou formato apenas em forma não adaptada, apenas para fins não comerciais e apenas desde que a atribuição seja dada ao criador. CC BY-NC-ND inclui os seguintes elementos:

NC: Somente são permitidos usos não comerciais da obra.
ND: Não são permitidas derivadas ou adaptações da obra.

A Dedicação de Domínio Público CC0

CC0 (também conhecido como CC Zero) é uma ferramenta de dedicação pública, que permite aos criadores abrir mão de seus direitos autorais e colocar suas obras em domínio público mundial. O CC0 permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, sem condições.

Escolhendo uma licença

As seis licenças e a ferramenta de dedicação ao domínio público oferecem aos criadores uma gama de opções. A melhor maneira de decidir o que é apropriado para você é pensar por que deseja compartilhar seu trabalho e como espera que outras pessoas utilizem esse trabalho.

Para obter ajuda, experimente o seletor de licença CC >

Antes de licenciar

Antes de aplicar uma licença CC ou CC0 ao seu trabalho, há algumas coisas importantes a considerar:

As licenças e CC0 não podem ser revogadas. Isso significa que, uma vez que você aplique uma licença CC ao seu material, qualquer pessoa que o receba poderá contar com essa licença enquanto o material estiver protegido por direitos autorais, mesmo que você pare de distribuí-lo posteriormente.

Você deve possuir ou controlar os direitos autorais do trabalho. Somente o detentor dos direitos autorais ou alguém com permissão expressa do detentor dos direitos autorais pode aplicar uma licença CC ou CC0 a uma obra protegida por direitos autorais. Se você criou uma obra no âmbito do seu trabalho, você pode não ser o detentor dos direitos autorais.

Veja mais considerações sobre pré-licenciamento >

Como aplicar uma licença CC ou CC0 ao seu trabalho

Licenciar seu trabalho com CC é simples. Basta escolher a licença CC mais adequada às suas necessidades e depois comunicar essa escolha de uma forma que fique clara para as pessoas que conhecerem o seu trabalho. Como parte desta comunicação, você deverá incluir um link para a licença escolhida.