Novo estudo classifica os melhores cientistas do mundo segundo Índice H do Google Scholar

Mais um estudo bibliométrico da produção científica acaba de ser publicado.

A classificação mundial dos “cientistas classificados no mundo entre os 10.000 e 100.000 melhores no ranking universitário” é baseada nas pontuações totais do índice h de um total de 14.035 universidades, 210 países, 707.343 cientistas foi publicada recentemente pelo Alper-Doger Scientific Index ou simplesmente AD Scientific Index 2021, a partir dos registros do Google Scholar.

Esta é uma tradução livre da matéria publicada em novembro de 2021 e intitulada Top Universities in 2022

De acordo com a organização, há muitos sistemas de pontuação cujo objetivo realizar avaliações da qualidade da produção científica, muitos dos quais possuem ligações intrínsecas com as fontes de publicação e bases de dados internacionais. Indicadores numéricos também mostram quão produtivos e eficazes são os pesquisadores. Cada um desses sistemas tem muitas vantagens e desvantagens. Dos índices mencionados, o mais aceito é o índice h.

O índice h é determinado com base no número de artigos citados pelo menos h vezes. Para atingir um alto índice h, um acadêmico deve ter um grande número de artigos publicados e ter recebido um grande número de citações, ao longo de um período de tempo. Por exemplo, um valor de índice h de 15 indica que o acadêmico recebeu pelo menos 15 citações para cada um dos 15 artigos publicados. Para aumentar o valor do índice h de 15 para 16, o mesmo acadêmico deve receber pelo menos 16 citações aos 16 artigos publicados.

Para encontrar o valor do índice h, vários bancos de dados podem ser usados, incluindo Google Scholar, Web of Science, Scopus e Publons, alguns dos quais são públicos, enquanto outros estão acessíveis somente por assinatura paga. Ainda assim, o cálculo de índices h pode variar, dependendo da seleção de fontes de informação indexadas e parâmetros adotados.  Dessa forma, nenhum desses índices é equivalente ao outro devido às diferenças em seus escopos.

O índice i10 é um sistema de pontuação acadêmica, em que as pontuações são calculadas pelo Google Scholar. Nesse sistema de pontuação, apenas estudos científicos, como artigos e livros que receberam 10 ou mais citações, são considerados. O número de estudos que foram citados dez ou mais vezes produz o valor do índice i10. Os valores do índice i10 e do índice h calculados para os últimos cinco anos não mostram que o artigo foi escrito e publicado nos últimos 5 anos. Em vez disso, esses valores mostram o poder de citação nos últimos 5 anos, indicando se o artigo ainda é relevante.

O Google Scholar fornece os valores totais do índice i10, do índice h e dos números de citação junto com os valores dos últimos 5 anos por meio de um sistema baseado no princípio da voluntariedade. Nesse sistema, os cientistas criam suas contas, selecionam seus artigos e carregam os artigos selecionados no sistema. Este serviço não requer senha e é gratuito. O “ Índice Científico AD” recentemente desenvolvido com base nos perfis públicos de cientistas do Google Scholar, pretende contribuir para revelar com mais exatidão os esforços globais de produtividade científica global.

Os 100 principais cientistas podem ser classificados globalmente ou especificamente para as seguintes regiões, incluindo África, Ásia, Europa, América do Norte, América do Norte, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, América Latina e COMESA com base nas pontuações totais do índice h sem qualquer divisão por áreas temáticas.

As 100 melhores classificações do mundo, em um continente ou região incluem áreas de disciplinas padronizadas de Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito / Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais e Ciências Sociais.

De acordo com a versão Total H. BETA. Classificação de campo de assunto no mundo, região, país e universidade é uma versão beta, pois o campo de assunto “outros” (201.316 perfis de cientistas cujo ramo não pode ser determinado, ainda não editado ou determinado) é excluído, portanto, a classificação será alterada à medida que os outros campos forem editados. Os assuntos indicados como “* outros” não foram incluídos na classificação por regiões e assuntos. Portanto, o cientista pode querer especificar seu assunto e ramo e contribuir para padronizar seu desempenho.

Determinar os assuntos / departamentos aos quais os campos científicos pertenceriam pode parecer fácil em alguns ramos e em uma variedade de países. No entanto, pode criar uma confusão considerável em alguns outros países, regiões e escolas. Os analistas enfatizam que os seguintes campos incluem Engenharia, Ciências Naturais e Ambientais, Biologia, Bioquímica, Ciência de Materiais, Biotecnologia, Química e Ciências Sociais podem existir em espectros bastante variáveis ​​em diferentes países. Os autores das análises ressaltam que a padronização de assuntos e ramos não tem sido fácil. Para realizar as padronizações, foram identificados os nomes oficiais das instituições e ramos acadêmicos como precisos da forma como foram especificados no site da universidade. A estratégia foi desenvolvida a fim de padronizar essa situação complexa, pelo menos parcialmente. Além disso, iniciaram um procedimento para adicionar um asterisco como “*” ao final dos nomes dos autores quando um artigo científico de interesse incluía vários autores, como CERN, ATLAS, ALICE, CMS, Dados Estatísticos, Diretrizes, Atualizações etc. papéis científicos. Os analistas do estudo acreditam que novos critérios serão definidos e poderão ser implementados para tais estudos.

== Classificação de cientistas top da América Latina ==

O Relatório 2021 referente aos Top 10.000 autores da América Latina também está disponível online.

O Relatório também exibe a lista das Universidades com o respectivo número de cientistas classificados. A imagem a seguir apresenta parte da lista.

Para obter a lista completa, clique sobre a imagem

== Cientistas Top do Brasil ==

Para obter a lista completa, clique sobre a imagem

== Classificação da Universidade de São Paulo ==

== Melhores cientistas da USP ==

Para visualizar as informações no website, clique sobre a imagem

== Sobre o estudo ==

O AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index), ao contrário de outros sistemas que fornecem avaliações de periódicos e universidades, é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais. Além disso, fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados.

Este novo índice foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Murat ALPER (MD) e pelo Prof. Associado Dr. Cihan DÖĞER(MD) usando os valores totais e dos últimos 5 anos do índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. Além disso, é utilizado o rácio entre o valor dos últimos 5 anos e o valor total dos índices acima mencionados. Usando um total de nove parâmetros, o “Índice Científico AD” mostra a classificação de um cientista individual por 12 assuntos (Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito / Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outros), 256 filiais, 13.542 instituições, 206 países, 11 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul, Oceania , Arab Leageu, EECA, BRICS, América Latina e COMESA) e no mundo. O “AD Scientific Index” é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas com base nas pontuações do índice h e índice i10 e citações no Google Scholar. Em outras palavras, o “Índice Científico AD” fornece a classificação acadêmica e os resultados da análise.

Uma das principais diferenças do AD Scientific Index é o fornecimento das pontuações dos últimos cinco anos e as pontuações totais do índice h e do índice i10, e o número total e dos últimos cinco anos de citações. Outras diferenças únicas do Índice Científico AD incluem classificações em todos os campos e assuntos de interesse científico e a ênfase na produtividade científica do cientista. O Productivity Rankings é um serviço exclusivo oferecido apenas pelo “AD Scientific Index”. Este é um sistema de classificação derivado do índice i10 para mostrar a produtividade do cientista na publicação de artigos científicos de valor. Os rankings de produtividade são um instrumento que lista cientistas produtivos em uma determinada área, disciplina, universidade e país e pode orientar o desenvolvimento de incentivos e políticas acadêmicas significativas. O ranking mundial, as classificações regionais e as classificações universitárias de cientistas nesta tabela são desenvolvidas com base no índice i10 total. Assim, cientistas e universidades podem obter suas classificações acadêmicas e monitorar a evolução da classificação ao longo do tempo.

Através da contribuição de muitos cientistas de diferentes áreas, o “Índice Científico AD” passa por atualizações sistemáticas com o objetivo de melhoria contínua. O índice é uma instituição independente e não recebe suporte de nenhuma instituição, organização, país ou fundo. Simultaneamente ao aumento contínuo do número de universidades e cientistas inscritos no Index, a metodologia, o software, a precisão dos dados e os procedimentos de limpeza de dados estão sendo aprimorados todos os dias por meio das contribuições de uma grande equipe. Suas observações e contribuições sobre as deficiências desta análise ajudarão a liderar os esforços de melhoria contínua. Para uma explicação mais detalhada, consulte a página de “ Metodologia ”.

Conforme descrito na seção de classificação de universidades, não é fácil obter e padronizar dados de cerca de mais de 12.000 universidades para a classificação de países. Portanto, o sistema de classificação baseou-se no número de cientistas meritórios. Quatro critérios são usados ​​para classificar os países. O primeiro é o número de cientistas na lista dos 10.000 melhores. O segundo critério é o número de cientistas na lista que constam entre os 100.000 primeiros. O terceiro é o número de cientistas listados no AD Scientific Index. No caso de igualdade após a aplicação de todos esses três critérios, usa-se a classificação mundial do cientista meritório daquele país.

== Considerações Finais ==

Como sempre, vale considerar que todas as análises bibliométricas devem ser vistas com cautela, pois dependem de escolhas metodológicas e de conjuntos de dados que estão sempre sendo atualizados. Desta forma, não podem ser consideradas “verdades absolutas”. Há que se ponderar também a origem dos dados e autoria do estudo, assim como sua cobertura. Além disso, esta é uma tradução livre do conteúdo publicado originalmente em inglês.

== REFERÊNCIA ==

AD SCIENTIFIC INDEX. Disponível em: https://www.adscientificindex.com/  Acesso em: 17 dez. 2021.