Dois Tesauros da área de Humanidades estão disponíveis na USP
Um Tesauro ou Thesaurus é um ferramenta para padronizar a linguagem na indexação e recuperação de informações em bases de dados, facilitando a busca por documentos em áreas específicas do conhecimento.
É uma ferramenta para padronizar a linguagem na indexação e recuperação de informações em bases de dados, facilitando a busca por documentos em áreas específicas do conhecimento.
Um tesauro é também utilizado para realizar buscas com mais precisão, organizar conceitos e padronizar a linguagem de indexação, recuperação em bases de dados e repositórios.
Principais características de um tesauro:
– Termos Autorizados: Seleciona um único termo preferido para representar um conceito, padronizando sinônimos.
– Relações Hierárquicas: Utiliza termos mais amplos (TA) e mais específicos (TE) para organizar os conceitos em diferentes níveis.
– Relações Associativas: Conecta termos relacionados (TR) com significados próximos, mesmo que não estejam na mesma hierarquia.
– Remissivas: Direciona o usuário do termo não preferido para o termo técnico ou autorizado (ex: “carro” USE “automóvel”)
A Universidade de São Paulo, por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais acaba de assinar dois tesauros muito importantes para a área de Humanidades – letras e literatura.
O acesso é disponibilizado à comunidade USP por meio de IP de computador autorizado pela USP ou remotamente através da VPN.
TLL (Thesaurus Linguae Latinae)
Descrição: Thesaurus Linguae Latinae – TLL é uma base de dados lançada em formato online em 2009, é o primeiro dicionário abrangente de latim antigo, colocando o conhecimento da antiguidade latina em uma nova abordagem. É um dicionário monumental em latim escrito com princípios históricos. Abrange a língua latina desde ao tempo da sua origem à época de Isidoro de Sevilha. O projeto foi estabelecido em 1894 por Eduard Wölfflin.O Thesaurus Linguae Latinae (TLL) é compilado na Academia de Ciências da Baviera, em Munique, com base em todos os textos latinos sobreviventes da antiguidade (até 600 dC), tanto literários quanto não literários.
Site: https://tll.degruyter.com/
Editor/Agregador: De Gruyter
Assinatura: USP (19/12/2025 a 30/11/2026)
_________________________________________________
TLG (Thesaurus Linguae Graecae)
Descrição: O Thesaurus Linguae Graecae (TLG®) é um Programa de Pesquisa Especial da Universidade da Califórnia, Irvine. Fundado em 1972, o TLG® representa o primeiro esforço das Humanidades para produzir um grande corpus digital de textos literários. Desde o seu início, o projeto coletou e digitalizou a maioria dos textos escritos em grego desde Homero (8 c. AC) até a queda de Bizâncio em 1453 DC. Seu objetivo é criar uma biblioteca digital abrangente de literatura grega desde a antiguidade até a era atual. Hoje, o TLG Online contém mais de 110 milhões de palavras de mais de 10.000 obras associadas a 4.000 autores e é constantemente atualizado e aprimorado com novos recursos e textos. O corpus completo está disponível para mais de 2.000 instituições assinantes e milhares de indivíduos em 58 países em todo o mundo. Um subcorpus ( Abridged TLG® ) juntamente com a extensa base de dados bibliográfica desenvolvida pelo TLG ( Cânon de Autores e Obras Gregas ) está aberto ao público. A versão resumida contém cerca de 1.000 trabalhos de 70 autores e usa o mesmo mecanismo de busca da versão completa do TLG online. Ele fornece acesso aos autores clássicos mais importantes e um grande número de textos patrísticos. Recomenda-se efetuar o registro na plataforma para ter acesso a todos os recursos disponíveis.
Site: https://stephanus.tlg.uci.edu/
Editor/Agregador: TLG
Assinatura: USP (01.12.2025 a 30/11/2026).
__________________________________________________
